22 fevereiro, 2011

SARNEY


O presidente do senado, José Sarney (PMDB), quer porque quer controlar os rumos da discussão da reforma politica, sem se importar com o atraso na votação no plenário de propostas já aprovadas ou prontas para ser votadas pela Comissão de Constituição e Justiça. Controlador, Sarney se valeu de critérios supostamente pessoais para escolher os integrantes da comissão das reforma politica e deixou de fora seus desafetos políticos Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS), apesar de serem os peemedebistas que mais discutem o assunto no Senado.

SALÁRIO MINIMO

Os governistas se dizem tranquilos quanto à aprovação do mínimo pelo Senado em R$545,00 como deseja a Presidente Dilma, tanto é que o líder do PT no Senado, Humberto Costa afirmou na manhã de segunda-feira que: "A estimativa não otimista é de que tenhamos 50 votos favoráveis à proposta do Governo Federal”. Essa Dilma é poderosa, vamos ver se hoje passa também o projeto que estabelece que o mínimo deva ser estipulado por decreto não por projeto de lei como diz a Constituição Federal. Fala sério.

ANTONIO JOÃO

Nada justificaria o comportamento ditatorial do prefeito de Antonio João, Sr. Juneir Marques, que prefere ser chamado de Junei (sem o “r”) - aquele que pensa que tudo pode e já não lembra que tudo passa, - não fosse a suposta enfermidade que o acomete. Uma pessoa muito próxima do prefeito confidenciou-me que o mesmo sofre de cisticercose, doença suína causada a partir da ingestão de ovos de Taenia Solium.

SINTOMAS

Fui buscar mais informações no Google e encontrei no site: http://www.arquivomedico.hpg.ig.com.br, os sintomas da cisticercose: “A cisticercose suína é uma doença parasitária originada a partir da ingestão de ovos de Taenia solium, cujas formas adultas têm o homem como hospedeiro final; normalmente, os suínos apresentam apenas a forma larval (Cysticercus cellulosae). O quadro clínico da teníase no homem pode acarretar dor abdominal, anorexia e outras manifestações gastrointestinais, sem provocar consequências mais sérias.” Isto quando a lombriga permanecer no estomago. Certo?

A cisticercose humana, cuja localização cerebral é a sua manifestação mais grave, pode levar o indivíduo à morte. “Nas formas cerebrais a sintomatologia pode iniciar-se por crises convulsivas, o quadro clínico tende a agravar-se à medida que aumente a hipertensão intercraniana, ou na dependência das estruturas acometidas, evoluindo para meningoencefalite e distúrbios de comportamento.” (grifo nosso)

ESTA EXPLICADO

De acordo com o mesmo site médico, do mesmo modo que o suíno, o homem pode adquirir cisticercose a partir da ingestão de ovos de Taenia solium, presentes em alimentos contaminados com matéria fecal de origem humana, sobretudo verduras cruas, ou por autoinfecção, através das mãos e roupas contaminadas com as próprias fezes. Então é isso, não são os jornalistas pontaporanenses que são “vagabundos” e “safados”, mas sim o prefeito da vizinha cidade é que deve ter comido cocô.

SÃO JOSÉ

Semana passada, a leitora M.G.A, indignada com a polêmica gerada em torno do fim do feriado de São José, instituído por lei que obriga os comerciantes a fecharem as portas de seus estabelecimentos, encaminhou a esta colunista uma mensagem, que decidimos publicar na íntegra:

“Significado de Santo Padroeiro, segundo o Dicionário de Língua Portuguesa:

O Santo de que se leva o nome, a quem uma igreja é dedicada, o protetor.

Padroeiro é o defensor, patrono e protetor.

Respeitar o “dia do Padroeiro da cidade” não é uma questão de religiosidade, mas sim uma questão cultural, no Brasil, do “Oiapoque ao Chuí”, todos os Municípios tem instituído o feriado do dia do “Santo Padroeiro”, geralmente é uma das principais datas do calendário municipal, senão a principal, nas grandes cidades é no dia do “Santo Padroeiro” que se concentram os principais eventos, as maiores festividades em homenagem às cidades. Mas, estranhamente e contrário aos costumes, em PONTA PORÃ, constantemente tem alguém polemizando o “Dia do Santo Padroeiro”, 19 de março, o “feriado”.

Por que será?

Vamos abrir os olhos, o demônio se manifesta nas formas mais sutis!

Sendo assim, não é de estranhar o que diz a lenda, que “Ponta Porã teria sido fundada em cima de uma “cabeça de burro”! ou, em cima da “cabeça de um burro”!

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial à aniversariante do último dia 20/02 Mariana Bono, Araci Brum 21/02; Bruno Carrapateira 22/02 e meu filho amado Franco Neto 25/02. Semana que vem tem mais.

RONALDO


Após 18 anos de carreira, no último dia 14, Ronaldo Nazário resolveu se aposentar. Está certo que ele já não é o melhor do mundo, mas continua sendo o “Fenômeno”, pois depois de tantas lesões, cirurgias, escândalos, noitadas, casamentos, noitadas -de novo- e separações e ainda por cima mais de 30 anos, nos alegrou com um gol nos 47 minutos do segundo tempo. Deixou o futebol no momento certo e saiu por cima das criticas acerca de sua obesidade. Ronaldo sofre de hipotireoidismo e nós corintianos sofreremos de saudosismo.

JOSÉ SARNEY

Uma postagem na manhã de ontem no microblog twitter do Supremo Tribunal Federal (STF) fez piada sobre a permanência na política do presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB).

No twitter oficial (@stf_oficial) um funcionário postou a seguinte frase: “Ouvi por aí: “Agora que o Ronaldo se aposentou, quando será que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?”

O texto foi apagado. A equipe de comunicação do Supremo está reunida neste momento para verificar o caso e tentar localizar o nome do funcionário para tomar as providências legais Poxa, perguntar não ofende.



PROCURADORIA

Criada por força do artigo 91 da Lei Orgânica do Município de 1990, a Procuradoria Geral ficou por quase vinte anos na dependência de um administrador comprometido em cumprir a Lei, como é o caso do prefeito Flávio Kayatt, que ao tomar conhecimento da necessidade de se elaborar uma Lei Complementar para sua implantação, tomou todas as medidas necessárias para tal. Isto serve para demonstrar que a Lei Orgânica, com todas as suas alterações subseqüentes, sempre fez menção a Lei Complementar, estabelecendo prazo para a implantação da PGM.

Significa que a ordem legal já existia há muito tempo, contudo, faltou interesse e vontade politica aos prefeitos anteriores em contemplar Ponta Porã com esse avanço. Coisa que não faltou ao atual prefeito que tem uma visão mais ampla e forte vontade de deixar a administração em uma situação muito melhor do que a encontrou.

NADA É POR ACASO

Quando esta colunista que também é procuradora municipal, tomou posse como advogada da prefeitura, isto em 1997, já entrou em contato com o projeto de lei que tratava da regulamentação e implantação da PGM, e a partir daquela época se iniciou uma via crucis que já vinha sendo percorrida pelas Dras. Sandra Brandão Derzi Resende e Maria Teixeira de Oliveira Soto. Mas nunca conseguíamos um progresso porque a Secretaria Jurídica sempre foi ocupada por advogados que não eram de carreira, melhor dizendo, não faziam parte do quadro de advogados concursados, razão pela qual não desejavam assumir tamanha responsabilidade, inclusive, solidária com todos os atos do Prefeito.

Mas como em tudo, tem o dedo de Deus e a força Dele presente em qualquer situação, aconteceu que a Dra. Paula Consalter, ao deixar a titularidade da Secretaria Jurídica, indicou para substitui-la aquele que no seu entendimento, era o mais dedicado e prestativo advogado concursado, o Dr Jadson Pereira Gonçalves. Sua juventude trouxe um novo folego para todos nós que passamos novamente a tratar do assunto: Procuradoria.

O apoio recebido da Seccional e Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, o empenho do Secretario Hélio Peluffo, então chefe de governo, aliado a presteza e competência do jovem Procurador Jadson, bem como os esforços dos demais procuradores; o apoio do deputado estadual Reinaldo Azambuja e dos vereadores de Ponta Porã, resultou na elaboração de um projeto de lei mais moderno e de acordo com a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município. Mas é preciso lembrar a todo instante, que embora as duas advogadas concursadas e subscritoras dos processos já há muito serem chamadas de procuradoras pelos juízes da Comarca, faltava ainda a sacramentação que só poderia ser feita por aquele que é o dono da caneta, o prefeito, sem duvida alguma.

Diante disto, devemos agradecer ao Prefeito Flavio Kayatt por seu posicionamento e coragem que não tiveram seus antecessores e desejar ao Procurador Geral, Dr. Jadson Pereira Gonçalves que tenha um período de exercício do cargo profícuo e voltado à defesa do Município de Ponta Porã, sem olvidar que não deixou de ser advogado e, portanto, deve zelar sempre pelo estatuído na Lei 8906/94 (Estatuto do Advogado), mais precisamente o Art. 6º da referida lei e nunca deixar de ser humilde, pois com certeza este benfazejo acontecimento pode ser um teste Daquele que tudo sabe e tudo vê.

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna em especial aos aniversariantes: Chico Gimenez (14/02), Diego Kraemer e João Paulo Alves (15/02) e a minha prima Marilsa que fica mais experiente na data de hoje. Além da Sra. Geize Marques, a grande anfitriã dois dias 11 e 12 de fevereiro nas comemorações de 01 ano de sucesso do Real Bingo Guarani. Obrigada. Semana que vem tem mais.

RETROCESSO


O Presidente do Senado José Sarney (PMDB) disse esta semana que o Brasil avançou muito nas áreas sociais e econômicas, porém, regrediu muito na área política. Sarney irá criar uma comissão para elaborar um amplo plano de reforma política. Ele ainda está coletando assinaturas para apresentar a PEC que muda a data da posse dos governadores e Presidente da República, como se isso fosse um avanço. O Tiririca não sabe se é para rir ou para chorar?

APERTANDO O CERCO

A ex Ministra Chefe da Casa Civil Erenice Guerra terá pouco mais de dez dias para apresentar a sua defesa prévia. Para quem não lembra, Erenice foi envolvida no escândalo em que o seu filho foi acusado de mediar um esquema de favorecimento nos Correios e BNDS. Vamos aguardar para ver no que vai dar.

É DO PARTIDO

O STF (Superior Tribunal Federal) está decidindo que o mandato pertence ao partido e não a coligação. Em decisões recentes, aquele Tribunal decidiu liminarmente que as vagas pertencem aos partidos. Já o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT) se manifestou a respeito e o entendimento da Câmara é diferente: para ele o mandato é da coligação e não do partido, deixando aberta a porta judicial para quem quiser discutir o assunto.

Daí vem aquela pergunta que não quer calar: Se o mandato for do partido, vão acabar com a figura do suplente?

COSTURANDO

O vice-presidente da república Michel Temer, está costurando o entendimento entre a presidente Dilma Rousseff e o governador do Mato Grosso do Sul André Puccinelli. O governador do PMDB pediu abertamente votos para o tucano José Serra na campanha e agora está preocupado com os rumos das coisas. Temer terá que atuar como um bombeiro para apaziguar a presidente, que não alisa ninguém.

DOURADOS

Gastando uma mixaria na campanha(?) em Dourados, foi eleito prefeito Murilo Zauith, com mais de oitenta por cento dos votos válidos. É um mandato tampão, depois da Operação Uragano que devastou a classe política na terra do Marcelino Pires. Murilo assume ainda este mês e a atual prefeita, Delia Razuk deve retornar a presidência da Câmara. Délia entrega a prefeitura em melhor estado do que quando assumiu, mas ainda assim, com muita coisa a ser feita.

MILENA GIMENES

Ontem foi aniversario da jovem Milena Gimenes, filha do empresário Chico Gimenez e da Sra. Dirce Pacheco. Milena encontra-se em Campo Grande há um ano e seis meses em tratamento e a família agradece a todas as manifestações de pronta recuperação. Para a jovem, nossos desejos de que se recupere tão logo quanto possível e os parabéns pela passagem do aniversário.

ANTONIO JOÃO

A disputa ano que vem em Antonio João será no mínimo interessante. O prefeito Juneir Marques tentará fazer seu sucessor. Tem dois nomes para isso: Cléia Marques e Kamil Hazime. Os dois estão credenciados para a disputa, mas até ano que vem muita água vai rolar debaixo dessa ponte e a disputa promete ser boa na Terra de Heróis.

FALANDO NISSO

A indústria da boataria está em plena fase de crescimento quando o assunto é sobre a sucessão municipal. Cada dia aparece um prefeitavel falando isso ou aquilo de algum possível concorrente. São histórias no mínimo engraçadas e que caem no descrédito rapidinho pela falta credibilidade. Basta ventilar um nome para que a indústria providencie rapidinho um “rabo” para pregar no dito cujo. Haja paciência para ouvir tanta besteira.

Já a minha candidatura naufragou por duas razões, a primeira é que o Lulla não confirmou o seu apoio e a segunda é que venderam - de novo - o meu PTB. Fala Sério.

CÂMARA

A disputa por uma cadeira no legislativo por aqui também provoca algumas situações hilárias, produzidas pela tal indústria da boataria. Um leitor me disse o seguinte: quero ver quando duzentos candidatos começarem a pedir votos nas mesmas casas de amigos, compadres e parentes. Aí vamos ver quem é que tem mais de mil votos como andam dizendo por aí. Falou e disse.

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna em especial a aniversariante de hoje, Magna Monteiro atualmente residindo em Brasília; Devonsir Ribeiro (10/02) e Maura Tereza Alvarenga (13/02). Obrigada. Semana que vem tem mais.

DILMA


A presidente Dilma Rousseff esteve na ultima segunda-feira na vizinha Argentina, seu primeiro compromisso internacional. Ao lado da presidente Cristina Kirchner assinou acordo para desenvolvimento de reatores nucleares, construção de uma ponte, duas usinas e um memorando nuclear. Realmente interessante ver duas mulheres à frente das duas maiores potencias da América Latina.

SARNEY

Prestes a ser reeleito presidente do Senado, o senador José Sarney disse esta semana que após a enxurrada de denuncias de irregularidades em 2009, a Casa hoje está em perfeitas condições. Realizaram concurso público, extinguiram horas extras e mil e quinhentos cargos comissionados. Ele se deu até o direito de dizer que aos oitenta anos, “...só me restava aceitar e prestar esse serviço ao Senado e ao País”, em relação ao quarto mandato. Fala Sério.

MONÓLOGO NÃO

O senador Randolfe Rodrigues – PSOL-AP – lançou-se candidato a presidência do Senado. Citando Nelson Rodrigues, disse que toda unanimidade é burra e é chegada a hora de por fim aos monólogos e iniciarem os diálogos naquela casa de Leis. Segundo Randolfe, aquela Casa é o lugar da diversidade e da pluralidade e que os senadores tem de debater todos os assuntos de forma clara. O discurso dele é bom, vamos ver se pega.

MARUN

O governador André Puccinelli convidou publicamente nesta semana o deputado Carlos Marun a permanecer à frente da Secretaria de Habitação. Muito agradecido pelo convite, Marun pediu ao governador que esperasse por uma resposta por pelo menos noventa dias. O mais ansioso é o ex deputado e primeiro suplente Professor Rinaldo, que aguarda uma chance de voltar à Assembléia.

MS

Depois da gafe da Rede Globo na novela das oito, o tema é um dos mais discutidos nas rodas de conversa pelo Estado: trocar ou não o nome do Mato Grosso do Sul. O governador André Puccinelli disse que aceita discutir o tema, sem paixões e emoções. A vice governadora Simone Tebet disse, que como cidadã é a favor, como agente político, é contra. Praticamente todos os setores do Estado já deram a sua opinião a respeito do assunto que deve render mais que a eleição de Dourados.

CHICO GIMENEZ

O empresário Chico Gimenez está do jeito que gosta: em contato direto com o povo. O Chico está atendendo pessoalmente na sorveteria Heladeria de Ponta, localizada em Pedro Juan, para a alegria do povão. Sobre a sucessão, Chico me disse que tem gente na cidade espalhando que ele está com fulano, beltrano e outras mentiras costumeiras. Ele disse ainda que está em conversas afinadas com o governador André Puccinelli sobre o seu destino e as eventuais alianças para 2012. Quanto ao discurso de alguns prefeitaveis sobre “formar grupo”, Chico não pensa para responder: “Já ouvi esse discurso há muito tempo e sei onde termina, cada um por si.” Enquanto isso, agradeço o mimo, uma caixa de “xicolé”, picolés de vários sabores. Eita.

HORÁRIO

Outro assunto que vem rendendo é a questão do meio expediente por parte da Justiça Estadual de Mato Grosso do Sul. O presidente da OAB/MS deu início a uma campanha que pretende recolher mais de mil assinaturas e encaminhá-las ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado, pedindo a reconsideração do horário de atendimento, o que Leonardo Duarte classifica de “chacota nacional”. A conferir.

TUMULTUADO

Parece que a coisa não anda muito boa lá por Antonio João. O prefeito Junei Marques, doou sem o devido projeto um veículo para o Clube do Laço. O ato causou mal estar na classe política e é objeto de reclamação por parte dos moradores, que entre outras coisas, alegam que se todos os órgãos da prefeitura tivessem condições de atuar, não haveria problemas. Eu hein!

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial a aniversariante de hoje (02) Isadora Radeke Mascarenhas; à aniversariante de amanhã (03) Giovana Grance; às amigas e leitoras Celma Pelush, que completa idade nova dia 05 e a Procuradora Municipal Dra. Maria Teixeira Soto que ficou mais experiente na data de ontem. Obrigada. Semana que vem tem mais.

MÍNIMO


A presidente Dilma Rousseff reuniu-se com o secretário geral da presidência Gilberto Carvalho, para pedir uma simulação do salário mínimo a R$ 580,00. Dilma quer saber sobre os impactos na folha e no imposto de renda, antes de abrir novas negociações com os sindicatos.



TRANSPORTE

Alegando a precariedade do serviço de transporte público e o alto preço, moradores da pequena Santo Antonio do Descoberto – GO protestaram de forma violenta na manhã da última segunda-feira. Entraram em confronto direto com a polícia que prontamente revidou. Muitos saíram machucados. A violência, a prepotência, e os gritos de intimidação são as armas dos desprovidos de habilidade em conversar.



PT-PSDB

Rivais históricos em praticamente todas as esferas políticas, os dois partidos podem unir-se em torno do nome do deputado Paulo Duarte na primeira secretaria da Assembleia. A união das siglas deve acontecer apenas e tão somente para a eleição da Mesa Diretora.



MATO GROSSO DO SUL

Aconteceu de novo. Na novela Insensato Coração, o diálogo entre os atores Luciana (Fernanda Machado) e Pedro (Eriberto Leão), deixou claro que Bonito fica no Mato Grosso. Os telespectadores sul-mato-grossenses ficaram revoltados, pois, desde a divisão que somos constantemente confundidos com o vizinho Mato Grosso. E com o erro grotesco da novela de Gilberto Braga, teve início (outra vez) movimentação para trocar o nome do nosso Estado e adquirirmos de vez identidade própria. E pela última vez: é Mato Grosso do SUL!



ENCURRALADO

O prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad – PMDB – passou por uma saia justa em entrevista concedida na TV Morena ontem de manhã. O apresentador Ginez Cesar “apertou” o prefeito com questionamentos sobre IPTU e as obras de drenagem realizadas na Capital e que não suportam as primeiras chuvas. Nelsinho ficou visivelmente irritado com o entrevistador. Porque será?



ESPERANÇA

É última que morre diz o velho ditado popular. Em tempos de crise financeira e de apertos nos gastos, por conta do início do ano é fundamental que percamos a esperança. O poder público deveria em tese ser o primeiro a dar o bom exemplo, diminuindo gastos e outras extravagâncias de nossos caros políticos, mas não o faz pela simples razão de que quanto mais se gasta, mais votos têm. O Brasil precisa urgentemente de uma reforma política e fiscal, para que os gastos com uma eleição não beirem o absurdo como aconteceu recentemente.



PREFEITÁVEL

O radialista Jarbas Pereira – PSOL – informou que seu partido lançará candidato nas eleições municipais de 2012 aqui em Ponta Porã. Ele disse ainda que serão realizadas pesquisas de opinião e o melhor colocado terá o aval do partido para a disputa. Jarbas que é um profissional pra lá de competente, já anda conversando com a população local para colocar o seu nome à disposição.

TRANSITO

No ultimo fim de semana o advogado Jean Borralho transitava de carro pela Rua Sete de Setembro, sentido bairro centro, quando no cruzamento da Rua Calógeras, foi atingido por um motociclista que desobedeceu a preferencial atingindo em cheio o veiculo do advogado. Por muito pouco não acontece uma tragédia. É preciso que todos tenham consciência de que a paz no transito depende de todos os que nele transitam. Saúde para o colega Jean, que nasceu de novo.



AGRADECIMENTOS

Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial a vereadora Dulce Manosso que confessou ser nossa leitora assídua e os aniversariantes de Adjalma (Minye) Pinheiro (25/01) e Priscila Franco (26/01). Semana que vem tem mais.

Colaboração: Pedro Zadyr

Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, do www.mercosulnews.com, do www.noticiasdeponta.com e www.diariopora.com.br Email: elizjpp@hotmail.com.



Pesquisa personalizada