24 junho, 2009

FALANDO SÉRIO

CLIMA PESADO
O nosso Senado Federal nunca viveu tempos tão conturbados como agora. O clima está tão pesado que o presidente e alvo da vez José Sarney declarou na última segunda feira que não foi eleito para cuidar das lixeiras da Casa, mas sim administrá-la politicamente. Ele é firme e diz que fica no cargo. Outro fato que chamou atenção foi a reportagem do Jornal Nacional mostrando que um funcionário do Senado recebe a quantia de vinte e nove mil reais. Haja imposto para pagar tanta roubalheira!
FÁCIL
A reportagem do Fantástico mostrou como é fácil conseguir “aliados” para uma disputa eleitoral. Uma pessoa paga para a outra que recebe em nome de terceiros e tudo em dinheiro vivo. O espantoso é a normalidade com que as coisas são feitas, como se estivessem nas Casas Bahia comprando um eletrodoméstico. Depois os cabos eleitorais não recebem e ficam esbravejando por quatro anos. O prefeito tucano Beto Richa vai ter que se explicar, pois tudo foi feito em seu nome.
DIFÍCIL
governador André Puccinelli está “emparedado”. É que o Bloco Democrático Reformista, popularmente conhecido como bloco anti PT esteve em Campo Grande para bater o martelo no nosso Estado. O bloco conta com o PSDB, DEM e PPS e só não caminham ao lado do “italiano” se este alinhar-se ao PT. Neste caso, Murilo Zauith seria o candidato do DEM ao governo, trazendo o bloco oposicionista como aliado, alem de outros partidos menores que devem se juntar. Vamos ver como reage o André quando encurralado.
ENQUANTO ISSO
O André Puccinelli faz o jogo de esconde, sobre as possíveis alianças para o ano que vem. Disse que tem afinidade e simpatia pelo PSDB, DEM e PPS, fatos que julga serem essenciais em uma aliança. “Se nos coligarmos ( com PPS, PSDB e DEM ) que se cuide o lado de lá, pois vamos fazer o governador e dois senadores”. Entendeu?
OAB
Na última sexta feira, grande maioria dos advogados de Ponta Porã estiveram reunidos para prestigiar o lançamento da campanha para a escolha do futuro presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul e da 5.ª Subseção da OAB. O Candidato, Dr. Ary Raghiant Neto, jovem advogado esteve apresentando seus projetos para a condução desta essencial Instituição. O Ary recebeu apoio maciço dos maiores escritórios advocatícios de Ponta Porã.
OAB II
A reunião serviu para dar o início da campanha da Dra. Nina Negri Schineider para ocupar a presidência da 5.ª Subseção da OAB em Ponta Porã. Nina, aliás, conseguiu compor uma chapa com gente da “jovem guarda” e da “velha guarda”, o que demonstra que ela tem bom acesso no meio dos advogados. Ela tem feito várias visitas a escritórios levando a cada advogado suas propostas. E viva a Democracia!
POR AQUI
Politicamente falando, as coisas andam devagar quase parando. Salvo uma ou outra exceção, deveremos ter a “moagem” de sempre antes da campanha e uns dois ou três candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa. Esperamos que alguém daqui seja eleito, pois, ficar sem representatividade em uma das maiores cidades do Estado não dá mais. É preciso união do povo e principalmente dos políticos, para que não fiquemos mais dependendo de paraquedistas que aparecem de quatro em quatro anos.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao jovem João Ricardo, que troca de idade hoje; Ao Dr. Rogério Amaral, aniversariante do dia 27 e simpática Yunara Romero Borba, que aniversaria dia 30. Obrigada. Semana que vem tem mais.
Colaboração: Pedro Zadyr

22 junho, 2009

SEGREDO
E não é que o circo de Brasília está envolvido em mais um escândalo? Trata-se dos tais atos secretos da Mesa Diretora do Senado Federal, que somam mais de mil e tratam de nomeações, exonerações, concessões de benefícios que passaram a valer sem a devida publicação, ferindo e desrespeitando a Constituição. Uma pouca vergonha, por parte daqueles que deveriam ser o exemplo para a Nação. Mostra que os nossos senadores não se importam com mais nada, a não ser com o dindin nos seus bolsos.
JÁ NO SUL
O partido do saudoso Leonel Brizola e do Carlos Monfort, o PDT, recomendou para os seus deputados que assinem o pedido de abertura de CPI para investigar irregularidades na campanha da governadora tucana Yeda Cruscius. A recomendação não é obrigatória e o deputado que não assinar não sofrerá sanções por parte do partido. Isso vai longe. Cruzes.
PPS
O PPS ingressou com um Mandado de Segurança para ter acesso aos dados da operação Castelo de Areia, na qual supostamente , vários partidos teriam recebido doações ilegais para campanha em troca de benesses ad posteriori. O TSE, depois da imensa publicidade dada pelo Juiz Fausto de Sanctis, resolveu criar uma comissão para fazer um pente fino nas prestações de contas dos partidos. Até agora, não deu resultado algum.
DE VOLTA
A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff retomou sua agenda nesta semana, fazendo viagens pelo Brasil para entregar obras do Programa de Aceleração do Crescimento e vistoriar as que estão em andamento. Dilma resolveu imprimir toque de caixa aos projetos do PAC, literalmente “acelerando” todo mundo. Ela quer resultados, ou melhor, obras para inaugurar. Porque? Boa pergunta.
INCRA
O INCRA e alguns movimentos de assentados estão em pé de guerra e denúncias não param de surgir. São coisas graves, como desvio de dinheiro, doações ilegais entre outras. O clima está tenso e o Flodoaldo Alves de Alencar está na corda bamba. Os assentados estão à beira de um ataque de nervos, acusando o INCRA de ter um caixa 2 para as eleições do ano que vem. Como diria o Nivalcir Almeida, Jesus!
PANTANAL
A possível troca do nome do nosso estado, ganhou apoio de setores importantes: a FECOMÉRCIO, FAMASUL e FIEMS fundaram o Movimento Empresarial pela Mudança de Nome de Mato Grosso do Sul para Pantanal e ontem estiveram na Assembleia Legislativa para levar aos nossos parlamentares um manifesto com os seus argumentos na defesa da troca de nome. Só para esclarecimento, esse movimento, responde por noventa por cento do Produto Interno Bruto do Mato Grosso do Sul. Será que tem força?
PTB
O PTB no Estado anda a full como dizem nossos hermanos. O Presidente do Partido, Ivan Louzada convidou o ex vereador Chico Gimenez para integrar as colunas do partido. Além dele, convidou o senador peemedebista Valter Pereira e o ex craque da seleção brasileira de futebol Muller. Todos ficaram satisfeitos com o convite e ficaram de responder até o fim de junho. A idéia, segundo Ivan Louzada, é o fortalecimento da sigla com nomes relevantes para a disputa de cargos eletivos nas próximas eleições.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial a Artista Plástica e Ambientalista Maria Bonita, que comemorou seu aniversário com os também aniversariantes Jamil e Brummayer, seus netos; a Advogada Maria Ivone Robaldo, que apagou as velhinhas na data de ontem. Obrigada. Semana que vem tem mais.

Colaboração: Pedro Zadyr
Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, do www.mercosulnews.com e do www.pontanews.com.br E-mail: elizjpp@hotmail.com.

Ocorreu um erro neste gadget
Pesquisa personalizada

TeleMessage SMS Sender