16 maio, 2006

Falando Sério

Pedrossian

Encontrei-me casualmente com Ney Magalhães, este havia chegado de uma visita ao amigo Pedro Pedrossian, que se recupera da crise de labirintite que o acometeu no último dia 11 de maio, data de lançamento de seu livro autobiográfico intitulado “Pedro Pedrossian – o pescador de sonhos”.

No livro, um Pedrossian magoado e ressentido com Delcidio do Amaral, diz que o senador é um mal agradecido, lembrou ainda que foi ele (Pedrossian) que o nomeou diretor da Eletrosul, a pedido do ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas, Ronald Albaneze, e que, posteriormente, Delcidio fora afastado do cargo “a pretexto de possíveis ilícitos administrativos”.

Delcídio

Não deixou por menos, acionou seus advogados e obteve liminar proibindo o lançamento da autobiografia de Pedro Pedrossian. Mas a justiça optou posteriormente, através do desembargador Joenildo caçar a liminar. O livro foi lançado e Pedrossian desmaiou durante o evento, foi internado e agora passa bem.

Ney Magalhães

Não consegui deixar de perguntar o que Ney Magalhães, “Pedrista juramentado”, pensa de tudo isso. “Eliz, para dizer a verdade, entendo que os dois erraram politicamente. Pedro ao citar um fato que nada tem a ver com sua biografia. Creio que apenas para “aparecer” perante o Puccinelli, e promover o seu filho Pepê, candidato a deputado federal ou até mesmo conseguir um espaço no possível futuro governo. Delcidio pode ter errado por levar Pedro tão a sério e acionar a justiça.”.

Pedro não aprendeu

Ou esqueceu que no seu primeiro mandato de governador em 1967 foi denunciado por adversários, que solicitavam seu "impeachment”. Pois em 1965, Mendes Canale publicou um livro em que denunciou o jovem engenheiro Pedro Pedrossian, funcionário da Noroeste do Brasil, como envolvido em desvios de verbas daquela estatal. Em 1966, Pedro foi eleito governador e em 1967 foi demitido da Noroeste do Brasil “a bem do serviço público” pelo então Presidente, Castelo Branco, “a pretexto de possíveis ilícitos administrativos”. Quase sofreu um impeachment que chegou a ser aprovado pela Assembléia Legislativa, mas o “homem de Miranda” continuou no cargo, governou magnificamente e depois conquistou mais um mandato de senador em 1978 e de governador de Mato Grosso do Sul em 1990. Perdeu o senado, justamente para Delcidio do Amaral em 2002. Talvez porisso tanta magoa.

A história se repetiu?

Perguntei ao grande Ney Magalhães o que ele pensa disso, e obtive a seguinte resposta: “Delcidio pode também, como jovem engenheiro, seguir seus passos e conquistar os votos da juventude insatisfeita com os velhos caciques que agora se reuniram todos de um lado, com uma única finalidade, continuar no Poder.” Assim, é bem possível que Delcidio seja eleito governador de Mato Grosso do Sul, repetindo a história, tirando o Estado das mãos dos velhos caciques.

Ciclos da história.

Após essa conversa me recordei do livro de autoria do ex-deputado Sérgio Cruz, cujo titulo é “Guerra ao Contrabando”, imagino ser esse o livro de cabeceira de um certo juiz federal. Na autobiografia, Sérgio Cruz, um nordestino, relata que Pedrossian articulou para tentar caçar seu mandato de deputado estadual em 1984, sem se dar conta de que ele próprio, Pedro, havia vivido uma terrível experiência anos antes, quando por questões plenamente justificadas, seus adversários tentaram tomar-lhe um mandato legitimado pelo povo. Sérgio Cruz escreveu o seguinte: “A prepotência e a megalomania embotavam capacidade de raciocínio do governador. Ele esqueceu as lições do passado e armou-se para reaprendê-las, amargamente, quase vinte anos depois”. Para quem não lembra. Sérgio Cruz, não teve o mandato cassado.

E quarenta anos depois
Teria Pedrossian novamente esquecido as lições do passado? Talvez. E se Delcidio souber brilhar com luz própria, a história se repetirá? Talvez sim. De qualquer maneira vale a pena ler a biografia do pescador de sonhos.

Dia das Mães

O vice-prefeito Álvaro Soares realizou com sucesso absoluto as festas em homenagem ao dia das mães. Sábado à noite no grande marambaia e domingo no bairro planalto. Muitos amigos estiveram presentes levando apoio ao Álvaro. No marambaia Soares conseguiu aglutinar todas as lideranças daquele grande bairro e dos demais bairros adjacentes. João Bala, vereador do PT, se uniu ao vice-prefeito para presentear as mães. “A presença de João Bala, foi muito importante para conseguirmos viabilizar esta festa” falou Álvaro, bastante agradecido ao amigo.


Fui domingo à festa do bairro planalto e anotei as presenças de Walter Hora, assessor do deputado federal Geraldo Resende; do presidente do PPS local Cido Ferreira, do vice Leocir Koprowiski e do secretário-geral Fabrício Franco Marques, além do João Franco e Jaime Bataglim, também estiveram presentes, o presidente da associação dos taxistas, o Neto e o presidente do sindicato dos servidores públicos municipais, Alci Pain, além dos lideres comunitários Aristides Gracia e Eli “gaúcho”. O Álvaro não perde tempo mesmo, segunda-feira ele já estava no hospital regional Dr. José de Simone Neto, em uma comemoração ao dia dos enfermeiros.



Lei Marcelino Nunes
O vereador Marcelino Nunes (PT) encontrou uma maneira diferente de homenagear as mães internautas, foi através do site de relacionamento Orkut que ele encaminhou mensagem em forma de Lei, conferindo o título de melhor mãe do mundo para todas e revogando as disposições em contrário fazendo publicar no diário oficial do seu coração. “Foi apenas uma idéia de traçar um paralelo de uma lei, com uma homenagem as mães!” disse o vereador. Mas valeu.
Pesquisa personalizada