01 julho, 2009

OAB
Em clima de fim de mandato (mas sem perder o entusiasmo), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Dr. Fábio Trad, conduziu o 41.º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/MS. A palestra central foi proferida pelo advogado cearense José Hélio Chaves de Oliveira, no auditório central com o tema “Advogando em Tempos de Crise”. Quem assistiu adorou. A outra palestra foi proferida pelo Desembargador Josué de Oliveira, Corregedor Geral de Justiça do Tribunal com o tema “O Poder Judiciário e a Advocacia”, que mostrou o Tribunal apenas o organograma estrutural do Poder Judiciário no Estado.

OAB II
Como dito aqui anteriormente, no próximo dia 5 será dada a largada para a sucessão do Dr. Fábio Trad no comando da OAB/MS. Ary Raghiant Neto desponta na disputa, liderando as intenções de voto. A maioria dos Conselheiros da Ordem deverá fechar em torno do Dr. Ary, que é a promessa de continuidade desta gestão marcada pela valorização do Advogado.

ADVOCACIA
A advocacia no Brasil vive tempos difíceis. Aliás, a advocacia não sobreviveria se não houvesse crises. Essencial para a manutenção do estado democrático de direito, a advocacia esteve presente em todos os manifestos e revoluções pelo mundo, exceto na metáfora da maçã com Adão e Eva. Talvez não fossemos punidos tão severamente se no caso em tela houvesse um advogado atuando. Ser advogado é não ter hora para atender o seu cliente, é buscar a solução ideal para resolver o litígio, é honestidade, é perseverança e esperança que a JUSTIÇA seja feita.

2.ª VARA CRIMINAL
Ainda persiste a esperança de que o presidente do Tribunal de Justiça efetivamente instale a 2.ª Vara Criminal em Ponta Porã. Na visita que fizemos ao Tribunal, O Corregedor Geral de Justiça Dr. Josué de Oliveira disse que o problema aqui era estrutural e de funcionamento, inclusive demonstrando as engrenagens que não funcionavam direito. A Dra. Patrícia Karloh ainda terá que trabalhar sozinha na Vara Criminal, até que o Tribunal finalmente verifique a impossibilidade de continuar apenas com uma Vara Criminal. O que Ponta Porã reivindica não é privilégio, e sim um direito, haja vista que a segunda vara criminal foi criada há 10 anos. É só questão de boa vontade e quem sabe uma nova visita dos vereadores de Ponta Porã ao Tribunal exigindo o cumprimento da promessa que o novo cartório já estaria funcionando desde maio passado. Fala Sério!

ZECA
O presidente dos Estados Unidos Barack Obama, desde que era candidato, assumiu a figura de presidente. Era o cara que você olhava e falava: “Este é o futuro presidente”. Assim está acontecendo aqui no Mato Grosso do Sul, com o Zeca do PT. O homem está com postura e jeito de governador. Em Campo Grande, maior reduto eleitoral do estado e do italiano André Puccinelli, Zeca tem a preferência do eleitorado, principalmente no funcionalismo público.

Por aqui, a passagem do ex governador, foi bastante proveitosa, segundo me confidenciou o Nuno Gaeta, que estava presente no encontro na casa do Piantoni representando o PTB.

ZECA II
Aliás, é grande o número de adesivos na capital com frases do tipo: “Volta logo pelo Amor de Deus!; Não agüento mais de saudades, volta!; Eu era feliz e não sabia!”. Essas frases vem sempre acompanhadas de uma estrela vermelha ao fim, parece que fazendo alusão a alguém que já esteve no poder e pretende voltar. Todo mundo sabe quem é a figura.

ANO QUE VEM
O ditador, ops, governador André Puccinelli prometeu que só fala sobre política e alianças no ano que vem. Ele falou nesta segunda feira e desceu a lenha no partido do Zeca. Curiosamente a pauleira do governador foi depois do acordo selado pelo senador galã Delcídio do Amaral e do ex bolsista pijama Zeca do PT. O partido da estrela, aliás, está tirando o sono de muita gente, pois, deve vir forte na disputa pelo governo do estado.

AGRADECIMENTOS
Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial a querida Veva Camargo, aniversariante da semana passada; ao Secretario de Turismo e meio ambiente Marcelino Nunes de Oliveira; Jusana Dariz e Aracy Brum. Obrigada. Semana que vem tem mais.

Colaboração: Pedro Zadyr
Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, do www.mercosulnews.com e do www.pontanews.com.br E-mail: elizjpp@hotmail.com.
Pesquisa personalizada