06 maio, 2008

ALCKMIN


 

Como dito aqui antes, Geraldo Alckmin foi o indicado pelo PSDB de São Paulo para concorrer a prefeitura daquela importante cidade. A indicação, porém, não é unânime, pois, onze vereadores do partido discordam da indicação e apóiam o atual prefeito Democrata Kassab. Alckmin disse em entrevista que não teme um partido rachado e que a união é necessária para conseguir ganhar. Pregando "respeito" a maioria, ele disse que vai conversar com a ala descontente do partido para aparar as arestas e sair com partido fortalecido para a disputa.


 

CAMPO GRANDE


 

Está em polvorosa por conta da possível indicação do Deputado Federal Dagoberto Nogueira (PDT) para ser o vice do prefeito Nelson Trad. Os Edis e outros colaboradores do "Nelsinho" estão esperneando por não terem sido consultados sobre o nome, sugerindo que há uma imposição meio que goela abaixo. Esses questionamentos nos levam a pensar nas alianças que os governos fazem em nome da tal governabilidade e quase sempre não dão certo, pois, na maioria das vezes, só visam o próprio umbigo. uma imposiç consultados sobre o nome, sugerindo que h o vice do prefeito Nelson Trad. arestas e


 

PT-PMDB


 

Já a possível aliança na Capital entre o PT e o PMDB será definida "democraticamente", ou seja, através de pesquisas para saber se a população aprova a união impensada até tempos atrás, segundo o governador André Puccinelli. Ele disse ainda, que em alguns municípios do Estado já está sacramentada união. André vai mais longe ainda quando diz que os diretórios municipais tem "total" liberdade para fazer alianças, desde que "não contrarie a decisão da executiva estadual". Entendeu?


 

ANHANGUERA


 

O grupo Anhanguera Educacional, que recentemente comprou a UNIDERP e a UNAES, levando de brinde ainda a FIP e as demais faculdades do interior do Estado, começa a enfrentar o seu primeiro problema sério: os acadêmicos da UNAES de Campo Grande estão pedindo socorro a quem puder ajudar. Eles alegam que professores estão sendo demitidos e substituídos por aulas do tipo videoconferência, que na avaliação deles não é uma boa idéia. Dizem ainda que a monografia passou a ser facultativa. O presidente da OAB Seccional MS, Dr. Fábio Trad, publicou um artigo afirmando que a OAB estará ao lado dos acadêmicos, sempre buscando ajudar na formação dos futuros profissionais do Direito.


 

OAB


 

Por falar em OAB, esta lançou um programa para beneficiar advogados inscritos com no máximo cinco anos de atuação, que terá, conforme anunciado, diferenciação no valor da anuidade. O programa prevê que atuações como Dativo na Justiça Estadual, participação em Comissões da Ordem ou em Cursos ministrados ESA/MS, valerão pontos, que farão reduzir o valor da anuidade. Interessados podem procurar a 5.ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil para maiores informações.


 

BELA VISTA

Representantes da Comissão Executiva do PTB de Ponta Porã, Arthur Icassatti, Pedro Zadyr e Nuno Gaeta, estiveram em Bela Vista no último fim de semana para acompanhar o lançamento da pré-candidatura da Prof.ª Orlanda Freitas para a disputa eleitoral deste ano. A Prof.ª foi aclamada por unanimidade naquela cidade, dizendo que "não sou a terceira via, sou sim a primeira via, a primeira opção do eleitor". Estavam presentes o presidente regional do partido, empresário Antonio João e o secretário geral Ivan Louzada.


 

DECIDE


 

Segundo o secretário Ivan Louzada, o PTB é antes de tudo democrático e a Executiva estadual respeita e muito as decisões tomadas na esfera municipal. Ivan disse isso ao presidente Arthur Icassatti, na conversa que tiveram sobre Ponta Porã. Arthur ainda disse que já estão sendo preparadas as reuniões que deverão traçar o destino do partido do Getúlio Vargas aqui na fronteira. O partido deve compor a frente de oposição, mas não lançará candidato a prefeito, mas estaremos em condições de brigar por uma ou duas cadeiras do legislativo buscando uma renovação.


 

JUVENTUDE


 

Na eleição da Executiva Municipal do PTB na semana passada, ouvi um discurso que chama a atenção para o fato da juventude brasileira não saber da força que tem. Concordo. Está na hora da juventude entrar para política, buscar e promover renovação. Os tempos hoje são outros e as demandas da população também mudaram. "O povo quer e precisa de gente nova, que não está "acostumada" com os atalhos da vida pública. Gente que não vive da política e deseja que o povo acima de tudo seja respeitado", disse Nuno Gaeta.


 

FRENTE

A frente de oposição está em compasso de espera, para saber o resultado das pesquisas que indicará o nome a o candidato a prefeito. O acordo está em plena "vigência" e dos quatro, um terá a missão de enfrentar o atual prefeito. Os outros três se comprometeram em apoiar o candidato incondicionalmente no pleito. Vamos aguardar.


AGRADECIMENTOS


 

Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna em especial às Mães: Maria Bonita Rodrigues Georges; Dirce Pacheco de Miranda Gimenez; Sudalene Machado; Nehde Hamer; Cecília Dorneles e Arleth Saldanha e a aniversariante do dia 04 de maio Ilda Saldanha e as minhas amigas Adriana Melgarejo da Silva e Tereza Lima Duarte.


 

Obrigada. Semana que vem tem mais.

*Advogada filiada a ANPM (Associação Nacional dos Procuradores Municipais)

E-mail: elizjpp@hotmail.com.

Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, do www.mercosulnews.com e do www.pontanews.com.br

04 maio, 2008

SERÁ?

Segundo pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes, 50,4% dos entrevistados apoiaria uma eventual emenda à Constituição para que o Lulla disputasse o terceiro mandato. Os que não apoiariam somam 45,4%. É uma questão delicada, pois dos quase 190 milhões de brasileiros foram ouvidas pouco mais de duas mil pessoas.

ONU

A Organização das Nações Unidas, através de seu Secretário-Geral Ban Ki-moon está preocupadíssima com a falta de alimentos que assola o mundo. Temendo uma falta generalizada de alimentos e consequentemente que populações inteiras comecem a passar fome, pediu aos doadores que juntem a quantia de 2,5 bilhões de dólares. Porém esse montante ainda não seria o suficiente para acabar com a crise de imediato. Ban Ki-moon pediu ainda que países como o Brasil deixem de adotar medidas protecionistas com relação à exportação de alimentos, principalmente grãos.

PASSEIO CARO

O governador do Ceará Cid Gomes (PSB) pediu desculpas na segunda-feira por ter levado a sogra em uma viagem à Europa. Segundo ele, sua esposa tem apenas 27 anos e é muito ligada à mãe, razão pela qual pediu para levá-la junto. Disse ainda, que não há no Brasil uma norma que proíba levar a sogra em viagens. O Ministério Público e o Tribunal de Contas do Ceará estão na fase de investigações para analisar se o governador terá ou não que reembolsar os cofres públicos. Tem gente que tenta passar recibo de otário para o povo.

PSDB

A Executiva Municipal do PSDB em São Paulo reuniu-se na segunda-feira e deve lançar a pré-candidatura do ex-governador Geraldo Alkmin no dia 05 de maio. Ele já saiu para o corpo-a-corpo logo após a reunião e disse que fará muito isso visando consolidar sua eleição. Na verdade, um pouco antes do lançamento, outra frente do partido reunia-se em um outro bairro para lançar um documento visando apoio à reeleição do atual prefeito Kassab. Quem está com o nome forte para a disputa da presidência da República em 2010 é o tucano José Serra, que deverá ser aclamado para o pleito.

OAB

Na terça-feira, a Oab lançou o movimento Brasil Contra a Violência, inspirado no movimento MS Contra a Violência. No lançamento, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional MS Dr. Fábio Trad, alertou que é necessário saber onde e como a violência age. Para isso, será preciso criar um banco de dados preciso e único, para a partir daí traçar estratégias de combate. Dr. Fábio ainda comentou que há muito tempo a OAB-MS vem alertando para a crise no Sistema Penitenciário aqui no Estado.

INTERNET


O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul começa a implantar a partir do próximo dia cinco de maio o Peticionamento Eletrônico. O projeto piloto terá início em algumas Varas de Campo Grande e gradativamente será implementado. Visando a maior economia de papel e de espaço, promete ser um grande facilitador para aqueles que precisem do Judiciário. O Presidente da OAB Seccional Mato Grosso do Sul, Dr. Fábio Trad, também já deu início a um projeto semelhante a ser utilizado pela Ordem, visando economizar e agilizar os trabalhos da entidade.

HORA OFICIAL

O Senador Valter Pereira e o Deputado Geraldo Resende, ambos do PMDB estão propondo projeto de Lei na Câmara dos Deputados e Senado Federal para que o horário oficial do Estado seja alterado em uma hora. Segundo os argumentos, o comércio sulmatogrossense permanece quatro horas por dia sem sintonia com os principais Estados da federação. A idéia é implementar o projeto e acabar com o horário de verão por aqui. O projeto tem o apoio da FIEMS e de vários setores que alegam prejuízo com a diferença de horário.

PTB

O Partido Trabalhista Brasileiro de Ponta Porã realiza nesta quinta-feira, a partir das 19h sua Convenção Municipal para eleição da nova Executiva, membros e conselheiros entre outros assuntos de interesse do Partido. A reunião será realizada no plenário da Câmara Municipal de Ponta Porã e terá a presença da maioria dos petebistas.

PREFEITÁVEL


Chico Gimenez (PSB) reafirma que é pré-candidato a prefeito, desmentindo boatos que andam circulando pela cidade. Ele disse que o bloco oposicionista tem se reunido com freqüência e as conversas estão adiantadas e os números serão aceitos por todos os componentes do bloco, para indicar o candidato a prefeito. E aproveitou também para agradecer ao apoio que tem recebido das pessoas, por conta do estado de saúde de sua filha Milena que encontra-se internada em Campo Grande. Rogamos a Deus que abençoe a jovem Milena para seu pronto restabelecimento.


AGRADECIMENTOS


Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna em especial ao jovem acadêmico de medicina Ricardo Peixe; ao Alberto Fróes, Elizabeth Ortiz e Isabel Gamarra.
Obrigada. Semana que vem tem mais.

Ocorreu um erro neste gadget
Pesquisa personalizada
Ocorreu um erro neste gadget