04 novembro, 2010

DILMA

Pois é, com 56,05% dos votos, o Brasil elegeu a sua primeira Presidente. A votação esteve dentro do que registravam os institutos de pesquisas, que no primeiro turno erraram feio ao anunciar a vitória da petista. Estamos vivendo a História do País. Não torci nem votei na Dilma Rousseff, porém, respeito o resultado das urnas e vamos aguardar para ver no que dá.
DISCURSO

No domingo à noite, em seu primeiro discurso, a presidente eleita reafirmou os seus compromissos com as mulheres, de não mexer com a questão do aborto, que a imprensa continuará livre e na parte final fez o agradecimento especial ao presidente Lula. Visivelmente emocionada, ela disse que chegou onde está por conta da contribuição do presidente que afirmou ontem que: “o governo da Dilma tem que ser a cara e a semelhança da Dilma”. Então ta.

OAB

Alguns colegas perguntaram por que não escrevo mais sobre a Seccional da OAB. Primeiro, porque não participei do grupo do atual presidente nas eleições por entender que ele não teria isenção suficiente para administrar tão respeitável entidade de classe. Segundo, porque mesmo consultando o site, não encontramos nada de relevante que tenha sido feito pela atual administração e que mereça destaque.

CÂMARA

Se valer o acordo de cavalheiros firmado no início desta Legislatura, a presidência da Câmara Municipal de Ponta Porã deverá ficar com um dos três vereadores do Democratas. Tem vereador ensaiando vôo solo e tentando articular junto aos nobres pares os votos necessários para garantir a eleição. Como o prefeito Flávio Kayatt não deixa nada escapar aos seus olhos, deve acompanhar bem de perto a movimentação dos edis e na hora certa deverá avalizar o nome de sua preferência.

PMA

A Polícia Militar Ambiental em Campo Grande está virando motivo de brincadeiras nada engraçadas por conta do filhote de onça pintada que escapou há sete dias. Nos dois primeiros dias, um efetivo de mais de sessenta homens saíram à procura do jovem animal, mas as buscas não restaram bem sucedidas e o máximo que conseguiram foi encontrar algumas pegadas. A bronca maior é em desfavor da anta que deixou o felino escapar. Fala Sério!

PT

O Partido dos Trabalhadores tem uma dura tarefa pela frente: unir a sigla no Estado e nos municípios visando o pleito de 2012. No Estado, nem com empenho do senador galã Delcídio do Amaral, a petista Dilma Rousseff conseguiu superar o tucano José Serra. Aqui em Ponta Porã, a missão será a de definir um nome para encabeçar a chapa nas próximas eleições. Vagner Piantoni, Denize Oliveira e Paulo Benites são os nomes que mais fluem nas conversas, porém, são de grupos distintos e ao que parece, pelo menos por enquanto, nem um vai abrir mão da disputa facilmente.

MOTORCYCLE

Acontece em Ponta Porã nos dias 12/13 e 14 de novembro a oitava edição do Motorcylce, evento que reúne motociclistas de várias partes do País e do mundo. Com inúmeras atrações, o evento já tem confirmado a presença de mais de cem motoclubes. A organização fica por conta do Renegados Moto Clube da Fronteira, sob a presidência do João Carlos. A atração maior deste ano é o show com a banda Paralamas do Sucesso. Maiores informações pelo fone 9904-5734( João Carlos) e pelo site oficial do evento: www.ppmotorcycle.com

AGRADECIMENTOS
 Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial a Sra. Dionízia Caceres, aniversariante de hoje e Arleth Saldanha Rodrigues 08/11. Obrigada. Semana que vem tem mais.         
ERENICE

A ex ministra da Casa Civil Erenice Guerra, depôs na ultima segunda-feira na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Ela disse que participou sim de uma reunião no Centro Cultural do Banco do Brasil (sede provisória do Governo, enquanto o Palácio do Planalto estava em reformas) com representante da EDRB. A empresa tentava um empréstimo de nove bilhões de reais do BNDS. Seu filho Israel Guerra é acusado de fazer lobby para que fosse feito empréstimo a troco de míseros seis por cento, que seriam destinados à campanha de Dilma Rousseff. A ex ministra, Israel e Dilma, é claro, negam.
2.º TURNO

No próximo domingo dia 31, o Brasil vai às urnas para eleger o próximo Presidente da República. Os dois candidatos participaram do debate na segunda-feira e tergiversaram muito um do outro, além, é claro, da mútua troca de acusações. De proposta mesmo, pouca coisa e o tucano José Serra saiu-se um pouco melhor.

 SEM PIZZA

Na tarde da ultima segunda-feira, os membros da Comissão Executiva do movimento “Fórum MS pela Ética” reuniram-se com o Procurador Geral de Justiça do Mato Grosso do Sul, Paulo Alberto de Oliveira. A expectativa do movimento é que as investigações das recentes operações da Polícia Federal aqui no Estado não terminem em pizza. Eles cobraram ainda uma apuração enérgica sobre as declarações do deputado estadual Ary Rigo. Vamos aguardar.

PARALISAÇÃO

Está previsto para hoje uma paralisação geral dos professores municipais. Segundo o SIMTED, a reivindicação é pela aplicação do piso salarial nacional. O executivo alega que a imediata aplicação do piso causaria um impacto muito grande na folha e desestabilizaria o Orçamento Municipal. A categoria tem cálculos feitos de que o impacto seria de apenas quatro por cento.

SEGURANÇA

A sensação de insegurança vivida pelos pontaporanenses atinge um nível que beira o inaceitável. E não adianta colocar a culpa apenas nas Polícias. São necessários investimentos Federais e Estaduais em setores críticos, como educação na base, propostas de geração de empregos, investimentos em segurança pública, além, de um tratamento diferenciado nas políticas públicas relacionados à área de fronteira. Assim, poderemos ter um pouco mais de tranquilidade.

PARABÉNS

A todos os Servidores Públicos pela comemoração alusiva ao seu dia, originalmente 28 de Outubro. Neste ano, a regra geral adotada é a de que a comemoração inicia-se dia 29 (sexta-feira) e termina no dia 03 de novembro, um dia após o Finados. Os Servidores públicos não têm muito a comemorar, eis, que os salários ainda não chegam a ser suficientes e a insatisfação é geral. Esperamos que nossos governantes eleitos e reeleitos possam colocar em prática todas as promessas feitas em campanha.

MOAGEM

Com os recentes comentários feitos aqui na coluna Falando Sério e nos outros meios de comunicação da Cidade, o que apareceu de “vereável” e “prefeitável” não está escrito. É gente mandando email, comentando nas ruas ou em qualquer lugar que se vá. Nós vamos continuar escrevendo sempre que for interessante. Viver em Democracia é assim, qualquer brasileiro pode ter a pretensão de contribuir para o desenvolvimento de sua região, seja como prefeito, vereador, deputado, governador e até mesmo como presidente da República.

AGRADECIMENTOS
 Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial à aniversariante de ontem Rosana Magalhães Penha e ao Márcio Fernandes, que completa idade nova amanhã (28). Obrigada. Semana que vem tem mais.         
CASA CIVIL
A Casa Civil prorrogou por 30 dias os trabalhos da comissão instaurada para investigar o suposto envolvimento da ex-ministra Erenice Guerra em tráfico de influência naquele órgão. A portaria que prorroga o prazo de investigação foi publicada nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial da União. O prazo aberto para a comissão instalada na Casa Civil concluir a apuração do caso terminou neste domingo. Com a prorrogação dos trabalhos por mais um mês, o resultado só será conhecido  após o segundo turno das eleições. Não poderia ser de outro jeito.

DEBATE

O debate realizado pela RedeTV no ultimo domingo deixou muito a desejar. Nenhum dos candidatos partiu para o ataque direto, mantendo, ambos, apenas a latente inquietação. Para os críticos de plantão, o tucano Serra saiu-se melhor do que a candidata petista Dilma Rousseff, perdendo apenas um bloco. No microblog Twitter as opiniões eram dadas conforme a torcida. Um deputado petista escreveu que a sua candidata havia sido “espetacular” no debate. Só não sabemos em que canal ele assistiu.

NELA NÃO

Em texto publicado na edição deste mês da "Folha Diocesana", jornal da Arquidiocese de Guarulhos (SP), o bispo dom Luiz Gonzaga Bergonzini pede aos leitores que não votem na candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. "Não reformo ou 'mascaro' a verdade. Não altero quanto eu já escrevi a respeito da defesa da vida para agradar a outros ou esconder a verdade. Reafirmo o que em artigos anteriores escrevi e mantenho. Não Votem em Candidatos ou Partidos que Apóiam o Aborto. Reafirmo o que antes disse no meu primeiro artigo acima citado: Não deem seu voto à Sra. Dilma Rousseff" [os grifos são originais], afirma dom Luiz Bergonzini no texto do editorial, intitulado "Autenticidade e coerência". Eu hein!

PSDB

Assim que o prefeito de Terenos, Beto Pereira, sinalizou o apoio à petista Dilma Rousseff nas eleições presidenciais, em vez de José Serra, o comando regional tucano anunciou a abertura de processo interno que podia culminar com sua expulsão. O prefeito antecipou-se e pediu seu desligamento do partido. Em entrevista, Pereira havia argumentado que tem raízes no PMDB, embora esteja aninhado entre os tucanos há um ano. À época do troca-troca partidário, o prefeito de Terenos alimentava o sonho de emplacar uma candidatura a deputado federal, o que não se concretizou. Questionado se continuaria no PSDB após as eleições presidenciais, Pereira admitiu a chance de desfiliação: “É difícil eu continuar”. Enquanto isso, o Processo contra Ary Rigo, segue no ritmo do Martinho da Vila: “...devagar, devagar, devagarinho...”.

MARCELINO

O ex vereador e atual Secretário Municipal de Turismo, Marcelino Nunes de Oliveira, anda ensaiando vôos mais altos rumo ao Paço Municipal. Segundo uma mosquinha, o menino da Vila, estaria articulando espaço em um grande partido, PSDB, PMDB, DEM ou PTB. Caso consiga, ele será mais um nome na disputa de 2012. Marcelino Nunes ainda tentará emplacar o nome do seu irmão Alexandre Nunes na disputa pela vereança. A conferir.

VEREAVEIS

Na semana passada, escrevemos alguns nomes de prováveis vereáveis para a disputa em 2012. Não quer dizer em momento algum que aqueles citados já estão eleitos, apenas que já estão com os olhos bem abertos e buscando espaço. Uma eleição para vereador é uma das mais difíceis que existe, pois, na prática significa que mais ou menos 200 candidatos pedem votos para os mesmos amigos, compadres e tal. Falando nisso, aqui vão mais alguns nomes: Professor Ageu, Jean Paes e André Cardinal. Da imprensa deve sair um candidato a vereador também.

 AGRADECIMENTOS
Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao à aniversariante de ontem 19/10 kely Arteman Antunes e do dia 23/10 João Bala; Genildo Rossini; ao prof. Ageu; Sr. João do Carmo Batista Dorneles e Ney Magalhães. Obrigada. Semana que vem tem mais.         
Pesquisa personalizada