25 junho, 2008

OAB Itinerante leva diretores da Seccional e palestra da ESA a Ponta Porã

24/06/2008 - 16:43
Fonte: Andréa Bitencourt, para a 5a Subseção da OAB
Foto: Andréa Bitencourt


Eliz Saldanha, presidente da OAB em Ponta Porã, e Sérgio Muritiba, da ESA

Ponta Porã (MS) – A Seccional da OAB-MS e a Escola Superior de Advocacia (ESA) prestigiaram Ponta Porã na sexta-feira, dia 21, através do projeto "OAB Itinerante", promovido pela atual diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul que cumpre expediente, a cada mês, nas subseções da Ordem no interior do estado. Através do projeto, os diretores da Seccional mantém contato direto com o corpo de operadores do Direito ouvindo reivindicações, sugestões, assim como, repassando informações atualizadas de atos e fatos do mundo jurídico estadual e nacional.

A Seccional da OAB-MS foi representada pelo secretário-geral Ary Raghiant Neto e pela secretária-geral-adjunta Sílvia Regina de Mattos Nascimento. Eles estiveram na cidade acompanhados do diretor-geral da ESA, Sérgio Muritiba. Os diretores da OAB-MS reuniram-se com a advocacia local na sede da 5° Subseção da Ordem, presidida pela advogada Eliz Saldanha. Depois, reuniram-se com o juiz Mauro Nehring, no Fórum de Ponta Porã, a quem apresentaram as reinvidincações da advocacia.

À noite, nas dependências do auditório da FIP-Anhanguera, foi ministrada palestra da Escola Superior de Advocacia (ESA) proferida pelo professor Alexandre Lima Raslan sobre Meio Ambiente, tendo como debatedor o advogado Marco Túlio Murano. Compuseram a mesa, o diretor-geral da ESA, Sérgio Muritiba, o coordenador do curso de Direito da FIP-Anhanguera, Marco Aurélio Claro, e a coordenadora da ESA em Ponta Porã, Nina Negri.

Depois do evento científico, diretores e advogados da Comarca reuniram-se no restaurante Terraza, localizado nos altos do Hotel Inter Park de Ponta Porã, onde foram congratulados com um jantar de confraternização juntamente com lideranças e personalidades do município.

24 junho, 2008

RECESSO BRANCO


 

Os parlamentares de Brasília estão tentando fazer um recesso branco essa semana por conta das festas juninas em seus respectivos Estados. O presidente do Senado Garibaldi Alves Filho, não marcou sessões deliberativas para esta semana. Prevendo a repercussão negativa, o presidente da Câmara Arlindo Chinaglia convocou os deputados por telegrama, sob pena de ter reduzido o salário pela falta às sessões. Dois pesos, duas medidas. Ê vida boa desses parlamentares.


 

PAC


 

O Programa de Aceleração do Crescimento, lançado a pouco tempo pelo governo, já foi alvo de uma operação da Polícia Federal, denominada "João de Barro". A operação apreendeu documentos e prendeu pessoas em sete Estados e no Distrito Federal. Segundo divulgado, teriam sido desviados mais de setecentos milhões de reais. Sobre isso, o Lulla disse que o governo não precisa de intermediários para que a verba chegue às prefeituras e a CGU está investigando todos os recursos liberados, diga-se de passagem, à toque de caixa.


 

OAB ITINERANTE

No último dia 20 (sexta-feira) foi concluído o roteiro do mês de junho do OAB Itinerante, programa que, mensalmente, leva a diretoria da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil a cumprir expediente em cidades do interior de Mato Grosso do Sul nas subseções da Ordem e fazer reuniões com a advocacia e lideranças dos municípios. Com participação do secretário-geral da OAB-MS, Ary Raghiant Neto, e da secretária-geral-adjunta, Sílvia Regina de Mattos Nascimento.

Aqui tivemos a participação de vários advogados locais, além de colegas de Maracajú e Antonio João. Os diretores da Seccional também visitaram o juiz Diretor do Fórum, Dr. Mauro Nering Karloh para apresentar reivindicações da advocacia local que clama por melhores acomodações no Fórum, já que a OAB local atende não só os advogados como também os jurisdicionados.

À noite, a diretoria da Subseção ofereceu aos diretores da Seccional e advogados um jantar no restaurante do Hotel Inter Park.


 

TOLERÂNCIA ZERO


 

A partir de agora, o motorista flagrado embriagado será responsabilizado por crime previsto no Código Penal Brasileiro, além de perder a carteira por um ano, mais multa que chega quase aos mil reais. As novas regras já estão em vigor e visam tentar diminuis uma das principais causas de acidentes fatais nas ruas e estradas brasileiras. É uma nova investida, contra os "espertinhos" que costumam andar embriagados ameaçando a vida alheia.


 

DIA D


 

Está chegando o último dia para a realização das convenções municipais em todo o País. Por aqui muita coisa certa e nada definido ainda. Até o dia trinta, à noite, quando serão realizadas as últimas convenções, muita água vai rolar por debaixo da ponte. Arrisco um palpite, onde deveremos ter uma disputa entre dois grupos políticos fortes e com vontade de encarar o pleito. Quem vai vencer? Só dia cinco de outubro.


 

PDT


 

Pois é, o PDT do Bilo, João Dorneles e cia. conseguiu vencer o solitário Oscar Goldoni, numa disputa onde se falou muito e conseguiu pouco. O deputado Ary Rigo esteve em Ponta Porã para sacramentar o "chapéu" dado em Oscar, oficializando apoio ao PSDB. Isso provou para todos que aguardavam a decisão que o grupo vencedor tem maioria tanto no município quanto no estado.


 


 

SENADINHO


 

O novo point da política fronteiriça é o salão do Leonelson. Cordialmente apelidado de "Senadinho", tem levado gente de todos os partidos praticamente todos os dias. Tem gente que não faz outra coisa na parte da manhã antes de passar por lá e saber dos últimos acontecimentos. Ainda não tive a oportunidade de "aparecer" por lá, mas farei assim que possível.


 

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna em especial aos advogados Luiz do Amaral, Deodato de Oliveira Bueno, Renato Leal, Modesto Rojas e a aniversariante de amanhã Dorinha Cardoso.

Obrigada. Semana que vem tem mais.


 

Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, do www.mercosulnews.com e do www.pontanews.com.br E-mail: elizjpp@hotmail.com.


 


 


 


 

Ocorreu um erro neste gadget
Pesquisa personalizada
Ocorreu um erro neste gadget