13 julho, 2005

FALANDO SÉRIO DE 02, 13 e 05 e 27 DE JULHO 2005

O quintal alheio
Compromissos políticos nos levaram à Corumbá no início da semana. É uma linda cidade que atualmente está sendo administrada pelo PT, depois de 08 anos de PSDB. Também pudera, o presidente da CPMI dos Correios, senador Delcídio do Amaral (PT) é de lá. Às vezes a gente precisa visitar o quintal do vizinho pra perceber que o nosso está melhor. Ponta Porã é mais bonita!

É verdade

Ponta Porã é infinitamente mais bela que a velha Corumbá, nossas avenidas são mais largas e mais iluminadas. E, por mais problemas que tenham os nossos bairros, o Independência sem as roçadas necessárias; o Planalto com erosão na rua dos vereadores e crateras gigantescas espalhadas pelo resto do bairro, a Vila Áurea com seus problemas de regularização imobiliária; o Gui Villela e Andreazza mesmo isentos de IPTU por força de lei, os moradores, talvez por desinformação não exercem esse direito, enfim, com todos os problemas Ponta Porã é mais bonita, pelo menos no centro.

Empregos

Sendo assim tão bela só falta à nossa cidade a tal geração de empregos, para a cidade e, para seus moradores. A tão propalada geração de empregos, a tão esperada geração de empregos, a tão sonhada geração de empregos e conseqüentemente a tão planejada geração de empregos em termos de utopia só perde para o fome zero do PT.

Iluminação

Passei toda a minha vida acreditando que a escuridão da Av. Brasil (aeroporto), naquele espaço que separa o Jardim Aeroporto do Parque das Exposições, fosse algo normal. Sempre me disseram que as normas de aviação não permitem iluminação na cabeceira da pista do aeroporto, mesmo que isso traga riscos às pessoas que obrigatoriamente transitam naquela via durante a noite, pois não existe outro meio de acesso de um bairro para outro.

Boa Idéia

Mudei de idéia lá em Corumbá, depois de conhecer a rua Edu Rocha, salvo engano, que também fica na cabeceira da pista, mas a calçada é iluminada com luminárias bem baixinhas, dando segurança aos transeuntes e não prejudicando os aviões. Não tenho conhecimento sobre normas de aviação, mas seguramente conheço as dificuldades pelas quais passam os moradores daquela região de nossa cidade.

Chantagem

Toda vez que a imprensa publica denúncias sobre a malversação do dinheiro público, os beneficiados pelos desvios se apressam em falar sobre chantagens, conspirações das elites para desestabilizar o governo, e todo tipo de conversa fiada. Mas felizmente muita coisa mudou desde a Constituição de 1988, que consagrou a liberdade de expressão e graças à imprensa as máscaras já começaram a cair.

Autistas

Poderosos usurpadores do dinheiro público, vivendo num mundo de soberba absoluta e sem enxergar o próprio umbigo, pois o poder quando mal utilizado, cega. Andam por aí exibindo descaradamente os sinais exteriores de riqueza que não passa despercebida pela Justiça que até pode ser cega, mas não é boba.

Por isso como diz aquele Deputado: não assine nada sem ler, não pague nada sem recibo e acrescentamos o seguinte, “só roube se for para mudar de planeta, porque aqui terás que devolver, ah terás sim”.

Maratona

Um certo Juiz federal, meu amigo, está treinando muito nos altos da Avenida Afonso Pena em Campo Grande para, segundo dizem, participar de maratona na Capital. Dizem ainda que só há um problema, vários pretensos participantes já começaram a cancelar inscrições. Se continuar assim o Juiz terá que competir só com seus seguranças. É medalha de Ouro na certa. Fala Sério!

FALANDO SÉRIO 05 DE JULHO DE 2005


O Brasil passado a limpo

Roberto Jefferson já não está sozinho, de delator se transformou em testemunha, e como no Brasil a prova testemunhal nunca foi tão importante, ele recebe diariamente milhares de cartas e E-mails de denuncistas de plantão. A verdade é que esse nome ficará para história como um divisor de águas como o Brasil antes e o Brasil depois de Jefferson.

Testemunhas

Concordamos com alguns leitores que reclamaram da forma como cidadãos de bem foram expostos pela mídia por terem seus nomes incluídos no rol de testemunhas em processos de trafico de entorpecentes, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Mas é importante ressaltar que a testemunha não é necessariamente cúmplice dos acusados e os acusados não devem ser execrados publicamente antes de transitar em julgado uma sentença condenatória.

Assim, é importante que o cidadão comum tenha consciência de que o papel da testemunha é de máxima importância no esclarecimento da verdade, sendo considerada verdadeira auxiliar da justiça, a testemunha não precisa se defender de nada, pois de nada é acusada. Porém, no momento em que vem a público se justificar, imediatamente se transforma em assistente da acusação, ou seja, de forma implícita passa a acusar em vez de cooperar. Aí sim, o Ministério Público pode até desconfiar de certa cumplicidade.

A chave do poder

Dizem que o poder corrompe, mas nem sempre é assim, se um homem se deixa corromper é porque corrompido ou corrupto já é. Generalizar os políticos é burrice, pois tem muita gente boa querendo trabalhar pela cidade, basta deixarem.

Falando nisso

Na semana passada os integrantes do Fórum Contra a Corrupção se reuniram na sede da OAB/MS na Capital para discutir as próximas atividades promovidas pelas Entidades participantes.

A reunião, presidida pelo vice-presidente da OAB/MS, Oton José Nasser de Mello, contou com a presença de importantes figuras do cenário político estadual; da Conselheira Seccional, Silvia Regina Nascimento; do presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Antônio Lacerda, além de representantes das Entidades cadastradas.

Durante a reunião ficou estabelecido que no dia 23 de julho, será promovido um manifesto, com coleta de assinaturas e adesivagem no centro de Campo Grande, a partir das 8 horas. Os participantes criaram ainda comissões que organizarão o ato público, a cartilha para distribuição nas escolas, a captação de recursos e materiais e a mobilização estudantil.

Denuncie a corrupção

O próximo encontro do Fórum Contra à Corrupção será no dia 12 de julho, às 17 horas, na sede da Ordem. Lembrando que o telefone para denúncias é o 318-4740.

Lançado no dia 16 de junho, por uma iniciativa da OAB/MS o Fórum Contra à Corrupção já tem adesão de mais de 25 instituições da sociedade civil de Mato Grosso do Sul. Para representantes dessas entidades, o envolvimento das instituições representará um avanço na luta pelo restabelecimento da verdade e justiça no âmbito nacional e o conseqüente controle das atitudes corrompidas


O GAAP

Ainda não conseguimos o computador para o Grupo de Apoio às pessoas portadoras do vírus HIV e doenças sexualmente transmissíveis. Ajude e se por acaso você que está lendo achar muito dispendioso, saiba que é possível fazer a doação em dinheiro e poderemos todos juntos efetuar a compra, e depois fiscalizar, logicamente.


A casa de apoio está de portas abertas para quem quiser conhecer, ajudar e também fiscalizar, o que é muito importante, porque só assim as pessoas que doam ficam sabendo como é investida a doação, e o quanto este apelo é importante. O GAAP presta contas neste diário de tudo quanto recebe, bem como a maneira como aplica os recursos. Transparência é isso.

Agradecimentos

Agradecemos o apoio e o carinho recebido pelos leitores: Ana Claudia, Chico Gimenez, Rita e Álvaro Bittencourt, Sr. Modesto Rojas Games, Felipe Ayala, Luiz Carlos Gonzáles, Ramão Vigilante, Dora e Otaviano Cardoso e principalmente um abraço especial para minha colega de Prefeitura, Sra. Janete, esposa do sempre cordial Armando Matoso.
FALANDO SÉRIO - 27 DE JULHO


Lulla não é vitima









Confiante nas pesquisas Lulla se diz vitima de preconceito. O certo é que desde maio as pesquisas estão mostrando que o povo brasileiro confia no governo, pois 35% da população continuam dando cheque em branco para o Presidente, restando saber até quando o eleitor vai achar graça do que ele fala para perceber definitivamente que sua vitimização é fruto do autopreconceito do próprio Lulla.





Melhor explicando.





O Brasil nunca sentiu vergonha de ter um Presidente da República, como o Lulla, mas este sente vergonha de si, a prova disto está no que fala: “Sou filho de pais analfabetos, minha mãe não sabia fazer um ó com o copo”. Mas isso não seria problema de coordenação motora? Fala sério!





Mas o Presidente falou ainda que:





“Eu conquistei o direito de andar de cabeça erguida neste País, com muito sacrifício”.



E tudo por quê? Porque seus pais lhe ensinaram que:



“O mais importante na vida, é andar de cabeça erguida”, concluiu.





Sinônimo de honestidade





Andar de cabeça erguida não é sinônimo de honestidade, assim como o analfabetismo dos pais não autoriza ninguém dizer que é honrado. Basta olhar para o Delúbio, o homem praticou vários crimes e continua de cabeça erguida, rindo da gente. E como honestidade não se conquista, o que se percebe é que o Presidente da República não tem noção do que é certo ou errado. Basta manter a cabeça erguida.





Ninguém acredita







Mas o Senador Pedro Simon (PMDB) apresentou Projeto de Lei Complementar que propõe o fim do sigilo bancário de senadores, deputados, ministros, vice-presidente, presidente, prefeitos, vereadores e (pasmem algozes) também de secretários municipais.



Nem precisa ter bola de cristal para saber que será um dos projetos de lei com a tramitação mais lenta possível, obvio, pela falta de interesse político.





Chico Gimenez





Semana passada em entrevista concedida a uma rádio local, o vereador do PSB associou um publicitário contratado pela Prefeitura ao nome do lobista do momento, o diabólico Marcos Valério, tudo porque a empresa do primeiro tem como nome as iniciais do segundo.MV



Com exceção da engraçada comparação, que lógicamente não procede, no resto o vereador faz uma oposição quase solitária, porém bastante coerente, pois o rapaz está munido com uma pasta cheia de documentos, publicações e extratos de contratos. Diz que só fala porque pode provar.Muito bomEsse tipo de oposição é bastante salutar, basta recordar apenas como exemplo, o caso dos recursos do PNAFM, na ordem de R$1.8000,00 (um milhão e oitocentos mil reais) corrigidos. O vereador fez com que o Secretário de Finanças do Município, admitisse durante a prestação de contas em maio na Câmara Municipal, que se surpreendeu quando em 1º de janeiro descobriu R$ 800.000 (oitocentos mil reais) na conta da Prefeitura, que depois se soube tratar de valores provenientes do empréstimo que o Município fez com o Banco Mundial e que foram liberados na administração passada.


02 de agosto de 2005


Lulla virou arroz de festa

O quase ex-presidente Lulla, mudou completamente sua agenda, das viagens pelo exterior quedaram apenas lembranças, e põe lembrança nisso. Agora quem quiser encontrar o Lulla basta ir a eventos patrocinados por aqueles que ele havia esquecido, ou seja, caminhoneiros, taxistas, micro-empresários, metalúrgicos, enfim todos os responsáveis pela sua vitória e, quiçá, sua eleição no ano que vem. Mas não seria reeleição?

Dizem por aí (ele odeia diz-que-diz) que ele renunciará, e como bom brasileiro (não desiste nunca) vai criar um novo partido, o PTH (Partido dos Trabalhadores Honestos), ressurgindo das cinzas. Credo!


Velhas denúncias

Vários jornais já haviam publicado matéria sobre as denuncias que o atual prefeito de nossa cidade fez ao Ministério Publico e ao Tribunal de Contas do Estado no inicio do ano, alguns sites eletrônicos, inclusive, deram mais riquezas de detalhes, tais como valores e datas. É, acho que novas denúncias irão repercutir muito mais, principalmente porque atingem em cheio àqueles que estão no poder.


Referendo

Marcado para o próximo dia 23 de outubro, o primeiro referendo no mundo sobre o desarmamento, cerca de 120 milhões de brasileiros terão que ir às urnas para responder se o comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido ou não no Brasil.


Se a maioria dos eleitores optarem pelo SIM, o comércio de armas deverá cessar assim que o Tribunal Superior Eleitoral proclamar o resultado da consulta popular. Se a resposta for NÃO, a comercialização de armas continuará.



Sim ou não, o governa deverá gastar aproximadamente 200 milhões de reais. Então poderia aproveitar para perguntar se o povo brasileiro não está precisando de mais segurança, pois os bandidos, ao que me consta não costumam comprar armas com nota fiscal.

Agradecimentos


Agradecemos aos leitores e colaboradores responsáveis pelo sucesso desta coluna: Vereadores Adãozinho Dauzacker e Dr. Hindo, Augusto e Fernando Oliveira, Marcos Amin, Oscar Mosele Júnior, Cristina Lopes, Sr. Aristides Gracia e a Dona Ilda Sanches.
Pesquisa personalizada