22 fevereiro, 2011

RONALDO


Após 18 anos de carreira, no último dia 14, Ronaldo Nazário resolveu se aposentar. Está certo que ele já não é o melhor do mundo, mas continua sendo o “Fenômeno”, pois depois de tantas lesões, cirurgias, escândalos, noitadas, casamentos, noitadas -de novo- e separações e ainda por cima mais de 30 anos, nos alegrou com um gol nos 47 minutos do segundo tempo. Deixou o futebol no momento certo e saiu por cima das criticas acerca de sua obesidade. Ronaldo sofre de hipotireoidismo e nós corintianos sofreremos de saudosismo.

JOSÉ SARNEY

Uma postagem na manhã de ontem no microblog twitter do Supremo Tribunal Federal (STF) fez piada sobre a permanência na política do presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB).

No twitter oficial (@stf_oficial) um funcionário postou a seguinte frase: “Ouvi por aí: “Agora que o Ronaldo se aposentou, quando será que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?”

O texto foi apagado. A equipe de comunicação do Supremo está reunida neste momento para verificar o caso e tentar localizar o nome do funcionário para tomar as providências legais Poxa, perguntar não ofende.



PROCURADORIA

Criada por força do artigo 91 da Lei Orgânica do Município de 1990, a Procuradoria Geral ficou por quase vinte anos na dependência de um administrador comprometido em cumprir a Lei, como é o caso do prefeito Flávio Kayatt, que ao tomar conhecimento da necessidade de se elaborar uma Lei Complementar para sua implantação, tomou todas as medidas necessárias para tal. Isto serve para demonstrar que a Lei Orgânica, com todas as suas alterações subseqüentes, sempre fez menção a Lei Complementar, estabelecendo prazo para a implantação da PGM.

Significa que a ordem legal já existia há muito tempo, contudo, faltou interesse e vontade politica aos prefeitos anteriores em contemplar Ponta Porã com esse avanço. Coisa que não faltou ao atual prefeito que tem uma visão mais ampla e forte vontade de deixar a administração em uma situação muito melhor do que a encontrou.

NADA É POR ACASO

Quando esta colunista que também é procuradora municipal, tomou posse como advogada da prefeitura, isto em 1997, já entrou em contato com o projeto de lei que tratava da regulamentação e implantação da PGM, e a partir daquela época se iniciou uma via crucis que já vinha sendo percorrida pelas Dras. Sandra Brandão Derzi Resende e Maria Teixeira de Oliveira Soto. Mas nunca conseguíamos um progresso porque a Secretaria Jurídica sempre foi ocupada por advogados que não eram de carreira, melhor dizendo, não faziam parte do quadro de advogados concursados, razão pela qual não desejavam assumir tamanha responsabilidade, inclusive, solidária com todos os atos do Prefeito.

Mas como em tudo, tem o dedo de Deus e a força Dele presente em qualquer situação, aconteceu que a Dra. Paula Consalter, ao deixar a titularidade da Secretaria Jurídica, indicou para substitui-la aquele que no seu entendimento, era o mais dedicado e prestativo advogado concursado, o Dr Jadson Pereira Gonçalves. Sua juventude trouxe um novo folego para todos nós que passamos novamente a tratar do assunto: Procuradoria.

O apoio recebido da Seccional e Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, o empenho do Secretario Hélio Peluffo, então chefe de governo, aliado a presteza e competência do jovem Procurador Jadson, bem como os esforços dos demais procuradores; o apoio do deputado estadual Reinaldo Azambuja e dos vereadores de Ponta Porã, resultou na elaboração de um projeto de lei mais moderno e de acordo com a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município. Mas é preciso lembrar a todo instante, que embora as duas advogadas concursadas e subscritoras dos processos já há muito serem chamadas de procuradoras pelos juízes da Comarca, faltava ainda a sacramentação que só poderia ser feita por aquele que é o dono da caneta, o prefeito, sem duvida alguma.

Diante disto, devemos agradecer ao Prefeito Flavio Kayatt por seu posicionamento e coragem que não tiveram seus antecessores e desejar ao Procurador Geral, Dr. Jadson Pereira Gonçalves que tenha um período de exercício do cargo profícuo e voltado à defesa do Município de Ponta Porã, sem olvidar que não deixou de ser advogado e, portanto, deve zelar sempre pelo estatuído na Lei 8906/94 (Estatuto do Advogado), mais precisamente o Art. 6º da referida lei e nunca deixar de ser humilde, pois com certeza este benfazejo acontecimento pode ser um teste Daquele que tudo sabe e tudo vê.

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna em especial aos aniversariantes: Chico Gimenez (14/02), Diego Kraemer e João Paulo Alves (15/02) e a minha prima Marilsa que fica mais experiente na data de hoje. Além da Sra. Geize Marques, a grande anfitriã dois dias 11 e 12 de fevereiro nas comemorações de 01 ano de sucesso do Real Bingo Guarani. Obrigada. Semana que vem tem mais.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada