14 abril, 2011

DILMA


A presidente Dilma Rousseff está na China desde segunda-feira para estreitar laços comerciais com o País mais populoso do mundo. Dona de uma economia crescente e insaciável, a China e o Brasil devem assinar cerca de 20 acordos comerciais nas áreas de esporte, agricultura, tecnologia e educação. Uma das maiores expectativas da visita é a que a EMBRAER, empresa brasileira que fabrica aviões seja inserida nas relações comerciais entre os dois países.

DÉBITO OU CRÉDITO?

O governo federal pretende implantar a partir de maio um cartão que permitirá que as verbas federais destinadas às cidades atingidas por catástrofes naturais sejam liberadas de forma mais rápida. Quem deu a notícia foi o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. “Vamos passar a utilizar o cartão de defesa civil para a transferência de recursos para municípios atingidos. O cartão proporcionará maior agilidade na liberação de recursos, uma vez que evita a abertura de conta para a liberação dos recursos. Queremos começar a utilização do cartão já em maio”, afirmou o ministro”.

PEC

O Senador Pedro Taques – PDT-MT, protocolizou na semana passada uma Proposta de Emenda à Constituição – PEC – onde fica vedada ocupação em cargos do executivo por parlamentares. Segundo o autor da proposta, é uma distorção do modelo atual que impede uma efetiva fiscalização do Legislativo ao Executivo, eis que, os parlamentares perdem a autonomia quando estão no executivo.

TCE

A disputa pela vaga deixada por Celina Jallad no Tribunal de Contas deve ficar ainda mais acirrada. Segundo os “especialistas” de plantão, a indicação para ocupar a vaga pertence a Assembleia. O deputado Jerson Domingues é candidatíssimo. A senadora tucana Marisa Serrano corre por fora. Perguntado, o governador André Puccinelli sai pela tangente e diz que vai indicar o nome que a Assembleia apontar. Ou seja, de concreto nada.

SUCESSÃO

Como diz um amigo meu, a industria da boataria anda em alta aqui pela Princesinha dos Ervais. O boato mais novo é que presidente recém empossado poderá acordar “desempregado”, assim como seu antecessor. Tudo por conta das “armações” de um candidato a Rei que articula e desarticula o que quer no Estado. Segundo fontes da Capital, não passa de especulação. O mais antigo é que um grupo de quatro “amigos” estaria disposto a formar um time que não perderia de jeito nenhum a disputa ano que vem. Bastaria apenas que uma pesquisa “séria” apontasse o melhor colocado e pronto, os outros três apoiariam o felizardo. Acontece que nenhum deles acredita em nenhum instituto de pesquisa. Haja tempo para tanto boato!

CÂMARA

Já com relação a disputa por uma das quinze vagas na Câmara, o que tem de candidato a candidato não está no gibi. O interessante é que se o ouvinte permitir a fala do “futuro” vereador, acaba se convencendo. São coisas do tipo: “vem para o meu partido que com a expressiva votação que terei, ajudo a te eleger e mais cinco do nosso time”. O que o cara está pensando? Que vai ter dez, vinte mil votos? Fala Sério!


AGRADECIMENTOS

Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao repórter fotográfico Léo Veras; ao corretor de imóveis Silvio Soto; ao advogado Alfredo Cândido e ao casal que retorna de Portugal em junho Vinicius e Fabíola Chimenes. Obrigada. Semana que vem tem mais.

Colaboração: Pedro Zadyr

Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, do www.mercosulnews.com, do www.noticiasdeponta.com e www.diariopora.com.br Email: elizjpp@hotmail.com

Falando Sério de 06 de abril

AÉCIO NEVES


O pessoal do José Serra no Congresso Nacional estão dizendo que o neto de Tancredo não se posiciona firmemente na condição de oposição ao governo Dilma Rousseff. Isso seria prova, dizem os tucanos serristas, de que Aécio não teria força para conduzi-los.

Só pra contrariar, os amigos do Aécio sugeriram que ele fizesse um discurso contundente de oposição, para demonstrar que tem condições de assumir importante papel. Veremos como será do discurso dele hoje no Senado.

JUIZES FEDERAIS

Está marcada para o próximo dia 27 de abril a paralisação dos juízes federais, no sentido de pressionar o Congresso em favor de aumento de 14,6% sobre a remuneração recebida atualmente. O que se pergunta, quais serão as consequências dessa “greve”? Os julgamentos irão demorar mais? Mas é possível demorar mais?

Os juízes reivindicam um aumento nos salários dos atuais R$ 22,9 mil para R$ 26,3 mil. Além do reajuste, os juízes buscam direitos iguais aos do Ministério Público Federal e maior segurança, já que vários magistrados têm sido vítimas de atentados de organizações criminosas.

Sinceramente, acredito que a população será contra o aumento, ainda que justo, mas vai trazer a baila o debate acerca das férias de 60 dias, da lentidão de suas decisões e dos baixos salários recebidos pelos demais servidores públicos e o baixo valor do salário mínimo. O cidadão não vai ganhar nada com essa greve. Nem o juízes federais.


A OAB É CONTRA

De acordo com a assessoria de imprensa da OAB nacional, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, criticou a greve dos juízes federais para reivindicar o reajuste, de acordo com o presidente Ophir Cavalcante, os juízes devem repensar a paralização da categoria: "Entendemos que o juiz deve receber uma boa remuneração para poder exercer com dignidade, autonomia, tranquilidade e independência a sua função. Entretanto, uma paralisação dos juízes federais cria empecilhos ao funcionamento do Poder Judiciário e é nefasta para sociedade, para o cidadão que tem processos em tramitação e não é boa para a imagem da magistratura";


DILMA SE POSICIONA

A presidenta diz respeitar o judiciário, porém, acredita que melhor seria o dialogo antes de partir para uma paralisação.


De acordo com o Globo, Dilma Rousseff disse que: Eu represento o Poder Executivo. Em relação ao Judiciário, eu tenho uma postura de bastante respeito. O que o Judiciário encaminhar, é de competência dele, da autonomia dele. Em geral, eu digo que é melhor sempre esgotar o caminho do diálogo antes de partir para medidas drásticas.

SEBRAE

Acontece hoje na Associação Comercial de Ponta Porã, das 19 às 23h horas palestras que visam auxiliar novos empresários no planejamento de sua empresa. Sob os temas: “Planejando a abertura de sua empresa”, que trata do planejamento, como base da

estruturação de uma ideia, para então colocá-la em prática e “Buscando Recursos Financeiros”, que repassa informações sobre a melhor maneira de recorrer a linhas de financiamento. O SEBRAE está proporcionando as palestras gratuitamente. Muito Bom.

ITAPEMA


Com data marcada para o próximo dia 15, está dando o que falar a eleição para o comando do Itapema Iate Clube, nos próximos 03 anos. Me contaram que tem um candidato apostando um grana preta com quem quiser que vai ganhar a eleição com folga. Sinceramente? Não acredito.

AGRADECIMENTOS


Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao jornalista Peter Oviedo; aos funcionários da Procuradoria Geral do Município e aos aniversariantes: Cilninho Arce e Eraldo Maciel (08/04); Dra. Lysian Valdes (09/04) e Jair Mateus (10/04). Semana que vem tem mais.

Ocorreu um erro neste gadget
Pesquisa personalizada

TeleMessage SMS Sender