11 julho, 2006

Bairrismo

Um leitor muito querido sugeriu que escrevesse sobre o “bairrismo”. Busquei a inspiração necessária no bom e velho dicionário de Aurélio Buarque. Logo percebi que as coisas não são exatamente como parecem, pois em uma primeira análise bairrismo é qualidade ou ação de bairrista.

Bairrista

“1.Que ou quem freqüenta ou habita um bairro. 2. Defensor dos interesses do seu bairro ou da sua terra, 3. (Brasileirismo) Diz-se de, ou pessoa que, levada por uma visão estreita do patriotismo, só considera como sua pátria o estado natal e hostiliza ou menospreza tudo quanto se refere aos demais.” Está no dicionário de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

Talvez fosse sobre o brasileirismo que deveríamos escrever, e não só escrever, mas também pensar em por que o brasileiro foi levado ao entendimento de que ser bairrista é pejorativo? Nada disso. Ser bairrista também deve ser visto sob outro ângulo. Não há porque mistificar as coisas. Pois somente quem já teve a oportunidade de conhecer pessoas que praticaram atos com objetivos aparentes, diversos dos reais, percebe que existem inúmeras maneiras de ver as coisas.

Tudo depende da posição em que se está, a visão, sem dúvida é diferente, bem diversa do que se imagina. Somente então pude perceber o quê o leitor na sua simplicidade quis me dizer ao pedir para escrever sobre bairrismo. Esperava talvez, um artigo com severas críticas àqueles que não possuem a visão de Ponta Porã como terra natal.

Não penso que devemos criticar o posicionamento desta ou daquela autoridade, devemos sim pensar da forma mais bairrista possível em unir forças com o objetivo de elegermos um pontaporanense a deputado estadual, até dois, porque não?. Pois Ponta Porã não terá candidato a deputado federal, tudo por quê? Pela questão do ponto de vista. Entendeu?

Sebrae

Está marcado para sexta-feira, dia 14 a inauguração da Unidade Sebrae em Ponta Porã. A inauguração faz parte das solenidades que serão realizadas no mês de julho em comemoração ao aniversário de 94 anos de emancipação político-administrativa de Ponta Porã, que transcorre no dia 18 de julho.

No mesmo dia em sessão solene da Câmara Municipal os vereadores estarão homenageando personalidades com o título de cidadania.

Já no dia 15, sábado será inaugurado o centro de convivência de idosos, próximo à rodoviária e o mais esperado de todos que é a inauguração da reforma do Ginásio Poliesportivo “Pepe Portela” e a abertura da Taça Cidade de Ponta Porã de Futebol de salão. Além de outras diversas inaugurações. Parabéns Ponta Porã.

Exposição de artes

Dando continuidade às exposições de artes no Paço Municipal, esta semana estão expostas as obras maravilhosas da artista plástica Fátima Peixoto. Vale a pena dar uma passadinha no átrio da Prefeitura e admirar o que é belo.

Copa Guaicurus

Neste final de semana no Centro Hípico Marechal Dutra estará acontecendo mais uma Copa Guaicurus de Hipismo.

A etapa reúne cavaleiros militares das cidades de Dourados, Campo Grande, Amambai e Bela Vista, além de cavaleiros civis de todo o estado. E falando novamente em “bairrismo”, que vença o nosso glorioso “Onze”.

Agradecimentos:

Aos leitores que são responsáveis pelo sucesso desta coluna: Simone Gomes, Laura Karoline Melo que acaba de passar no exame da OAB/MS, Ana Freitas, Jeusualdo Xavier, o “Xaxá, bem como o jornalista e radialista Tião Prado, que está desenvolvendo excelente trabalho de comunicação em nossa cidade além do festejado aniversariante de hoje Dr. Alfredo Cândido dos Santos Ferreira.
Pesquisa personalizada