16 outubro, 2008

R. Ney Magalhães



ARROZ CARRETEIRO E AS PORCARIAS DA FUNAI


"Em se plantando tudo dá", assim se expressou Vaz de Caminha na primeira carta mentirosa que saiu do Brasil.


A corrupção que hoje assola o País, principalmente no meio Governista e Político alcança dimensões que estão levando os Produtores Rurais para o confronto.

A ausência de Política Agrícola, as mentiras nas CPIs, o desrespeito à Constituição e agora com as Porcarias ( com C mesmo ) emitidas pela Fundação Nacional do Índio, que nem faz parte do primeiro escalão do executivo nacional começam a movimentar a Sociedade Sulmatogrossense.

Solidarizando-se com os Produtores de Alimentos do Município de Miranda, representações de dezoito Sindicatos Rurais do MS filiados à FAMASUL, a ACRISUL e MNP nesta segunda feira de trabalho dirigiram-se até ao Pantanal.

Concentrados na entrada da cidade, na Sede da Associação Rural do Vale do Rio Miranda, milhares de Trabalhadores Rurais da Região uniram-se aos produtores de diversos Municípios do Centro Sul do Estado.

As mulheres foram maioria, inúmeros casais estavam juntos, e com esse destaque demonstraram a real situação da calamidade social e econômica que as Ações da FUNAI estão promovendo.

Os Presidentes do MNP e do SR de Miranda anunciaram a passeata das BANDEIRAS BRANCAS simbolizando a PAZ.

O produtor pantaneiro e engenheiro Medeiros ( que não era o Byron ) tomando o microfone contestou os organizadores e afirmou que " chega de beijo na boca" e passeatas com Bandeiras Brancas, o momento é de enfrentamento na Justiça e na Política. E o FUTURO A DEUS PERTENCE.

Nas Palavras de Ordem anotamos frases dos diversos pronunciamentos como "Um Bando de Gente que não trabalha – contra gente que produz alimentos", referindo-se naturalmente à FUNAI.

Bandeiras Brancas Não.

" A população tem que entender que comida não nasce no Supermercado."

A Sociedade Civil deve ser conscientizada de que o gostoso "arroz Carreteiro" que sustenta esta Nação, não nasce simplesmente nos sacos do Supermercado, mas sim dependem do suor e lagrimas do Peão e do Produtor que sofrem no dia a dia de uma luta sem tréguas.

Ao meu lado, os produtores Carlos Eugenio Pauletti e o Branco Ramiro, de Aral Moreira dialogavam..." quem diria que nesta segunda feira braba de trabalho nós estivéssemos aqui nas Ruas de Miranda defendendo as Terras que compramos e pagamos conforme as LEIS BRASILEIRAS e que já são, portanto nossas de DIREITO."

Enquanto o Presidente do SR de Bonito em seu pronunciamento denunciava....a FUNAI corrupta já "rouba aos Índios" e agora quer tomar as nossas Terras aumentando seu potencial especulativo junto às ONGs.

Encerrando o Ato Cívico, o Presidente da FAMASUL, disse que "neste primeiro momento estamos entrando na Justiça para lutar dentro das Leis e também vamos falar com os Políticos.

A seguir motivado pelos acordes do HINO NACIONAL que emocionava a todos afirmou que se nada disso der certo, vamos pegar em armas, não vamos nos entregar, sem brigar. As Bandeiras Brancas foram atiradas ao chão e literalmente pisoteadas pela multidão.

Quero destacar a representação do SR de Maracajú que encontrei na Peixaria de Aquidauana, eram mais de sessenta Produtores Rurais com seus Peões, que no regresso da Passeata prestigiavam o Turismo regional. Afinal ninguém é de ferro.


Histórico: A FUNAI emitiu em Julho algumas Portarias, que no Sul do MS determinavam a expropriação e anexação de milhões de hectares de Terras Particulares para aquele Órgão Publico. A reação dos proprietários, através de seus Sindicatos Rurais imediatamente recebeu o apoio do Governador Pucinelli e do Presidente da Assembléia Dep. Jerson Domingues.

Em audiência com o Governador, a presidência da FUNAI e um representante da Casa Civil da Presidência da Republica, acordaram-se metas a serem cumpridas.

Nesse intervalo, Índios Terenas vindos do chaco Paraguayo conforme anunciou a Mídia Estadual, invadiram a Fazenda Petrópolis do Ex-Governador Pedrossian, em Miranda.

Em represália à Reintegração de Posse emitida pela Justiça Federal, a FUNAI, que se julga a dona da verdade e, portanto acima das Leis, emitiu uma Portaria especifica para Miranda. Determinou a medição imediata da absurda área de 37 mil hectares ao redor da aldeia Cachoeirinha, tradicionalmente reconhecida como área de três mil hás. aproximadamente. Para mostrar seu desprezo para com a Justiça, desrespeitou também o acordo da Casa Civil do Presidente Lula.

Os produtores rurais de Miranda estão desesperados, os peões temem perder seus empregos, os comerciantes perdem seus clientes, o clima é de Guerra. Por enquanto "fria".

agroney@bol.com.br

Produtor Rural em Amambai

CRISE

Depois de duas semanas em que quase entraram em choque, as bolsas de valores voltaram a subir. Isso se deve ao fato de que existe uma união de quase todos os governos, injeção de somas altíssimas em instituições bancárias que passam por dificuldades, para que possam oferecer crédito às pessoas comuns. Bom exemplo vem da Inglaterra, onde o governo "nacionalizou" bancos que passam por dificuldades, comprando grande parte de suas ações. Quando o banco estiver com a economia sadia, o governo vende as ações e recupera o seu dinheiro.

SEM FORÇA

O presidente do Senado Federal, senador Garibaldi Alves, sentiu que não tem esse poder todo. Falo isso porque desde a entrada em vigor da lei antinepotismo, Garibaldi tem insistido para que os seus nobres pares se enquadrem nos rigores da Lei. Porém, 45 senadores sequer responderam a comunicação oficial do presidente para informar quantos parentes têm em seus respectivos gabinetes. No Congresso então, nem se sabe quantos estão descumprindo a Lei.

EXEMPLO

Estudantes da cidade gaúcha de Três de Maio inovaram: eles instalaram e passaram a recolher pilhas e enviá-las para reciclagem. O projeto, que teve início há três anos, já pretende ampliar seus horizontes para os municípios vizinhos. Para quem não sabe, as pilhas são altamente poluentes e exemplos simples como esse, deveriam ser adotados em todo o País.

PORRETE NELE!

O primo do senador Delcídio do Amaral, Augusto do Amaral, o Buxexa para os íntimos está preso desde sexta-feira. Motivo: desacatou uma agente policial federal ao prestar uma queixa. Teve sua casa arrombada e foram encontrados pelo corpo "evidências" de espancamento. Augusto que recentemente passou por uma cirurgia de transplante de córneas, corre risco de ficar sem a visão em um dos olhos.

GREVE

A greve é um instrumento garantido pela Constituição de 88, portanto, legítima. A greve dos bancários ainda persiste e segundo sindicalistas, por tempo indeterminado. Acontece que os mais "bafejados pela sorte" têm banco em casa, enquanto que a maioria depende de ir até as agências para resolver os seus problemas. Um mínimo de assistência deveria ser mantida em cada agência, para atender os mais humildes. Seja lá como for, espero que termine logo essa greve e que todos sejam "felizes para sempre".

ELEIÇÕES

Chegaram ao fim as eleições municipais aqui em Ponta Porã. O prefeito reeleito não deve mudar muito seu estilo de governo e seu secretariado. A surpresa ficou mesmo pela nova composição da Câmara Municipal. Renovou setenta por cento e pela primeira vez em toda a sua história terá três mulheres e coincidentemente três professoras como vereadoras. Não será fácil para os vereadores, pois são três mulheres de opinião e personalidade muito fortes. Quem viver verá!


MIB

No melhor estilo Homens de Preto, o Promotor de Justiça Dr. Douglas e o Juiz de Direito Dr. José Henrique foram um "show" à parte no dia das eleições. Dr. Douglas, salvo engano, esteve em todas as seções e não titubeou em acabar com as bocas de urna que encontrava pela frente. Já o Dr. José Henrique apurava denúncias tidas como mais sérias e visitou pessoalmente a casa de alguns candidatos. Resultado final: a Justiça tentou fazer com a democracia fosse exercida sem influência, porém, existe o lado lá. Entendeu?

CONGRESSINHO

O salão do Leonelson ficou famoso quando apelidado de "Senadinho". Além dele, tem a presença constante do Julinho, que segundo dizem, está correndo atrás de assinaturas para fundar o PLP – Partido dos Línguas Pretas. Só que para surpresa de todos, o mais novo ponto de encontro dos politiqueiros de plantão é na loja da ambientalista Maria Bonita. O Nuno Gaeta que não é bobo nem nada, rapidamente saiu com essa: "Ué, tem o senadinho do Leonelson, então aqui é o Congressinho da Maria Bonita!"

AO VIVO

Essa foi a notícia da semana: Uma apresentadora de Televisão americana foi pedida em casamento ao vivo pelo seu noivo, que trabalha em outra emissora como "Homem do Tempo". Segundo ela, a emoção e o susto foram grandes, mas o gesto do pretendente valeu um sim.


AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna em especial ao Ney Magalhães e sua esposa Hedy; ao Fernando Bueno de Oliveira; Nelídia Benites e ao Marcos Bello Benites vereador eleito com votos conquistados, parabéns Marquinhos. Agora Foi!

Obrigada. Semana que vem tem mais.

Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, do www.mercosulnews.com e do www.pontanews.com.br E-mail: elizjpp@hotmail.com.

Ocorreu um erro neste gadget
Pesquisa personalizada
Ocorreu um erro neste gadget