No último domingo, chegaram ao fim as eleições municipais deste ano com a realização do 2.º turno em 31 cidades brasileiras. Na maior cidade do país, o desacreditado Gilberto Kassab, que no fim de julho tinha pouco mais de nove por cento, deu uma "lavada" na petista Marta Suplicy. A petista teve o apoio descarado do Lulla, o que nos prova que mesmo popular, o político não consegue transferir votos. Outra coisa: Marta já foi prefeita de São Paulo e o povo provou que não esqueceu sua administração. Marta Suplicy a partir de agora deve relaxar e gozar.
2010
Encerrada a disputa, seríamos hipócritas se disséssemos que estas eleições não estão ligadas à disputa em 2010. O PMDB foi sem dúvida nenhuma o partido que mais saiu fortalecido, seguido de perto pelo PT, PSDB e DEM. Mas quem realmente saiu forte para as próximas eleições foi o governador José Serra, já que seu apoio foi fundamental para a vitória esmagadora de Kassab.
Ficaram seqüelas nestas eleições, já que partidos aliados do governo disputaram entre si algumas cidades importantes do País, como Porto Alegre e Salvador. Como o Lulla vai digerir isso?Só Deus sabe.
DE TANGA
A mais apertada de todas as disputas, em que o resultado só foi conhecido com o término das apurações, foi no Rio de Janeiro, onde Eduardo Paes levou por uma diferença de pouco mais de um por cento. O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse num programa humorístico que se ganhasse a prefeitura da Cidade Maravilhosa, desfilaria apenas de tanga pela praia. Se ele vai realmente pagar a promessa, ninguém sabe ainda, mas vamos aguardar.
Já o Fernando Gabeira, que numa dose única de antipatia nem recebeu o pessoal do programa, não precisará ir a praia e nem à Prefeitura.
FUTURO
E para encerrar o assunto eleição o Ministro Carlos Ayres Britto, disse nesta semana que no futuro o eleitor brasileiro poderá votar pela rede mundial de computadores: a internet. Não sou técnica em informática, mas deve haver algum motivo para nações pelo mundo recusarem o uso de urnas eletrônicas nas suas eleições. São ágeis, facilitam a contagem, mas será que são realmente confiáveis?
FUTURO II
Por falar em futuro, a inovação aqui no Estado é a implantação pela Secretaria de Justiça da DEVIR – Delegacia Virtual – onde o cidadão poderá prestar suas queixas sobre furtos, extravio de documentos e outros serviços. O contato com o cidadão é feito em no máximo 30 minutos, caso haja a necessidade de alguma complementação. Segundo o Delegado Jefferson Nereu Luppe, há projetos para a expansão dos serviços e a confiabilidade do sistema é garantida. O endereço para quem quiser conferir é: www.devir.pc.ms.gov.br
HERMANOS
Já falei nesse assunto semana passada: existe um sentimento antibrasileiro crescente no vizinho Paraguay, por conta das terras adquiridas por brasileiros. Ponta Porã e Pedro Juan Caballero sempre viveram em paz, mas temos notados pequenas hostilidades por allá. Os campesinos paraguaios querem que expulsem, confisquem e utilizem de todos os métodos para que a terra seja apenas deles. Já vimos cenas assim, não?
AUSÊNCIA
Muitos leitores assíduos que lêem e comentam esta coluna pela internet, tem perguntado o que teria acontecido com o blog Rocaro, que não tem mais atualizações há dias. Para esses leitores informo que o Paulão anda muito ocupado na editoria do Jornal da Praça, mas que logo logo voltará a escrever no blog. Aliás, muitas pessoas comentaram a coluna Fatos JP das edições de sexta-feira e sábado, pelo seu conteúdo e pela maneira destemida de escrever, característica do Paulo Rocaro.
ANEL VIÁRIO
A Prefeitura Municipal de Ponta Porã iniciou as conversas para, em conjunto com o comandante do 11.º R C MEC conseguir viabilizar a construção do anel viário, que fará o desvio do trânsito pesado para fora da cidade. É uma obra necessária há muito tempo e que sempre encontrou na burocracia sua maior dificuldade. Se concretizada, a obra facilitará o trânsito de automóveis, pedestres e motociclistas na área central da cidade.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial José Eduardo Marreira e Márcio Papaléguas, que aniversariaram ontem (28/10) e à linda e inteligente Aracy Sanches Correa aniversariante do dia 1º de novembro.