17 fevereiro, 2009

COMEÇOU
A campanha eleitoral rumo à presidência da república começou. O ex presidente tucano Fernando Henrique Cardoso já disse em entrevista nesta semana que o seu partido, o PSDB estuda uma maneira de pedir licença ao STE para entrar também em campanha, já que no seu entendimento o presidente Lulla encontra-se em plena campanha a favor da ministra Dilma Rousseff.
DEIXA A VIDA ME LEVAR

É assim que a ministra super poderosa e agora candidata à presidência da república Dilma Rousseff responde quando perguntada se está ou não na disputa presidencial. A prefeita Marta Suplicy ofereceu uma jantar para Dilma em sua residência em São Paulo. Além disso, a ministra tem andado pelo Brasil inteiro, segundo ela coordenando e entregando as Obras do PAC. Adversários do Partido dos Trabalhadores pretendem via STE cortar as asinhas de Dilma.

PT

O deputado estadual e presidente regional do Partido dos Trabalhadores, Amarildo Cruz informou ao presidente nacional, Ricardo Berzoini que a sigla terá candidatura própria ao governo do Estado em 2010. A idéia a partir da decisão é começar a patrolar a base aliada do governador André Puccinelli. Quem também foi à televisão confirmar a decisão foi o deputado federal Vander Loubet. O nome mais provável para a disputa é o do Zeca do PT.

CAMPANHA

No caso de o ex bolsista pijama Zeca do PT e o governador André Puccinelli resolverem ir à disputa eleitoral, o clima não deverá ser dos melhores, devendo ter o seu foco no lado pessoal. André já vem dando mostras disso, pois, em reunião de seu partido recentemente, disse entre outras coisas que já “bateu” em Zeca outras vezes e que vai dar a quarta surra eleitoral. Chegou a tirar a cinta e arrancou aplausos dos seus correligionários. Será um duelo de titãs, sem dúvida nenhuma. Os petistas que se cuidem senão, o cinto do italiano corre solto!

QUENTE

A terra do ex governador Zeca do PT está pegando fogo. Acontece que o Juiz Eleitoral cassou a diplomação do prefeito reeleito Nelson Cintra – PSDB – por suposta compra de uma cesta básica e a promessa de que pagaria a conta de energia elétrica da eleitora. Cabe recurso, mas o presidente da Câmara, vereador tucano Fortunato Elias da Costa pode assumir a prefeitura ainda esta semana. Já o adversário derrotado, Heitor Miranda, teve o registro cassado por não ter se afastado do Ministério Público, onde ocupa o cargo de Procurador para ingressar no PT. Porto Murtinho pode ter novas eleições ainda este ano.

OAB

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul Dr. Fábio Trad e o secretário geral Ary Raghiant Neto, estão mobilizados no sentido de resolver problemas nos Juizados Especiais, tanto cíveis quanto criminais. Segundo eles, as audiências marcadas de cinco em cinco minutos atrapalham a vida de todo mundo, já que os magistrados não conseguem resolver os problemas neste tempo, gerando confusões e tumultos nas ante salas e num efeito dominó, atrasando a vida de todas as partes envolvidas. Já para Ary Raghiant Neto, outro problema sério é que alguns magistrados atendem os advogados em horários determinados, o que contraria o Estatuto da OAB, gerando tumulto e constrangimento.

CONCURSO

O concurso realizado pela prefeitura municipal de Ponta Porã neste fim de semana deu o que falar. Houve um problema com as provas e acomodações para os 85 candidatos que foram fazer a prova para o cargo de Assistente de Gestão. Em contato com o vice prefeito e secretário de governo e comunicação Dr. Eduardo Campos, recebi a informações de que os candidatos farão a prova no dia primeiro de março de 2009 e que a empresa responsável pela realização do concurso custeará as despesas dos candidatos que vieram de fora. Para a realização do concurso, foram disponibilizadas 132 salas de aulas e os problemas aconteceram em duas delas. Eduardo ainda disse “que foi um fato isolado e não tem o poder de contaminar o concurso todo”. Melhor assim.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao jovem Michel Dokandia, que completa mais um ano de vida hoje; ao casal Cida e Hamílton do Mercado Ki Legal e ao Edison Zatorre. Obrigada. Semana que vem tem mais.
PAC
Prefeitos e prefeitas eleitos em outubro último estão em Brasília reunidos com o presidente Lulla desde ontem, para selar uma espécie de acordo visando as eleições do ano que vem. Na pauta, por exemplo, consta os investimentos a respeito do PAC – Plano de Aceleração da Campanha, quer dizer, Plano de Aceleração do Crescimento. Os prefeitos também poderão negociar dívidas dos municípios com INSS entre outras. Claro que a super poderosa e candidatíssima Dilma Rousseff esteve por lá.

EL REY
O rei, digo, deputado federal Edmar Moreira DEM-MG não agüentou a pressão. Os problemas dele começaram quando ele resolveu bater de frente com o seu partido, que já tinha definido o seu candidato para ocupar a 2.ª Secretaria e a Corregedoria da Câmara. Misteriosamente, um castelo apareceu em nome dos filhos do deputado. Edmar alegou que havia, vejam só, DOADO o bem aos seus herdeiros. Resultado: Renunciou aos cargos na Mesa Diretora e ontem foi ao Tribunal Superior Eleitoral pedir a sua desfiliação do Democratas, alegando perseguição do partido em relação à ele. Só em Brasília mesmo.

PT
O deputado estadual e presidente regional do Partido dos Trabalhadores Amarildo Cruz, informou ao presidente nacional, Ricardo Berzoini que a sigla terá candidatura própria ao governo do Estado em 2010. A idéia a partir da decisão é começar a patrolar a base aliada do governador André Puccinelli. Quem também foi à televisão confirmar a decisão foi o deputado federal Vander Loubet. O nome mais provável para a disputa é o do ex bolsista pijama Zeca do PT.

UNEI
A partir de ontem, a responsabilidade pela gerência das UNEI’s no Estado está a cargo da Superintendência de Assistência Socioeducativa, vinculada à Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado. A medida visa permitir que o órgão responsável pela Segurança Pública do estado atue também nas unidades, que na verdade são uma espécie de presídio para menores, embora ninguém admita isso. Os agentes que trabalham com os menores infratores, tem feito paralisações para exigirem condições de trabalho e segurança.

PISO NACIONAL
O Estado de Mato Grosso do Sul ainda tem dezessete cidades que não cumprem o piso nacional de R$ 950,00 estabelecido aos professores com magistério através de Lei no ano passado. A FETEMS publicou ontem uma tabela com o valor pago por 64 municípios e o seu presidente Jaime Teixeira considera importante que os municípios corram atrás, pois nos casos em que a prefeitura não tem condições, a União fará a complementação do piso. Parabéns aos prefeitos de Fátima do Sul e de Caracol, que estão atrás somente do Estado, no quesito salário dos professores.

REAÇÃO I
Muita gente ficou indignada com o acontecido na Casa de Carnes WB, do amigo Wanderlei na semana passada. Para os que conhecem o Wanderlei, não estranharam a sua reação. Que fique bem claro que reagir nem sempre é a melhor opção, mas está mais do que na hora de acabar com a onda de violência que teima em permanecer por aqui. Queremos a nossa pacata cidade de volta pois somos maioria. Paz para Ponta Porã!

REAÇÃO II
Não foi só a segurança pública de Ponta Porã que começou a reagir. Neste fim de semana foi criada uma força tarefa envolvendo todos os organismos ligados à segurança na vizinha cidade de Pedro Juan Caballero. Eles vistoriaram veículos e pessoas que transitavam na cidade. Foram inúmeras irregularidades constatadas e o resultado não poderia ser outro: apreensões e prisões. Segundo a promotora Blanca Alonso, ações como esta vão continuar até que a violência diminua. Melhor assim.

2.ª VARA CRIMINAL
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, a 5.ª Subseção da OAB de Ponta Porã e o Juiz Diretor do Fórum da Comarca estão mais empenhados do que nunca para a implantação efetiva da 2.ª Vara Criminal. O decreto criando a 2.ª Vara Criminal da Comarca de Ponta Porã existe desde 1999. Eles estão fazendo gestões junto ao Tribunal de Justiça para que a mesma seja colocada em funcionamento. Com a ativação, mais um Juíz, um Promotor e um Defensor Público deverão ser designados, além é claro de mais funcionários. O Juiz Diretor do Fórum, Dr. Mauro Nering Karloh é grande aliado dos advogados nesta luta pela ativação do nova vara.

CÂMARA
Teve início agora no mês de fevereiro os trabalhos do Poder Legislativo de Ponta Porã. Com sete vereadores digamos assim, estreantes, o clima foi tranqüilo, apesar do nítido nervosismo dos novatos. Os trabalhos deverão ser neste ritmo, devagar e sem tensões, afinal, praticamente todos os vereadores são da base aliada do prefeito e não existe nenhum projeto polêmico para votação por enquanto.

AGRADECIMENTOS
Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao amigo Chico Gimenez, que completa idade nova no próximo dia 14; Nathalia Kikushi, também dia 14 e Diego Kraemer, dia 15/06. Obrigada. Semana que vem tem mais.
Ocorreu um erro neste gadget
Pesquisa personalizada
Ocorreu um erro neste gadget