24 janeiro, 2006

Falando Sério de 25 de janeiro

Advogados idosos

Ontem foi comemorado o Dia Nacional do Aposentado e a OAB não ficou de fora, comemorou com ato público na Praça Ari Coelho em Campo Grande. A realização do ato foi promovida pela CAIPI/MS (Comissão do Advogado Idoso e da Pessoa Idosa), do Conselho Municipal do Idoso, Rádio Difusora de Campo Grande e Associação dos Aposentados e Pensionistas do INSS de Campo Grande.

Procuramos saber, e parece que aqui em Ponta Porã não se comemorou a data. Mas, o aposentado tem alguma coisa para comemorar?

De quem é a responsabilidade?

Na coluna da semana passada, reclamamos da sujeira que se instalou, em determinado trecho, nas calçadas da Presidente Vargas. Como o fato repercutiu bastante nos informamos e ficamos sabendo que, obviamente, o responsável pela limpeza das calçadas é o proprietário, que deverá ser notificado pelo Poder Público. Ah bom!

Princesinha dos ervais”

A questão da valorização e cultivo da erva-mate também repercutiu bastante, principalmente na semana que se comemora 28 anos de CTG em Ponta Porã.. Realmente os gaúchos merecem ser homenageados, principalmente pelo fato de valorizarem tanto suas raízes, sendo certo que o Centro de Tradições Gaúchas Querência da Saudade com quase três décadas de fundação já faz parte da história de Ponta Porã e representa muito o desenvolvimento do município.

Muito interessante a afirmação do Patrão Ivo Cherin de que o CTG não faz parte somente da comunidade gaúcha e sim de toda a fronteira. Em 1997 foi realizado o Festival Gaúcho de Tradição e Folclore do Mato Grosso do Sul, com o tema “Erva Mate: do chimarrão ao tereré”. É isso ai, parabéns aos gaúchos que se preocupam com as tradições e principalmente ao casal Ivo e Cleci Cherin pelo excelente trabalho que desenvolvem.

Mas continuo achando que os pontaporanenses deveriam se preocupar mais com o símbolo de nossa “Princesinha dos Ervais”, e plantar a erva-mate em vários locais da cidade. Como me disseram certa vez: “uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa” Entendido?


Deputados

Se houver o entendimento de que Ponta Porã deve estar acima de qualquer projeto pessoal, e poucos se lançarem candidatos, está resolvido. É possível que venhamos a eleger dois deputados estaduais e um deputado federal. Esse é o entendimento dos leitores que estão nos apoiando no projeto de eleger candidatos da terra.


JK

Mal JK tomou posse na Presidência da República, em 31 de março de 1956, começaram os levantes militares para derrubá-lo. Juscelino sufocou e mandou para o Congresso um projeto de anistia.
A bancada do PTB foi contra. Osvaldo Lima Filho, líder da bancada, liga para Jurema e comunica que o partido está contra a anistia aos militares seqüestradores de avião. Jurema informou a Juscelino que, do outro lado do telefone justificou;
- Jurema, diga aos petebistas que não quero governar com mártires.
A anistia foi aprovada.
Pena Botto, almirante e psicopata, entrou na lista de promoções. Kubitscheck o promoveu. Os amigos protestaram.
Juscelino explicou:
- Pode ser um mau político, mas é um ótimo marinheiro.
Juscelino convidou Jurema para líder do governo na Câmara.
Abelardo lembrou que havia outros em melhores condições, como Ulysses Guimarães.
Juscelino reagiu:
- Você está doido Jurema. Ulysses na liderança, já no outro dia está pensando em ser candidato à Presidência da República. E aí, adeus Juscelino.
(Sebastião Nery, in Folclore Político)

Agradecimentos:

Agradeço aos leitores e aos colaboradores, principalmente aos leitores responsáveis pelo sucesso desta coluna: João Saad e Lurdes, Velocindo Silva, Anacleta Godoy Dias e Rosinha Mendes Gonçalves.
Pesquisa personalizada