09 outubro, 2009

HERÓIS BRASILEIROS

As chuvas nesta semana nos mostraram que nem tudo está perdido. Homens simples (não simplórios) corajosamente salvaram a vida de pelo menos três mulheres, em Belo Horizonte e São José do Rio Preto. Esses HERÓIS merecem todo o nosso respeito e a nossa admiração, pois agiram com o instinto, enfrentando a correnteza com água pelo pescoço, mas conseguiram. Que esses BRASILEIROS sirvam de exemplo, principalmente para os políticos.

CONSOLAÇÃO

Depois de ter perdido a eleição para a realização das Olimpíadas de 2016 para Lulla, Barack Obama ganhou um prêmio de consolação que nem ele e as bolsas de apostas londrinas esperavam: pelo combate ao desarmamento (?) foi eleito o Prêmio Nobel da Paz de 2009. Um pouco complexo para entender a decisão, mas, eleito está.

FAÇA-ME O FAVOR!

Quando me filiei no PTB foi por ideologia, por paixão e por acreditar no potencial do partido. Acontece que as coisas nem sempre são como a gente quer. Agora, daí a dar crédito para um fulano de tal, do partido da estrela, já é demais. Se o tal jaguané aconteceu, foi porque o nosso grupo, em consenso, resolveu abrir espaço no partido buscando sempre um projeto maior. Quanto ao fulano de tal (nem vale a pena escrever o nome), deveria refrescar a memória com relação à sua eleição para presidente do partido. Afinal advogado vive de honorários e esse jaguané sim eu levei.

TRANQUILO
O colaborador desta coluna esteve esta semana na Câmara Municipal, a convite do presidente Daniel Puka. A conversa foi boa, lembrando alguns “causos” de outrora. Puka revelou-se tranqüilo e disse que as coisas se acalmaram graças ao diálogo com todos os vereadores, sempre buscando o bem estar da população. Melhor assim.

CONVERSAS
Estão a mil por hora, mesmo faltando um ano para as eleições. Um desdenha daqui, outro de lá. Um grupo só fica deste lado da cerca se a vantagem for boa enquanto outro grupo mede forças e assim o cenário político está sendo esboçado. De concreto mesmo pouca coisa e muita especulação. Partidos com filiados históricos esvaziados, partidos sem expressão inchados. Enquanto isso, o grupo dos paraquedistas está alinhado e coeso. Conclui-se que está faltando a tão falada “UNIÃO” em torno de Ponta Porã.

DENÚNCIA
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul formalizou denúncia na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos pela precariedade do sistema prisional no Estado. Este problema há muito tempo é indicado aos órgãos competentes pela OAB/MS, que recorreu à OEA por entender que não existe mais saída, que não seja a imediata interdição dos lugares impróprios para recuperar qualquer ser humano. A medida tomada pela OAB/MS serve para mostrar o lado humano de toda a classe dos Advogados. Só não gostaram da medida aqueles que adoram falar mal dos advogados, apenas por falar.

TWITTER
Está bombando na internet. Famosos como William Bonner, Luciano Huck, Rubens Barrichello, Felipe Massa e políticos como o senador galã Delcídio do Amaral, Zeca do PT, deputados estaduais e federais e até a super poderosa Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff andam “twitando”. Para quem tiver interesse o endereço é: www.twitter.com.

MARIA DE PONTA PORÃ

É comum não valorizarem “os pratas da casa”, principalmente quando se trata de autodidatas. Dias desses em um evento acadêmico, Maria Bonita falou o que há muito já deveria ser escrito por alguém. Que ela não teve a oportunidade de cursar artes, pois iniciou seu trabalho quando não existia faculdade de artes no velho Mato Grosso, há mais de quarenta anos. Mas o que emocionou foi quando ela disse que sozinha leva o nome de Ponta Porã para todos os rincões do Brasil e seu trabalho a partir de 2009 passou a ser reconhecido internacionalmente.
Com suas obras expostas em vários Países, ela sempre se apresenta como Maria Bonita de Ponta Porã Mato Grosso do SUL, ou seja, através da arte leva o nome de nossa cidade para onde vai. Em tal evento a Dona Maria, a Maria de Ponta Porã foi aplaudida de pé pelos acadêmicos, numa demonstração única de valorização ao diploma sim, mas, sobretudo, à vontade de aprender e ensinar. Poderia haver melhor currículo?

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao amigo Paulo Roberto Cardoso Lopes e sua esposa; ao Nelson Neto, que aniversaria hoje e também a competentíssima funcionária do Judiciário, Dirnéia Monfort. Obrigada. Semana que vem tem mais.

Colaboração: Pedro Zadyr

Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com/, do http://www.mercosulnews.com/ e do http://www.pontanews.com.br/ E-mail: elizjpp@hotmail.com.

07 outubro, 2009

DEMOCRACIA

O Estado democrático de direito é uma conquista do povo brasileiro que viveu anos a luz do autoritarismo, perseguições, execuções sumárias e da restrição quanto aos seus direitos. A segurança das decisões auferidas nas urnas é uma das características da Democracia. A mudança das regras em pleno andamento do jogo é muito perigoso para todos, não só pela insegurança jurídica, mas principalmente, porque não é moral. Não estamos contra o aumento das cadeiras legislativas que, aliás, corrige uma distorção, mas quanto a aplicação, seria melhor que ficasse para 2012.

PLAGIANDO
Há algum tempo esta colunista escreveu que o marqueteiro do presidente americano seria contratado pelo partido da estrela para comandar a campanha da superpoderosa ministra Dilma Rousseff na disputa presidencial. Parece que ele já anda agindo, pois, resguardado o contexto geral do assunto, o Lulla disse quinta-feira: “Sim, nós podemos”. Pelo visto a receita vencedora do Barack Obama será repetida aqui nos trópicos.
ACONTECEU

Cada dia, a corrupção nos dá uma amostra de que pode se superar graças aos ser humano. Após meses de preparo para avaliação do ENEM, eis que às vésperas da prova, descobre-se que houve vazamento das tais e um imbecil ainda tentou vendê-las, para levar algum. Está na hora do povo brasileiro acabar com esta história de “jeitinho”. Pois quem leva a pior somos nós mesmos.

ESTOU PRONTO

Para ser candidato a deputado, foi o que me disse o ex vereador Chico Gimenez, numa rápida visita à cidade, na quarta-feira para a filiação do radialista Lile Correa ao PSB. Lile deve concorrer à uma cadeira a deputado federal e poderá fazer uma dobradinha com Chico, que está animadíssimo com a possibilidade. Chico tem passado os últimos dias em Campo Grande, acompanhando a recuperação da sua filha Milena e tem aproveitado para manter bons contatos politicos.

Chico participou de um ato em que estavam presentes o ex ministro Ciro Gomes e o governador André Puccinelli, não perdendo a oportunidade conversou baixinho com os dois. O assunto ele não quis revelar.

OAB

Depois de levar a reclamação para a reunião do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/MS, realizado na semana passada em Corumbá, a Seccional Mato Grosso do Sul oficiou ao Tribunal de Justiça do Estado reiterando o pedido para a instalação da 5.ª Vara Civel na nossa Cidade. Esperamos ansiosos que desta vez o presidente do TJ/MS nos atenda. Basta querer.

POLIVALENTE

O Advogado, Conselheiro da OAB/MS, Diretor da FIP/Anhanguera e Professor Marco Aurélio Claro está provando que é polivalente mesmo. Conversamos lá em Corumbá e ele me contou como consegue fazer tanta coisa ao mesmo tempo, é a sua tranqüilidade habitual. Desejamos ao Dr. Marco Aurélio que tenha sucesso na Direção das Faculdades Integradas de Ponta Porã.

VIRTUALIZAÇÃO

Do processo foi um dos assuntos tratados em Corumbá e foi apresentado pelo Desembargador Luis Tadeu. Logo, o advogado poderá peticionar diretamente de seu escritório, sem mais a necessidade de ir até o Fórum para distribuir a sua inicial. Todo o processo é virtual e através da certificação digital e com uma senha, todos os interessados terão acesso aos processos. Tudo muito interessante e facilitador da vida para as partes. Mas talvez, isso seja feito em detrimento ao calor humano existente principalmente o advogado e o cliente, que poderão se comunicar apenas via internet. Mas que será um avanço, isso sem dúvidas.

FILIAÇÕES

Terminou ontem o prazo para as filiações de quem deseja se candidatar no ano que vem. A bem da verdade foram poucas movimentações. Quem tem mandato, preferiu ficar onde estava mesmo, à exceção do PDT, que parece estar em pé de guerra. Aqui na Princesa dos Ervais, uma ou outra novidade e o prenuncio de que deveremos ter uma avalanche de candidatos a deputados estaduais e o grande risco de não eleger nenhum, de novo. Que coisa!

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao meu filho Nuno Gaeta, que está ficando mais velho hoje; aos aniversariantes de amanhã, dia 04 Luiz Henrique e a jovem Gabriela Saldanha. Obrigada. Semana que vem tem mais.
Ocorreu um erro neste gadget
Pesquisa personalizada

TeleMessage SMS Sender