16 abril, 2009

FALA SÉRIO 15 DE ABRIL

PORRADA!
E não é que os responsáveis pela segurança nas estações de trem do Rio de Janeiro resolveram “baixar o cacete” nos usuários. Para garantir a “ordem e a disciplina” eles foram gravados colocando algumas pessoas(que pagam a passagem inclusive) para dentro dos trens a base de socos, coices e cacetadas. Gente, o que será que ainda falta para a gente ver?Pagar para usar um serviço público privatizado e ainda apanhar para entrar. Não falta mais nada.

RESPEITÁVEL PÚBLICO
El Gran Circus de Brasília está de volta e apresenta a sua maior atração: a trupe de palhaços deputados encenando a “CPI dos Grampos”. Ainda hoje, quinta-feira, o banqueiro Daniel Dantas deve depor à CPI, protegido por um Habeas Corpus preventivo, onde deve falar, ou melhor, deixar de falar. A CPI foi prorrogada até o dia quinze de maio. Seus integrantes, na maioria pertencentes à base aliada do governo, querem terminar já os trabalhos, porém, os “contreras”, querem trabalhar mais, intimando, inclusive o próprio Lulla para se manifestar se recebeu ou não dados antecipados da operação Satiagraha. Aiaiai.

CONTA OUTRA!
Depois das repercussões negativas por conta dos gastos exagerados com celulares e passagens aéreas, a Câmara dos Deputados e o Senado resolveram apertar o cinto. A partir de agora, só o parlamentar, o/a cônjuge e os dependentes legais poderão utilizar passagens com as tais verbas parlamentares. E quanto aos celulares, depois do senador que emprestou o seu para a sua filha viajar ao exterior e esta gastou apenas e tão somente a quantia de 14 mil, também foi informado que os gastos ficaram limitados. Quero ver até quando.

OAB
Neste ano, teremos eleições para a Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul e suas Subseções. Contrário à reeleição, o Dr. Fábio Trad lançou a campanha de seu sucessor: Dr. Ary Raghiant Neto. Fábio disse em entrevista que “Ary Raghiant foi, e está sendo, o advogado com maior destaque de colaboração na sua gestão por ser um resolvedor nato de problemas; criativo e trabalhador, e que se transformou no ponto de sustentação estrutural da gestão que se iniciou em 2007”. Aqui em Ponta Porã, os pretendentes ainda estão na base da conversa, para tentar um composição em torno das disputas.

CACHIMBO DA PAZ
O ex bolsista pijama Zeca do PT e o senador galã Delcídio do Amaral, aparentemente acenderam o cachimbo da paz. Com encontros recentes em Brasília e na terra do deputado paraquedista Reinaldo Azambuja, até posaram para fotografia de mãos dadas, sinalizando que estão se “entendendo”. Zeca adiantou que só deixa de tentar o governo, se o candidato do PT for o senador. Vamos ver até onde vai essa novela.

ANDRÉ
Já o italiano André Puccinelli, tem percorrido o Estado, entregando obras e casas, agindo como se não tivesse que enfrentar uma eleição no ano que vem. Mas quando provocado sobre o PT, seu possível adversário, não pensa meia vez para disparar. A verdade é que administrar uma cidade é bem mais fácil do que um Estado. Basta dar uma voltinha na cidade, pelo centro ou pela periferia que todo mundo vê. Já no Estado, tem muitas bases políticas, poucas obras para muitas cidades, então fica bem mais complicado ser popular.

É TEMPO
Do eleitor começar a pensar nas eleições do ano que vem, afinal de contas, somos nós quem autorizamos os políticos a nos representarem. É tempo dos cidadãos de Ponta Porã começarem a refletir sobre esta representatividade, ou melhor, a falta dela. Precisamos fazer como Dourados, por exemplo, que lançou uma campanha educativa para que os eleitores escolham candidatos locais, em vez de paraquedistas. Precisamos voltar a ter deputados federais e estaduais lutando por nós. Desde a partida do saudoso Flávio Derzi, que esta colunista tem alertado o povo de Ponta Porã da necessidade de representantes natos em todas as esferas do Governo.

AGRADECIMENTOS
Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao jornalista que não é aniversariante, mas é leitor de carteirinha Nivalcir Almeida; ao casal Dora e Otaviano Cardoso, ele que está fazendo sucesso com o novo visual.Obrigada. Semana que vem tem mais.

Colaboração: Pedro Zadyr

Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, do www.mercosulnews.com e do www.pontanews.com.br E-mail: elizjpp@hotmail.com.
Pesquisa personalizada