13 setembro, 2005

FALANDO SÉRIO - 13 DE SETEMBRO

Funcionários Públicos.
Sempre que possível buscamos esclarecer dúvidas dos colegas funcionários públicos municipais. Mas para não causar constrangimentos aos colegas Procuradores registramos que quando nos referimos aos colegas funcionários públicos, leiam-se vigias, copeiras, assistentes, auxiliares, fiscais, enfim, essa gente boa e sofrida que tem que agüentar os que estão a passeio (não concursados) lhes rotularem de preguiçosos. Como o espaço é pequeno vamos respondendo na medida do possível e de forma sucinta, começando hoje sobre o chamado assédio moral.

Assédio Moral
Consiste na desobediência do superior hierárquico aos preceitos da moralidade e da decência. Por exemplo: Chefe que intimida seu subordinado e o ameaça de demissão, coagi com o objetivo de natureza política partidária, diz que o subordinado tem a cara de um ou outro partido político, enfim, tudo que cause lhe cause constrangimento. A solução é ajuizar ação de indenização por danos morais, além de registrar a ocorrência na Delegacia de Policia, não pode é se deixar intimidar. Afinal a gente não ganha sempre, mas também não perde sempre.

CPI do Previporã
Comissão Parlamentar de Inquérito está na moda e todo mundo quer saber quem será o Bob Jefferson da fronteira, quem será o ACM Neto e até o Carlos Rodrigues. Me disseram que tem político com os cabelos em pé e barbas de molho.

Não vai dar nada?
Um jornalista experiente me disse que a CPI do Previporã não vai dar em nada, já no âmbito do Judiciário, vai dar sim, pois o Ministério Público é uma Instituição séria e respeitada, não vai deixar por menos. Pois eu digo que também na Câmara a CPI fará um grande trabalho, pois tem como Presidente o Dr. Hindo, e sem querer ofender ninguém, nesse eu confio. Mas o velho jornalista insistiu, jurou de pé junto que a instauração da CPI do Previporã servirá apenas para tirar de foco uma situação muito séria, que de tanto ser desmentida já virou verdade. Vamos aguardar.

Praga nos Eucaliptos
Uma pessoa da Fazenda Itamaraty telefonou para dizer que lá também tem uma praga acabando com os eucaliptos, a moto serra, respondi-lhe que não se preocupasse pois os eucaliptos se bem podados crescem de novo. Então ele me retrucou, e os pinheiros e as outras arvores também nascem de novo? A Senhora não é advogada? Não sabe dizer se isso é crime e publicar nosso apelo? Sim, meu caro, é crime ambiental e dá cadeia. Deve ser denunciado ao Promotor Público do meio ambiente. Está dado o recado.



Bento Marques é vereador em Aral Moreira/MS e personagem do nosso folclore político desta semana

Folclore Político
Era década de 80 e Bento Marques conseguiu através de seus contatos na Capital que um doente se hospedasse na pensão do Zequinha em frente ao Hospital Universitário, iniciou-se o tratamento mas o doente só piorava e acabou sendo hospitalizado, posteriormente veio a óbito. Como em Aral Moreira quase todo mundo era parente, vieram dezenas de pessoas pedir que o Bento providenciasse o traslado do corpo para ser sepultado em Aral Moreira.

Sem pestanejar, Bento Marques pegou o telefone e ligou para o correligionário, então Senador da República o pontaporanense Rachid Saldanha Derzi que lhe respondeu: - Ô Bento, o homem já morreu, não vota mais, pra que avião?

Bento Marques, homem inteligente e, sobretudo, humano, retrucou o amigo dizendo:
- O defunto já morreu, mas a família dele não e eram todos seus eleitores. Desligou o telefone e ligou para a Assembléia Legislativa pedindo o avião para o Deputado Ayres Marques que prontamente atendeu o amigo e despachou o defunto. Meses depois Bento e Rachid se encontraram numa festa e Rachid teve que reconhecer: - É Bento, pensei que sabia tudo de política, mas você me deu uma grande lição! Fala Sério.
Pesquisa personalizada