15 maio, 2007

Pegou no breu

Com essa expressão metafórica, ao participar dia 11 de maio do encerramento do primeiro Fórum nacional de TVs públicas, Lulla quis dizer que a TV pública está pronta para decolar. Para ele as emissoras abertas não tratam de temas importantes como o aborto e o biodiesel. “Eu já disse pô papa ( para Bento 16) ontem (dia 10 de maio) que o Brasil é um país laico. E a nossa televisão será laica. Ela respeitará tudo e todos” Esse é o nosso presidente. Fala Sério.

E a liberdade de expressão?

O Lulla só pensa na liberdade (dele) de falar pelos cotovelos. Quanto à liberdade de imprensa, a coisa é bem diferente. Vejam só, ele apóia o fim da concessão para a RCTV, na Venezuela, porque não se curva ao presidente Chávez. No Brasil, criou o DEJUS, órgão do Ministério da Justiça que visa monitorar os programas de televisão.


Pura censura

Na verdade, se trata de mais uma tentativa do governo de controlar a manifestação de pensamento. O que é uma temeridade e uma violação aos direitos garantidos pela Constituição. Sinceramente, parece que os meios de comunicação do Brasil não tiveram muito que comemorar no dia 13 de maio, dia mundial da liberdade de imprensa.


Educação

Pais de cerca de 5,3 milhões de alunos da rede estadual de São Paulo receberão em casa, a partir de agosto, os boletins de seus filhos. A medida foi anunciada dia 11, sexta-feira passada, em resolução publicada no Diário Oficial. De acordo com a secretaria de educação daquele estado, Maria Lúcia Vasconcelos: “Além de dar transparência ao que é feito na escola, é um convite para que os pais acompanhem o desempenho de seus filhos” Já pensou se a moda pega?

Cadê a merenda?

Até agora 337 cidades em todo Brasil podem ficar sem dinheiro, a partir do próximo mês, para comprar a merenda escolar. As prefeituras não prestaram conta dos recursos destinados a esse fim no ano passado, e portanto, terão seus repasses suspensos.

No Mato Grosso do Sul, 6 cidades estão à beira de deixar os alunos da rede pública sem a merenda, são elas: Água Clara, Bandeirantes, Bela Vista, Juti, Nova Alvorada do Sul e Rochedo. Juntos, esses municípios receberam no ano passado R$ 404.222,80 do PNAE para a compra de merenda escolar para alunos da educação infantil e do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas, mas até agora não prestaram conta. Isso que é irresponsabilidade.

Enquanto isso

A terceirização da merenda escolar em cinco escolas municipais da Capital mostra o avanço no cumprimento da lei municipal 3.999/2002, que instituiu o programa de alimentação diferenciada e determina que a prefeitura, através dos seus órgãos municipais competentes, identifique, no ato da matrícula, os alunos portadores de diabetes, hipertensão e obesidade e, através de declaração dos responsáveis pelas crianças, as mesmas poderão ser inseridas no programa de autoria da vereadora Magali Picarelli (PMDB). Maravilha, exemplo a ser seguido pelos edis de outras localidades, em vez de conceder títulos honoríficos às pessoas que prometem e nada cumprem.Vamos cuidar da alimentação de nossas crianças.

Segurança

Problema seríssimo está passando a segurança de trânsito na cidade, a questão é que as campanhas educativas foram deixadas de lado. Já na segurança pública, está pior pois, como se não bastasse os assaltos às residências, aos Bancos e por último aos correntistas de determinado estabelecimento bancário, agora estamos diante da ameaça de determinada organização criminosa que opera dentro dos presídios em atacar juízes, promotores, policiais, diretores de presídios e jornalistas. Preocupante mesmo.

Agradecimentos

Agradecemos aos leitores que é a razão do sucesso desta coluna, em especial a Sra. Alaíde Echeverria, Ramão Nei Magalhães, Velocindo Silva, Margareth Nunes Perez e Ademir de Souza da cidade de Bela Vista.
Pesquisa personalizada