22 fevereiro, 2011

RETROCESSO


O Presidente do Senado José Sarney (PMDB) disse esta semana que o Brasil avançou muito nas áreas sociais e econômicas, porém, regrediu muito na área política. Sarney irá criar uma comissão para elaborar um amplo plano de reforma política. Ele ainda está coletando assinaturas para apresentar a PEC que muda a data da posse dos governadores e Presidente da República, como se isso fosse um avanço. O Tiririca não sabe se é para rir ou para chorar?

APERTANDO O CERCO

A ex Ministra Chefe da Casa Civil Erenice Guerra terá pouco mais de dez dias para apresentar a sua defesa prévia. Para quem não lembra, Erenice foi envolvida no escândalo em que o seu filho foi acusado de mediar um esquema de favorecimento nos Correios e BNDS. Vamos aguardar para ver no que vai dar.

É DO PARTIDO

O STF (Superior Tribunal Federal) está decidindo que o mandato pertence ao partido e não a coligação. Em decisões recentes, aquele Tribunal decidiu liminarmente que as vagas pertencem aos partidos. Já o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT) se manifestou a respeito e o entendimento da Câmara é diferente: para ele o mandato é da coligação e não do partido, deixando aberta a porta judicial para quem quiser discutir o assunto.

Daí vem aquela pergunta que não quer calar: Se o mandato for do partido, vão acabar com a figura do suplente?

COSTURANDO

O vice-presidente da república Michel Temer, está costurando o entendimento entre a presidente Dilma Rousseff e o governador do Mato Grosso do Sul André Puccinelli. O governador do PMDB pediu abertamente votos para o tucano José Serra na campanha e agora está preocupado com os rumos das coisas. Temer terá que atuar como um bombeiro para apaziguar a presidente, que não alisa ninguém.

DOURADOS

Gastando uma mixaria na campanha(?) em Dourados, foi eleito prefeito Murilo Zauith, com mais de oitenta por cento dos votos válidos. É um mandato tampão, depois da Operação Uragano que devastou a classe política na terra do Marcelino Pires. Murilo assume ainda este mês e a atual prefeita, Delia Razuk deve retornar a presidência da Câmara. Délia entrega a prefeitura em melhor estado do que quando assumiu, mas ainda assim, com muita coisa a ser feita.

MILENA GIMENES

Ontem foi aniversario da jovem Milena Gimenes, filha do empresário Chico Gimenez e da Sra. Dirce Pacheco. Milena encontra-se em Campo Grande há um ano e seis meses em tratamento e a família agradece a todas as manifestações de pronta recuperação. Para a jovem, nossos desejos de que se recupere tão logo quanto possível e os parabéns pela passagem do aniversário.

ANTONIO JOÃO

A disputa ano que vem em Antonio João será no mínimo interessante. O prefeito Juneir Marques tentará fazer seu sucessor. Tem dois nomes para isso: Cléia Marques e Kamil Hazime. Os dois estão credenciados para a disputa, mas até ano que vem muita água vai rolar debaixo dessa ponte e a disputa promete ser boa na Terra de Heróis.

FALANDO NISSO

A indústria da boataria está em plena fase de crescimento quando o assunto é sobre a sucessão municipal. Cada dia aparece um prefeitavel falando isso ou aquilo de algum possível concorrente. São histórias no mínimo engraçadas e que caem no descrédito rapidinho pela falta credibilidade. Basta ventilar um nome para que a indústria providencie rapidinho um “rabo” para pregar no dito cujo. Haja paciência para ouvir tanta besteira.

Já a minha candidatura naufragou por duas razões, a primeira é que o Lulla não confirmou o seu apoio e a segunda é que venderam - de novo - o meu PTB. Fala Sério.

CÂMARA

A disputa por uma cadeira no legislativo por aqui também provoca algumas situações hilárias, produzidas pela tal indústria da boataria. Um leitor me disse o seguinte: quero ver quando duzentos candidatos começarem a pedir votos nas mesmas casas de amigos, compadres e parentes. Aí vamos ver quem é que tem mais de mil votos como andam dizendo por aí. Falou e disse.

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna em especial a aniversariante de hoje, Magna Monteiro atualmente residindo em Brasília; Devonsir Ribeiro (10/02) e Maura Tereza Alvarenga (13/02). Obrigada. Semana que vem tem mais.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada