30 outubro, 2007

NÃO MERECEMOS

Nós brasileiros não merecemos o terceiro mandato do Lulla, isso vai contra todas as tendências políticas no momento. Aliás, já está virando hábito no mundo político mudar as regras no meio do mandato, sempre beneficiando aquele que detém o poder. O Congresso Nacional não pode iniciar este debate, sem fundamento e despropositado. Temos aí o exemplo do Chavez, que do seu jeito, poderá ficar até quando quiser no poder e mais recentemente a esposa e recém eleita Presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

TROCA-TROCA

O Governo Federal começou a operação troca-troca nas comissões do Senado para conseguir a aprovação da prorrogação da CPMF. Acomoda um aqui, outro ali e garante que deverá ter uma votação apertada para conseguir o seu intuito. Na última semana, acompanhei várias entrevistas do pessoal do governo e pude perceber que eles estão jogando pesado para aprovar a tal “contribuição”, inclusive com ameaças do tipo: quem vai votar contra, tem que lembrar que pode ser presidente em 2011 e vai precisar da CPMF. Fala sério!

ENQUANTO ISSO

O Brasil está sendo governado pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, pois o Lulla e os chefes do Executivo estão em Zurique, acompanhando a decisão da FIFA, sobre a copa do mundo de 2014 e o vice-presidente José Alencar foi submetido ontem a uma cirurgia para retirada de tumor no intestino. Passeando junto com o presidente, mais 14 governadores o acompanham, além é claro do primeiro escalão quase todo.

TININDO

Segundo o presidente do Banco Central, é assim que a economia brasileira anda, depois do difícil ano de 2005. Segundo ele, não há mais cobranças pela redução dos juros e o País hoje reúne três condições que a muito não eram vistas juntas: inflação sobre controle, oferta de dólar e crédito. Se está tudo conforme ele diz, porque será que não vemos os preços nas gôndolas de supermercados reduzidos?

LIVROS

Não se trata do lançamento de nenhum livro lançado na Academia Pontaporanense de Letras e sim do livro caixa encontrado pela força tarefa formada por promotores que vem fazendo uma verdadeira devassa na vida do ex bolsista-pijama e ex-governador Zeca do PT. Segundo a nova denúncia, a ex-ordenadora de despesas do governo Zeca, Terezinha de Luca, mantinha o documento, com cerca de cem nomes, entre deputados, vereadores, servidores públicos de todos os escalões. A guerra entre Zeca e o MP parece não ter fim e vamos aguardar os resultados disso.

SAÚDE

Dizem que o setor da saúde de Ponta Porã está dentro dos conformes. Porém, na reunião do Conselho Municipal de Saúde, na quarta-feira passada, o que se viu foi uma discussão acirrada que por pouco não chegou às vias de fato,cada um na defesa de seus argumentos. Houve momentos que a reunião ficou tensa, com muito bate-boca e pouca decisão. Conversando com um aqui, outro ali, na verdade é que ouvi muitas críticas, principalmente com relação ao hospital regional, que enfrenta os mesmos problemas de sempre. Das denúncias que o Conselho apurou, foi encaminhado um documento para o Conselho Estadual de Saúde, que deve promover uma auditoria no hospital.

QUENTE

Também foi o clima da semana passada na Câmara Municipal, quando o vereador da oposição Chico Gimenez travou um intenso debate com a líder do prefeito, vereadora Dulce Manosso. Após discursos inflamados na tribuna, o único polpado pelo vereador Chico foi o “seu” Osmar, que segundo Chico, não pertence a “esse jeito PSDB de ser.” Por falar nisso, o Osmar de Matos é um nome fortíssimo, com livre trânsito entre situação e oposição para suceder o presidente Marcelino Nunes. A eleição da mesa diretora acontece dia quinze de dezembro e fatos novos podem acontecer no “decorrer do período”, mudando o cenário.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao meu “tio do coração” João Pissini; Evania Pretowisky; e a competente escrivã Edir Maciel que completou idade nova ontem(30).
Obrigada e até a semana que vem.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada