20 junho, 2012

Rio + 20 , planejando o futuro, para mundo melhor.

Diariamente convivemos com questões importantíssimas, sobre a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável. A mídia noticia e alerta, as Ongs protestam e cobram, e o poder público até tenta se adequar a todas as questões relativas a estes temas, tão importantes para a vida de todos os seres. Mas o que ainda vemos, é uma sociedade que caminha a passos lentos para essas realidades tão importantes.

Em minha graduação em economia, aprendi que as necessidades humanas são ilimitadas, e nossos recursos contrariamente, são limitados. E o que fazer diante desta controvérsia?

É pensando nisto que a Organização das Nações Unidas, mais uma vez reuni o mundo, para tratar e alertar a população mundial. Vinte anos após a Eco 92, convenção realizada também no Rio de Janeiro, os lideres de todo mundo novamente se reúnem na cidade maravilhosa, para mais uma vez tentar salvar o mundo e o futuro das gerações humanas na terra.

Mas, como garantir a todas as pessoas do planeta, uma vida digna e com o acesso aos chamados bens básicos, como água, alimentos e energia, sem comprometer o bem estar das gerações futuras?

É tentando responder esta pergunta, que diplomatas e chefes de estado de 193 países estão reunidos na chamada, Rio + 20. Nesta conferência os países, tentarão negociar um acordo mútuo, que orientará a forma de como será o desenvolvimento mundial nas próximas décadas, pautados no desenvolvimento sustentável. 
 
A intenção da Rio + 20, é que tudo isto esteja em uma sintonia, afim de se criar uma Economia Verde Mundial. Uma forma de crescimento mundial, sem destruir o planeta. Os temas como produção de alimentos, desenvolvimento socioeconômico das cidades, produção de energias, abastecimento de água, desastres ambientais, oceano como fonte de transporte e captação de alimentos e a tão sonhada economia verde mundial, são os principais pontos as serem discutidos.

A ONU, tem por obrigação cobrar e fiscalizar se os países estão cumprindo todos os acordos firmados nesta convenção. É ai que bicho pega! Já se sabe que boa parte dos acordos firmados a 20 anos atrás na Eco 92, foram abandonados ou não cumpridos. Muitos países simplesmente ignoram os acordos quando é necessário, “botar a mão no bolso” para se adequar a tão sonhada economia verde. 
 
Na Rio + 20, não tem sido diferente. Principalmente os países europeus, que estão dificultando os acordos, pois temem que algumas medidas possam afetar e agravar ainda mais suas economias, que na atual conjuntura não estão nada saudáveis. Outra dificuldade grande para que toda esta questão do desenvolvimento sustentável, é a educação ambiental de cada cidadão. Não acontecerá mudança alguma, se nós continuarmos com os péssimos hábitos relacionados a esta questão, é hora de atentarmos que o futuro do nosso planeta depende muito de cada pessoa.

Portanto, antes de jogar aquele lixo no chão, de gastar água sem necessidade e tantos outros maus hábitos que temos, é preciso pensar que toda esta mobilização mundial depende também de cada um que vive no planeta, ou seja eu, você e todo mundo.

João Caetano - Músico/Compositor,
Conselheiro municipal de cultura,
Ativista do Greenpeace ,
líder da banda Surfistas de Trem,
Economista e colaborador do JR.

Comente, critique, opine !!!
Não se cale, pois quem cala consente.
E-mail: surfdetrem@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada