06 junho, 2012

Falando Sério


VOLTANDO AO ASSUNTO
Conforme prometido, voltamos a comentar as eleições municipais para o Legislativo. Para ser honesta com meus leitores preciso admitir que prefiro uma renovação radical na Câmara, faxina completa, mesmo que os “periquitos tenham que pagar pelos papagaios que comeram o milho”.
PARA QUE SERVE UM VEREADOR?
Serve para construir pontes entre o prefeito e o povo, pavimentar estradas que levarão a união de seus pares na defesa de projetos importantes para a população, e, atender o cidadão em qualquer momento, levando os assuntos importantes para o prefeito. Afinal, fala sério, vivemos hoje em uma democracia e o tempo é escasso para todos sendo impossível ao prefeito atender pessoalmente todos que lhe procuram diariamente. Até porque, gente, a cerimônia do beija-mão só acontece nas monarquias.
TER PROFISSÃO LÍCITA
 Não basta a ficha limpa, temos que pensar também no voto limpo. O candidato, obrigatoriamente necessita trabalhar para o próprio sustento, sim, próprio sustento, posto que metade de seu salário servirá para comprar remédios e pagar as continhas de alguns eleitores que vivem de sugar o vereador. Então o candidato que não trabalha, não tem uma profissão licita e diz que vai abrir mão do salário, já não servirá para ser eleito. Passe a régua.
RECEBER ELEITORES?
Não só os eleitores, mas toda a população. E não vote esperando receber emprego, pois o único, e melhor, cargo será daquele que está ao lado do candidato há anos ou que lhe tem algum parentesco. Vereador não emprega, mas pode lutar para a geração de empregos. Outra coisa, o candidato a vereador que anda coladinho no candidato a prefeito, também não serve, pois se seu prefeito for eleito, o vereador vai preferir uma secretaria, além de empregar toda a família. Estou dizendo daquele vereador que sempre vai aparecer nos raios-X, pendurado nas partes baixas do futuro prefeito. Não o eleja, ele não fará nada por nós.
DULCE MANOSSO
Nesta semana escolhi a professora vereadora, Dulce Manosso como exemplo do que escrevi acima. Nunca fui sua eleitora nas vezes em que se candidatou a vereadora. Mas para as coisas boas, é bom tirar o chapéu. Sua melhor atuação foi quando esteve na oposição, embora, talvez, ela não pense assim. Pois o vereador oposicionista mostra seu valor justamente quando não se vende, mas também não se cala. Não se vendeu e também não se calou.  
Dulce passou 11 anos de sua vereança pedindo que se instalasse o SESC em Ponta Porã. Agora com a realização do projeto, apareceram muitos pais, mas, tendo acompanhado sua luta nesses anos todos, acredito que a instalação do SESC está mais para uma produção independente por parte da vereadora.
Entre vários projetos da Dulce Manosso o de nº 50/2008, que autorizou o Município a instituir o programa Bolsa Atleta, que beneficia através de incentivo em dinheiro os atletas amadores, criou a possibilidade aos atletas de destaque do Município, o desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico, psicológico, tático e físico. É inteligente que sabe que o investimento em atletas é capacidade de se enxergar o futuro.  Voltarei ao assunto sobre outros projetos relevantes de quem efetivamente trabalhou.
PROJETOS DE LEI
Vários vereadores foram autores de projetos de lei que até hoje beneficia o pontaporanense, mas preciso da autorização dos antigos edis para publicação. Os atuais pré-candidatos à prefeitura são autores de projetos de grande significância, mas quanto a isso vou me informar na justiça eleitoral, se há possibilidade de publicar nesta coluna sem infringir a Lei. Vale lembrar que a Lei que criou o Parque Rachid Saldanha Derzi, onde muitos fazem caminhadas, ali mesmo no horto florestal, é de autoria do ex-vereador, meu colega Procurador Adê Azevedo.
AGRADECIMENTOS
 Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao Miguel Jaime do Nascimento; Adriana Bobadilha Penzo e a você que está lendo hoje esta coluna e irá logo depois ao hemonúcleo se tornar doador de sangue e/ou de medula óssea. Semana que vem tem mais.          

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada