23 maio, 2012

Falando Sério - 23/05/2012

COMEÇANDO DO COMEÇO


Vou dar umas voltas para chegar ao assunto, mas vou chegar lá. Imaginem nosso País tem 512 anos. Por um período de aproximadamente 300 anos era completamente fechado, não podia receber visitantes de outros países, senão nossos colonizadores portugueses e somente no século XVIII é que teve os portos abertos para o comércio com os demais países. Lembrem que a abolição da escravidão completou agora 124 anos e até agora não conseguimos erradicar a pobreza, a falta de saúde e a educação ao alcance de todos. Por quê? Porque vivíamos à custa do trabalho escravo e com a Lei Áurea, 2/3 da população foi atirada às ruas sem casa e sem emprego.

E mal saiu das fraldas o Brasil já sofreu com o golpe militar. Demorou muito, mas muito para voltar aos eixos, se é que entrou e neste momento glorioso que estamos vivendo, teremos nas mãos, no mês de outubro próximo, a oportunidade de elegermos nossos representantes, na esfera municipal e agora sem mais voltas cheguei onde queria.

Ao elegermos um bom prefeito e bons vereadores, acabamos por lhes conceder a chave do poder, e se dizem que o poder corrompe, nem sempre é assim, se um homem se deixa corromper é porque corrompido ou corrupto já é. Generalizar os políticos é burrice, pois tem muita gente boa querendo trabalhar pela cidade, basta deixarem.

Mas devemos prestar atenção na vida e no comportamento daqueles que receberão as chaves, pois sempre é bom lembrar aquele adágio espanhol, “Quieres conocer Carlito?, dale um carguito”. Então deixemos de lado os candidatos ao executivo e pensemos no legislativo.

PARA QUE SERVE UM VEREADOR?

Serve para votar e discutir em plenário, se posicionar politicamente, através de pronunciamentos, votar projetos de interesse da comunidade e não os de seus próprios interesses, receber seus eleitores para ter acesso às sugestões, críticas, reivindicações. Participar de comissões para assuntos específicos, reivindicar melhorias, encaminhar soluções. Elaborar indicações e requerimentos. Enfim, o vereador é o elo que liga o prefeito, deputados e até o governador com o povo.

Voltarei a falar mais sobre o assunto – vereador - mas só para dar o pontapé inicial é bom começar a prestar atenção nos candidatos. Só saber assinar o nome não adianta, tem que saber ler. Só dizer que vai trabalhar pelo povo, não adianta. Tem que ter um trabalho lícito, uma profissão, um oficio. E para terminar o assunto de hoje, lembrando do passado, na época do império só os traficantes de escravos recebiam todo tipo de honrarias, não existe mais (dizem) a escravidão, mas.....Assim, dê uma olhada no passado do seu candidato e não deixe ninguém decidir por você. Se não quiser passar a régua, pelo menos passe essa idéia adiante.

ANTONIO JOÃO

A prefeita de Antônio João, Lucia Regina Butkevicius está tentando fazer tudo que está ao seu alcance para bem administrar aquele Município. Empenha-se para conseguir emendas parlamentares, projetos e, aumentou o salário dos servidores, só para citar alguns exemplos. Se às vezes alguma coisa não dá certo e perde-se prazo para importante projeto, o população pode até reclamar, mas já sabe de quem é a culpa. Bem, as eleições estão chegando e vai ter gente querendo se reeleger, melhor então, parar de olhar para o próprio umbigo e tratar de cuidar melhor de seus eleitores. Fala Sério.

SUCESSÃO

As eleições aqui em Ponta Porã estão praticamente definidas. Grupos estão “prontos” e só está faltando saber para que lado vai o PMDB. Com a vinda do governador André Puccinelli na última sexta-feira, esperava-se que seria anunciada alguma coisa. Mas nada disso ocorreu. É bem provável, que o PMDB caminhe ao lado do pré-candidato Álvaro Soares. Segundo nos contaram, esse apoio deve ser oficializado em breve pelos peemedebistas. Já outra fonte afirma que o PMDB indicaria o vice do pré-candidato Hélio Peluffo (PSDB). Vamos esperar.

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial a Nehde Hamer; Virginia Romero e a Anelise Martins, competente chefe da AGENFA e a Gislaine Rodrigues de Souza. Semana que vem tem mais

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada