19 abril, 2011

Qual o prazo de validade de um astro teen?


Algumas pessoas podem até não concordar, mas a “meia vida” dos fenômenos teens são relativamente menores, se comparadas a quem realmente tem algo novo a oferecer e não só uma “carinha bonitinha”, um cabelinho arrumadinho ou uma roupa colorida.
Estou dizendo isso, pois a decadência dos astros juvenis é inevitável, e pode até um demorar mais do que o outro pra desaparecer, mas sempre acabam sumindo da mídia, isto é fato. Manipular adolescentes, que ainda estão em fase de se descobrir e com os hormônios a flor da pele, sempre foi mais fácil, do que quem já é mais experiente e tem a cabeça feita.
A história não é de hoje, e quem vê Luan Santana, Fiuk e Restart, concorrendo e ganhando, tudo quanto é premio de revelação pode até pensar, nossa como são talentosos esses jovens. Mas é sempre assim, basta alguns vestígios de barba aparecerem, que logo são esquecidos pela “turminha teen”.
A realidade é que grande parte desses pseudo artistas são um produto confeccionado pela própria mídia, sempre afim de arrecadar. Tendenciam á moda, ás novas tribos e os novos comportamentos a todo instante, e esquecem o real valor que um ídolo deve passar aos seus fãs. Um exemplo frio dessa maquina teen de faturamento, á poucos dias, foi severamente criticado. A banda Restart, um dos maiores fenômenos “new generation” do momento, estaria cobrando de suas “queridas” fãs a bagatela de 300 reais para que pudessem ir até o camarim colorido dos rapazes. Uma vergonha, tendo em vista que nem um astro mundial, como Paul McCartney jamais fez isto.
A realidade é uma só, tem que faturar, enquanto ainda há tempo. Pois a fama de jovens sem talentos, criados pela mídia, dura pouco. Longe de mim, incitar que todo jovem astro é assim. Afinal Michael Jackson, quando ainda no Jackson Five´s era um fenômeno teen, mas evoluiu e mostrou que não era só um rostinho bonito. E assim foram também com Justin Timberlake e por que não com Rick Martin que também tiveram suas fases de astros adolescentes. É o que não ocorreu com Felipe Dylon, lembra dele? Era como um Luan Santana, do começo dos anos 2000. Ou ainda, KLB, Bros, Dominó todos com muita visibilidade em determinadas épocas e depois nada mais além do que nostalgia dos antigos fãs. Não adianta, quem não rever o conceito musical e não tiver o mínimo de talento, vai rodar, não hoje, não agora, mas num futuro bem próximo. Poderia citar uma centena de ex-astros teens que fizeram tanto sucesso como os da atualidade. Mas não me recordo no momento, e assim será com os “Restart´s” de hoje, há alguns anos pra frente.           
          
João Caetano, músico/compositor, líder da banda Surfistas de Trem, formando em Economia e colaborador do JR. 

Comente, critique, opine !!!

Não se cale, pois quem cala consente.

Um comentário:

Anônimo disse...

DINHEIRO QUE É O TALENTO E NAO UM BANDO DE MOSCAS COLORIDAS...
AH, FRESCURA111

Pesquisa personalizada