13 outubro, 2010

2.º TURNO


Os “marqueteiros” das campanhas de Dilma e Serra arregaçaram as mangas e adotaram a estratégia de que a melhor defesa é o ataque. Ao menos essa foi a impressão deixada pelos programas eleitorais e no debate realizado na Rede Bandeirantes nesta semana. Os eleitores de cada um, dizem que o seu candidato foi o melhor. Sinceramente, achei que o tucano saiu com ligeira vantagem, já que a petista não responde diretamente as perguntas, demonstrando que aprendeu muito bem a arte de “vaselinar”. Aqui no Estado, o senador galã Delcídio do Amaral está beirando o insuportável nas suas opiniões dadas no microblog Twitter, para ele só dá Dilma.

COMEMORAR O QUE?

11 de Outubro deveria ser uma data de comemorações aqui em Mato Grosso do Sul. É a data que marca a divisão do nosso Estado com o vizinho Mato Grosso. 33 anos depois, vemos avanços importantes no setor de turismo e agronegócio. Mas o povo continua com a saúde pública deficiente, a segurança pública em estado crítico e para a vergonha do nosso povo, os três poderes envolvidos em um mar de lama tão grande, que fica difícil diferenciar o joio do trigo. Sinceramente, não temos muito a comemorar.

DOURADOS

Uma das únicas sobreviventes do “Uragano” que assolou a cidade de Dourados, a vereadora Délia Razuk, foi empossada como prefeita no ultimo dia 08. Ela assumiu a prefeitura no lugar do juiz-prefeito Eduardo Machado Rocha. Délia assume uma prefeitura aparentemente nos trilhos, eis que o seu antecessor cortou empregos fantasmas e foi à Brasília em busca de recursos. Merece comentário o fato de que magistrado em discurso na posse de Délia, deixou bem claro que se for necessário e se o povo assim quiser, disputa nas urnas o direito de governar a segunda maior cidade do Estado.

2012

Na semana passada escrevemos sobre a renovação na política local. Muitos leitores perguntaram quem seriam os prováveis nomes dispostos a encarar a disputa eleitoral por uma cadeira na Câmara Municipal em 2012. Podemos citar Paulo Benites, Cido Ferraço, Nelson Neto, Fernando Kayatt (Fernandinho), Caio Augusto, Nuno Gaeta, Renato Saad, Dra. Sudalene, Carlos Gimenes, China Tur, Eduardo Gaúna, Chico Cunha e até mesmo o colaborador desta coluna Pedro Zadyr. Esses são alguns dos que estão ensaiando uma candidatura a vereança. São nomes que pertencem a distintos grupos políticos, mas certamente estão com muita vontade de disputar o pleito.

PREFEITURA

Na disputa pela prefeitura, o quadro é de muita indefinição por conta do tempo que resta para a disputa. Se fosse hoje, teríamos provavelmente quatro grupos disputando o pleito: O grupo do prefeito Flávio Kayatt; o grupo do ex vereador Chico Gimenez; o grupo do PT(Vagner Piantoni, Sônia Cintas ou Paulo Benites) e o grupo de empresários(China Tur, Irmãos Gaúna, Chico Cunha). Esse número de grupos pode ficar menor, se confirmar a informação de uma mosquinha, de que dois “caciques” de grupos diferentes e bitola muito larga unirem-se em torno da disputa para a prefeitura. Será uma dupla praticamente imbatível se concretizada a união. Os nomes? No momento certo eu conto.

ASSEMBLEIA

Mal terminou uma eleição e já começam as articulações para a próxima. A eleição para um dos cargos mais importantes do Estado, o de Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O PMDB não abre mão do comando da casa, já que elegeu seis deputados e a sua coligação ajudou na eleição de mais onze, totalizando dezessete membros da base aliada. O campeão de votos, deputado reeleito Marquinhos Trad já disse em entrevista ao site Midiamax que “A escolha do presidente da Casa passa pelo governador André Puccinelli(PMDB) e ele não permitiria que eu ficasse no cargo”. Marquinhos entende que sua postura de independência com relação ao governo durante o primeiro mandato, fará com que Puccinelli não permita que ele assuma a Presidência.

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao meu colega Nivalcir Almeida que fez menção a esta colunista no Jornal de Noticias (que chique, sai no JN) e ao aniversariante de hoje Jean Chimenes.Obrigada. Semana que vem tem mais.

Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, do www.mercosulnews.com, do www.noticiasdeponta.com e www.diariopora.com.br e site www.capitanbando.com. Email: elizjpp@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada