06 outubro, 2010

coluna falando serio

NÃO DEU


Para a candidata petista levar no primeiro turno, como apontavam todos os institutos de pesquisa. Com 46,90% dos votos válidos, Dilma Rousseff vai enfrentar José Serra, que obteve 32,61% dos votos. Atribui-se o resultado à votação expressiva da candidata do Partido Verde, Marina Silva, que teve quase vinte milhões de votos. Marina, aliás, será decisiva neste segundo turno. Ela disse que vai conversar com os correligionários e em assembléia deverá decidir democraticamente onde aporta.

DEU

Já para o atual governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, a eleição foi considerada tranqüila e correu tudo dentro das previsões. Venceu o petista Zeca do PT logo no primeiro turno. Na sua primeira entrevista, disse que o nosso Estado será entregue daqui a quatro anos, muito melhor do que agora. E claro, não podia deixar de alfinetar o arquirival, na entrevista ainda no TRE, disse que o petista dificilmente enfrentará alguém nas urnas de novo, depois de cinco derrotas. A conferir.

SENADOR

O senador galã Delcídio do Amaral reelegeu-se com absoluta folga ao senado. Ele conseguiu a proeza de fazer mais votos que o governador reeleito. E na sua primeira entrevista, já mandou o recado, eis que, devido à votação recebida, está sim na disputa pelo Parque dos Poderes em 2014, insinuando inclusive que o também eleito senador Moka, é uma das possibilidades para ser o seu vice.

PMDB-PT

E por falar em Parque dos Poderes, com a aliança nacional do PMDB e do PT, o cenário para a próxima disputa fica uma incógnita, já que o atual prefeito de Campo Grande, Nelson Trad – PMDB – deixa bem claro a todos a sua pretensão de ser o sucessor de André Puccinelli. Será uma disputa de titãs, mas até lá, muita água passa por baixo da ponte.

SEM NINGUÉM

Ponta Porã, para variar um pouco, ficou sem representantes. Com quase 54 mil votantes, não conseguiu eleger nem um deputado. Os analistas de plantão estão com o mesmo discurso de outras eleições: muitos candidatos e candidatos de fora jogaram água em qualquer pretensão local. É uma pena, pois, mais uma vez, ficamos a ver navios e vamos depender da boa vontade dos que conseguiram se eleger para lembrar da nossa querida Princesinha dos Ervais na hora da destinação de verbas.

2012


Diferente das últimas eleições municipais, onde a maioria dos eleitos já possuía mandato, em 2012 é bem provável que tenhamos muitas caras novas na disputa pela prefeitura. Na Câmara Municipal, são muitos que já estão ensaiando disputar uma das quinze (talvez dezessete) cadeiras. E parece que a juventude vem com muitos nomes. Entre os jovens que desejam encarar a disputa, muito já tem grupo. Os que ainda não tem já estão buscando abrir o seu espaço. É isso aí, está na hora de mudança e a torcida é que realmente a juventude pontaporanense entre de corpo e alma no cenário político.


GRUPO

Política não se faz sozinho em nenhum lugar neste planeta. A idéia de grupo, ao menos aqui em Ponta Porã, sempre esbarrou em motivos pessoais para não se concretizar. Com mais o exemplo destas eleições, ficou claro que enquanto o ego e a individualidade forem decisivos em termos de união, não chegaremos a lugar algum e sempre estaremos privilegiando os que não tem base eleitoral aqui. É chegado o momento dos “caciques” começarem a dar exemplo de que a união voltada para a nossa Ponta Porã é possível. Basta querer.

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao Douglas e Eduardo Terentim da Floresta Materiais para Construção e Madeiras; Juliana Frediani Tirelli e Antonio Marcos Mattos, além dos aniversariantes de amanhã, Dra Luciana Torres; Michelly; meu irmão Luiz Henrique e Nelson Neto e Noêmia Bortolatto dia 10/10. Obrigada. Semana que vem tem mais.

Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, dos sites de noticias www.mercosulnews.com, www.diariopora.com.br e www.noticiasdeponta.com Email: elizjpp@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada