17 fevereiro, 2009

PAC
Prefeitos e prefeitas eleitos em outubro último estão em Brasília reunidos com o presidente Lulla desde ontem, para selar uma espécie de acordo visando as eleições do ano que vem. Na pauta, por exemplo, consta os investimentos a respeito do PAC – Plano de Aceleração da Campanha, quer dizer, Plano de Aceleração do Crescimento. Os prefeitos também poderão negociar dívidas dos municípios com INSS entre outras. Claro que a super poderosa e candidatíssima Dilma Rousseff esteve por lá.

EL REY
O rei, digo, deputado federal Edmar Moreira DEM-MG não agüentou a pressão. Os problemas dele começaram quando ele resolveu bater de frente com o seu partido, que já tinha definido o seu candidato para ocupar a 2.ª Secretaria e a Corregedoria da Câmara. Misteriosamente, um castelo apareceu em nome dos filhos do deputado. Edmar alegou que havia, vejam só, DOADO o bem aos seus herdeiros. Resultado: Renunciou aos cargos na Mesa Diretora e ontem foi ao Tribunal Superior Eleitoral pedir a sua desfiliação do Democratas, alegando perseguição do partido em relação à ele. Só em Brasília mesmo.

PT
O deputado estadual e presidente regional do Partido dos Trabalhadores Amarildo Cruz, informou ao presidente nacional, Ricardo Berzoini que a sigla terá candidatura própria ao governo do Estado em 2010. A idéia a partir da decisão é começar a patrolar a base aliada do governador André Puccinelli. Quem também foi à televisão confirmar a decisão foi o deputado federal Vander Loubet. O nome mais provável para a disputa é o do ex bolsista pijama Zeca do PT.

UNEI
A partir de ontem, a responsabilidade pela gerência das UNEI’s no Estado está a cargo da Superintendência de Assistência Socioeducativa, vinculada à Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado. A medida visa permitir que o órgão responsável pela Segurança Pública do estado atue também nas unidades, que na verdade são uma espécie de presídio para menores, embora ninguém admita isso. Os agentes que trabalham com os menores infratores, tem feito paralisações para exigirem condições de trabalho e segurança.

PISO NACIONAL
O Estado de Mato Grosso do Sul ainda tem dezessete cidades que não cumprem o piso nacional de R$ 950,00 estabelecido aos professores com magistério através de Lei no ano passado. A FETEMS publicou ontem uma tabela com o valor pago por 64 municípios e o seu presidente Jaime Teixeira considera importante que os municípios corram atrás, pois nos casos em que a prefeitura não tem condições, a União fará a complementação do piso. Parabéns aos prefeitos de Fátima do Sul e de Caracol, que estão atrás somente do Estado, no quesito salário dos professores.

REAÇÃO I
Muita gente ficou indignada com o acontecido na Casa de Carnes WB, do amigo Wanderlei na semana passada. Para os que conhecem o Wanderlei, não estranharam a sua reação. Que fique bem claro que reagir nem sempre é a melhor opção, mas está mais do que na hora de acabar com a onda de violência que teima em permanecer por aqui. Queremos a nossa pacata cidade de volta pois somos maioria. Paz para Ponta Porã!

REAÇÃO II
Não foi só a segurança pública de Ponta Porã que começou a reagir. Neste fim de semana foi criada uma força tarefa envolvendo todos os organismos ligados à segurança na vizinha cidade de Pedro Juan Caballero. Eles vistoriaram veículos e pessoas que transitavam na cidade. Foram inúmeras irregularidades constatadas e o resultado não poderia ser outro: apreensões e prisões. Segundo a promotora Blanca Alonso, ações como esta vão continuar até que a violência diminua. Melhor assim.

2.ª VARA CRIMINAL
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, a 5.ª Subseção da OAB de Ponta Porã e o Juiz Diretor do Fórum da Comarca estão mais empenhados do que nunca para a implantação efetiva da 2.ª Vara Criminal. O decreto criando a 2.ª Vara Criminal da Comarca de Ponta Porã existe desde 1999. Eles estão fazendo gestões junto ao Tribunal de Justiça para que a mesma seja colocada em funcionamento. Com a ativação, mais um Juíz, um Promotor e um Defensor Público deverão ser designados, além é claro de mais funcionários. O Juiz Diretor do Fórum, Dr. Mauro Nering Karloh é grande aliado dos advogados nesta luta pela ativação do nova vara.

CÂMARA
Teve início agora no mês de fevereiro os trabalhos do Poder Legislativo de Ponta Porã. Com sete vereadores digamos assim, estreantes, o clima foi tranqüilo, apesar do nítido nervosismo dos novatos. Os trabalhos deverão ser neste ritmo, devagar e sem tensões, afinal, praticamente todos os vereadores são da base aliada do prefeito e não existe nenhum projeto polêmico para votação por enquanto.

AGRADECIMENTOS
Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao amigo Chico Gimenez, que completa idade nova no próximo dia 14; Nathalia Kikushi, também dia 14 e Diego Kraemer, dia 15/06. Obrigada. Semana que vem tem mais.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada