06 janeiro, 2009

FALANDO SÉRIO

INTROMETIDO


 

Os deputados federais estão muito bravos com a "intromissão" do Poder Judiciário em assuntos políticos acontecidos no ano passado. Eles esbravejam e preparam uma ofensiva para tentar enquadrar os Magistrados, propondo emendas à Constituição para, por exemplo, que o mandato dos Ministros tenha tempo determinado. A briga promete esquentar e onde vai terminar só Deus sabe.


 

BLOCO


 

PSDB, DEM e PPS já estão se articulando e no próximo mês começam as reuniões para preparar o caminho das prováveis alianças visando o pleito de 2010. A idéia dos dirigentes é aparar todas as arestas estaduais e literalmente botar todo mundo no compromisso em torno de um único nome, que hoje seria o do tucano José Serra. O bloco ainda tentará trazer o PMDB para o seu lado, o que deixaria o Partido dos Trabalhadores órfão, pois, este faz parte da base governista desde o início da era Lulla.


 

JAGUANÉ


 

Já na eleição da mesa diretora da Câmara de Campo Grande, o tucano Silveira tomou um jaguané do vereador peemedebista Paulo Siuffi. Paulo ainda contou com a infidelidade do tucano João Rocha, que descumpriu a ordem do partido e compôs com Siuffi, ficando ainda com a primeira secretaria da Casa, o segundo cargo mais importante. A Senadora Marisa Serrano criticou o seu correligionário por descumprir uma ordem direta do partido e João Rocha já está com o cargo ameaçado. Caso seja expulso do PSDB, o prefeito Nelsinho Trad já teria onde acomodar o parlamentar, no PDT ou no PMDB.


 

POR AQUI    


 

Já por aqui, tudo permanece igual. Após a posse, a Câmara reuniu-se sob a presidência do vereador mais idoso e reelegeu a Vereadora Dulce Manosso – PSDB – para a presidência, conforme já havíamos previsto aqui mesmo. A bancada do prefeito tem maioria absoluta, contando com uma única voz de oposição, que não deverá ser tão oposição assim. Novidade mesmo deveremos ter daqui a três ou quatro meses, quando a Prof.ª Leny deve pedir afastamento para reassumir a secretaria de Educação, deixando assim a vaga para o primeiro suplente, Osmar de Matos.


 

VIOLÊNCIA


 

Uma onda de violência assola a região sul do Estado. São assaltos, assassinatos e os mais diversos tipos de crime cometidos a qualquer hora do dia ou da noite, às vezes em ações simultâneas, que deixam as polícias em parafuso. Está na hora de nossas autoridades se mexerem e começarem a exigir das bancadas federal e estadual providências urgentes para Ponta Porã. A OAB tem feito a parte, mas sozinho ninguém chega lá.


 

BASQUETE    


 

No mês passado, Ponta Porã foi novamente notícia no programa Esporte Espetacular, da rede Globo. O programa dedicou quase um bloco inteiro para contar a saga dos meninos que jogavam basquete na quadra de terra, lá no Jardim Ivone. Mostrou o que aconteceu depois da primeira reportagem, as conquistas dos meninos e do seu treinador, professor Hugo Acosta. Parabéns a todos que o ajudaram.


 

PORTUGUÊS


 

Visando a unificação da escrita dos países que falam o idioma português, entraram em vigor a partir do dia dois de janeiro as novas regras para a escrita. As novidades são muitas e esta colunista terá que se adaptar a nova maneira de escrever, de forma que já peço desculpas antecipadas no caso de cometer qualquer erro ortográfico.


 

FRONTEIRA


 

Aqui na fronteira, o fim de ano foi movimentado, com lojas cheias de turistas fazendo compras. Isso mostra que a crise não chegou para valer no bolso dos brasileiros, que vieram dos mais diversos lugares do Brasil, movimentaram a rede hoteleira, gastronômica, de postos de combustíveis e quase todos os setores da economia local. Gente bonita passeando e gastando, além de levarem para casa uma boa imagem de nossa cidade. Sejam bem vindos à nossa Ponta Porã e voltem sempre.


 

ORATÓRIA


 

De 26 a 30 de janeiro tem início na Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã o curso de Oratória, Gestos e Posturas – Módulo Avançado. O curso é uma parceria do SEBRAE com a ACEPP e terá duração de 20 horas. O valor do investimento é de R$ 50,00 e as vagas são limitadas. Informações no SEBRAE e ACEPP, ou pelo telefone 3431-1846.


 

AGRADECIMENTOS


 

Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao acadêmico de Direito Pedro Zadyr, que comemorou idade nova dia 5, ao Dr. Arnaldo Escobar e Thaynara que aguardam a chegada da cegonha; parabéns ao Yuri, ilustre proprietário da Conveniência Fronteira, localizada na Rua Tiradentes, pelo excelente atendimento dispensado aos seus clientes.

Obrigada. Semana que vem tem mais.


 

Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, do www.mercosulnews.com e do www.pontanews.com.br E-mail: elizjpp@hotmail.com.


 

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada