16 dezembro, 2008

NÃO PODE


 

Engana-se quem pensa que a Justiça Eleitoral está para brincadeira. Segundo o jornal Estado de São Paulo, mais de cinco mil prefeitos eleitos correm o risco de não poder tomar posse. Os maiores problemas são contas rejeitadas em mandatos anteriores, além de pedidos de impugnação de candidatos considerados inelegíveis. Parte desse problema seria resolvido com uma reforma política, mas como não há vontade por parte dos legisladores, vai ficando como está.


 

PEC


 

Uma prova de que quando existe vontade anda, está na Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC dos Vereadores que deverá ser votada esta semana pelo senado federal. A proposta deve ser votada em dois turnos, com um intervalo de cinco sessões, mas como a matéria tem "pressa", deve mesmo ser votada e aprovada em duas sessões e logo promulgada, entrando em vigor imediatamente. Caso isso aconteça, Ponta Porã passará a ter quinze vereadores, aumentando em praticamente 50% a bancada governista.


 

SENADO


 

Ainda falando no senado federal, o senador Garibaldi Alves (PMDB) deve apresentar hoje a sua candidatura à presidência do senado ao seu partido. Garibaldi, que exerce um mandato tampão já consultou juristas e disse ter um parecer que o habilita para a disputa. O Partido dos Trabalhadores quer assumir a presidência da Casa, mas para isso precisa se articular muito e se o fizer estará entrando em rota de colisão com a maior bancada da base de sustentação do "Lulla". Ninguém sabe o que poderá acontecer até as eleições, mas o certo é que ficarão seqüelas para 2009, ano decisivo para as eleições presidenciais de 2010.


 

BONITO    


 

A Cidade de Bonito, conhecida pelas suas belezas naturais está em polvorosa, diante da decisão da Juíza Eleitoral: ela cassou a candidatura do prefeito reeleito, Zé Arthur, do PMDB. Ele e o vice estão impedidos de serem diplomados e tomar posse. Ainda cabe recurso e a decisão pode ser derrubada. Mas até a lá, a junta eleitoral formada pela Juíza e dois cidadãos decidirá se quem toma posse é a coligação que ocupa o segundo lugar ou convoca novas eleições.


 

ESBANJO


 

Os deputados federais do Mato Grosso do Sul são os campeões do esbanjo, no que diz respeito a "verba indenizatória" para parlamentares. Eles juntos, entre 2007 e 2008 já gastaram mais de 2,5 milhões. As tais verbas são para o reembolso de despesas com transporte, combustível, despesas com aluguel de escritórios entre outras mordomias gastos no exercício do mandato. Traduzindo, a gente elege o cidadão para nos representar e ainda é obrigado a pagar as suas despesas para exercer o mandato. Fala Sério!


 

RECORDE    


 

Durante o mês de novembro o DETRAN/MS registrou um novo recorde de motoristas flagrados dirigindo embriagados. No total foram 127 condutores atuados em flagrante embriaguez ao volante. O motorista que for pego nessa condição é preso e no caso de acidente com vítima pode responder por homicídio doloso.


 

OBRAS


 

A administração municipal de Ponta Porã encerra o seu primeiro mandato entregando obras pela cidade. Entre as inaugurações, está a iluminação do trecho entre a o prédio da Receita Federal e o trevo das bandeiras. Na sexta-feira entrega a pavimentação asfáltica dos bairros Jardim das Rosas e Vila Aquidaban. No domingo é a vez do Centro de Esporte e lazer, construído em Sanga Puitã. Segundo o site Repórter MS, o prefeito afirmou que, são obras importantes e que atingem diretamente a população mais necessitada.


 

TRATORAÇO


 

O ex-bispo e aprendiz de Hugo Chávez, Fernando Lugo está enfrentando uma crise gigantesca no vizinho país Paraguai. Há tempos tenho dito aqui mesmo que o clima é tenso. Os agricultores saíram de suas fazendas e estão em marcha rumo ao Congresso Nacional na Capital. Eles querem mudanças, mas declaram que estão em paz, ao contrário dos campesinos apoiados pelo governo. Tomara que tudo termine em diálogo e sem violência das duas partes.


 

AGRADECIMENTOS


 

Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao jovem Sheik Nunes e seu papai vereador Marcelino Nunes que comemoraram aniversário em dose dupla na data de ontem.

Obrigada. Semana que vem tem mais.


 

Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, do www.mercosulnews.com e do www.pontanews.com.br E-mail: elizjpp@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada