17 abril, 2013

17 de abril de 2013


CONTINUAM
No poder os “Chavistas” com a apertada eleição de Nicolás Maduro, na Venezuela. O presidente interino foi declarado nesta segunda-feira oficialmente vencedor. A oposição já adiantou que vai recorrer do resultado. Os Estados Unidos disseram por meio de nota oficial da Casa Branca que as supostas irregularidades devem ser apuradas. Para a grande maioria dos sul americanos, ficou um gostinho meio amargo, já que a Venezuela nas mãos do Hugo Chaves era uma ditadura e havia a esperança de que a democracia voltasse a reinar naquele País.
PARAGUAI
Falando em eleições, quem também realiza eleições para presidente, governador e deputados neste domingo é o vizinho Paraguai. A disputa está acirrada e o candidato colorado Horácio Cartes deve ser aclamado nas urnas. Já no Departamento de Amambay, o liberal “Pedrito” Gonzalez deve faturar a eleição para governar este importante estado paraguaio. A conferir.
PPS
A Mobilização Democrática, nova sigla partidária a ser criada hoje, une o nanico PMN ao PPS. De pronto o presidente do PPS, deputado Roberto Freire já disse que enxerga o governador Pernambucano Eduardo Campos – PSB -como a melhor alternativa. A “janela” criada pela nova fusão abre espaços principalmente para os descontentes do DEM e do PSD, que devem migrar para o “novo” partido. Caso concretizem apoio ao pré-candidato do PSB, o PPS entra em rota de colisão com os projetos do PT em praticamente todos os estados.
MAIORIDADE
Um assunto que vem dominando a mídia e as redes sociais são os crimes cometidos por menores de idade. Cresce o número de pessoas que desejam a redução da maioridade penal para os infratores. A bem da verdade é que o Brasil, não dá conta de ressocializar os que já encontram-se cumprindo pena, quanto mais somar aos super lotados presídios, imagina se começar a prender os menores infratores. O País deve investir forte na educação de base e geração de empregos para evitar que estas “crianças” sejam “adotadas” pelo crime.
PTxPMDB
A respeito do cenário político para o ano que vem, tem gente especializada em divulgar fatos dados como certos em torno das alianças partidárias no ano que vem. /Muitas informações são cômicas, para não usar outro termo. O que pode haver de concreto mesmo, é a vontade do PMDB em unir-se ao PT, tendo o senador Delcídio do Amaral como candidato a governador e André Puccinelli tentando a vaga de senador. Se isso acontecer, o PMDB perde uma base aliada “boa de votos”, que é a família Trad, que neste caso migraria para o PSD. Tudo isso são conjecturas, sem plágio sobre a coluna do Jornalista Carlos Monfort, é claro. Só teremos a situação real em junho do ano que vem e ponto. Até lá, vamos aguardar.
REDES SOCIAIS
Observando as redes sociais, principalmente o “Facebook”, nota-se que tem gente que até tem a ideia certa, porém, utiliza-se de instrumento errado, o que não gera nada. Coisas do tipo “um milhão de compartilhamentos para esse político ser cassado” apenas no “Facebook” não terá o fim desejado. O caminho para cassar algum mandato ou provocar o Ministério Público ainda é a denúncia formal, com dados que possam ensejar uma investigação pelo Ministério Público Estadual ou Federal, ou pela Polícia Federal. “Compartilhamentos” apenas para atacar sem provas, seja quem for, podem render processos na esfera Judiciária.
RICARDO ZACARIAS
Tinha gente que apostava que o secretário Ricardo Zacarias “não” daria conta da Secretaria de Finanças e Planejamento, por ser jovem demais e não ser da “área”. Errou e feio. O moço encarou a missão de frente e junto com a sua equipe, vem realizando um trabalho digno de elogios. Algumas ações chamam a atenção: Levantamento de empresas não estabelecidas no município que não recolhem tributos e impostos devidos; Solicitação de novos certificados digitais; aquisição de equipamentos e periféricos para a secretaria; implantação e melhorias no sistema de informação e lançamento de ISS e Alvarás, que passarão a ser acessados em tempo real na internet são algumas das ações nestes poucos mais de cem dias. É o secretário Ricardo Zacarias provando que ninguém nasce sabendo, mas se quiser, pode obter conhecimentos que vão para a vida toda.
CHEFRONTEIRA
Desde a semana passada, a Coluna Falando Sério é veiculada no site www.chefronteira.com, idealizado pelo colaborador deste espaço Pedro Zadyr. O site é concebido de maneira agradável e tem o foco principal em notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Então, além do Jornal da Praça, Jornal Regional, dos sites Mercosulnews e Conesulnews, o leitor pode acessar o Chefronteira que também estamos lá.
AGRADECIMENTOS
Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna em especial ao tabelião Olegário Campos; João Carlos Mendes; Adalto Neves;  Ricardo de Lima Santiago e o casal Irene e Leon Denis Terencio. Semana que vem tem mais.
Comente esta coluna na internet dos sites: www.chefronteira.com, www.mercosulnews.com e www.conesulnews.com.br

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada