20 janeiro, 2010

E AGORA?


A auditoria da Controladoria Geral da União, conforme publicado na edição de segunda-feira do jornal Estado de São Paulo detectou que a Fundação José Sarney apontou fraudes na execução de um projeto de 1,3 milhões de reais. Entre as fraudes, estão contratações irregulares, notas fiscais frias, divergências de valores entre outras. O presidente do Senado é claro que não sabe de nada e disse que vai cobrar explicações da direção da Fundação. Não sei se rio ou se choro.

TÁ FORA

Da presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o deputado Leonardo Prudente (ex Democratas). Ele é o famoso “deputado da meia”, devidamente filmado pelo delator. Em sua decisão, o Juiz classificou o escândalo do Distrito Federal como “banditismo institucionalizado”. “Os indícios de um sistêmico e crônico banditismo institucionalizado, no Distrito Federal e alhures, não tardarão a acionar os alarmes sociais e políticos que certamente propugnarão pelo "endurecimento" dos meios de controle que possam garantir a sobrevivência de nossa estrutura republicana de Estado, algo parecido com o processo político de exceção iniciado em 1964. Oxalá isso nunca volte a acontecer!”, diz o juiz em sua decisão.

BEM

As férias do ditador, ops, governador André Puccinelli terminaram e ele voltou ao trabalho com as baterias recarregadas. Além de tecer “calorosas” críticas ao Judiciário e garantir que a SEJUSP vai recorrer ao STJ para impedir a soltura de 307 presos de Dois Irmãos do Buriti, André disse que se a criminalidade aumentar, a culpa é toda do Poder Judiciário, que mandou soltar os internos. Agindo assim, ele simplesmente transferiu a sua responsabilidade para o Tribunal de Justiça. Fala Sério!

SEMI ABERTO

O mais novo problema no Estado, é que o Tribunal de Justiça mandou soltar 307 internos em Dois Irmãos do Buriti, pois, cumprem pena em regime fechado quando deveriam estar no semi aberto. Se o Mato Grosso do Sul não possui estabelecimento adequado, que os internos cumpram as suas penas em casa. E o mais curioso, é que as novas instalações que deveriam abrigá-los ficam prontas em 60 dias, segundo a SEJUSP. Soa como uma guerra de Poderes. Adivinha que vai ganhar?

CÂMARAS

Já que o assunto é afrontar o Executivo, as Câmaras Municipais, durante o Fórum Permanente de Presidentes de Câmaras em Campo Grande resolveram que vão à Justiça quanto a PEC 58, que reduz os percentuais do duodécimo. A chiadeira é geral e alguns mais drásticos ameaçam até de fechar as portas do Legislativo. Em algumas cidades, o fechamento da Câmara nem será sentido pelo povo.

HABEAS CORPUS

E o italiano e a cúpula do Estado ao menos por hora, estão livres de serem presos. A decisão do STJ é contra a o TJ-MS que determinou o cumprimento de acórdão em Mandado de Segurança sob pena de caracterização de crime de desobediência e prisão em flagrante. Enquanto discute-se judicialmente a extensão do HC, estão livres de irem para Dois Irmãos do Buriti, por exemplo. E chega de Italiano por hoje.

CHENA

Figura conhecida e muito querida nos quatro cantos da cidade faleceu na madrugada de segunda-feira o empresário e advogado Miguel Ângelo Chena Toledo, aos 54 anos de idade. Chena veio a óbito devido à insuficiência respiratória aguda, insuficiência renal crônica e diabetes. Conhecido por muitos, o Chena sempre que encontrava algum amigo, disparava: “E o mercado, tá calmo?”. Que Deus o receba.

CHICO

Quem esteve na cidade foi o ex vereador Chico Gimenez. Ele encontrava-se em Campo Grande acompanhando a luta de sua filha Milena pela vida. Chico disse em sua breve passagem que aproveitou para fazer visitas a alguns amigos e que é mais candidato do que nunca rumo a Assembleia Legislativa e que logo estará em definitivo em Ponta Porã para dar início a mais esta corrida eleitoral.

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial aos aniversariantes de hoje (20) Sonara Saldanha; à Dra. Enedir Carrinho aniversariante de amanhã (21). Obrigada. Semana que vem tem mais.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada