12 janeiro, 2010

2010


O ano mal começou e o presidente Lulla já está enfrentando um problemão. Comandantes das forças armadas estão ameaçando pedir demissão em massa, entidades civis estão revoltadas, ministro da agricultura deu uma dura nele publicamente e até o Congresso (que sempre disse amém para o Planalto) está colocando em xeque a habilidade do presidente. Tudo pelo decreto que cria o 3.º Plano Nacional de Direitos Humanos. Ao que tudo indica grande parte do contido ali, não passará pelo crivo do Congresso, principalmente a criação do repugnante critério de acompanhamento editorial em meios de comunicação. Como esse cara (Lulla) insiste em ressuscitar a censura. Fala Sério!

2010 II

A revolta dos militares deve-se às propostas de criação de uma comissão “da verdade” para investigar crimes cometidos durante a ditadura e a revogação de leis feitas durante o período de 1964 a 1985 que sejam consideradas contrárias aos direitos humanos. A principal crítica dos militares é que o plano não prevê a investigação de excessos por grupos de esquerda que combateram o regime, incluindo-se a ex guerrilheira e atual super poderosa ministra Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff. Credo!

Outra entidade que expôs seu descontentamento foi a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A presidente da Confederação, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), disse que a proposta é ideológica e preconceituosa contra o agronegócio por prever regras que dificultariam a desocupação de terras invadidas.

CAIU

A Chefe da Regional Cone Sul da FUNAI Margarida de Fátima Nicoletti. Sua substituição foi uma das principais notícias do Estado na segunda-feira. Os índios de Dourados chegaram a invadir a Sede da FUNAI e manter funcionários e jornalistas como reféns exigindo a saída de Margarida. Ao que tudo indica, ela não era bem vista pelos indígenas, porém, os “caciques” políticos fizeram o que deu para mantê-la no cargo. Por quê? Se alguém souber, avise.

ACABOU

A harmonia entre o prefeito de Campo Grande Nelson Trad e os vereadores. Tudo por conta do projeto “calcinha”. O tal projeto de Lei, proíbe que produtos eróticos sejam expostos a todo público, determinando que hajam instalações não acessíveis às crianças. O Nelsinho disse que os vereadores estão querendo posar de mocinhos. O presidente da Câmara disse ao prefeito: “me digas com quem andas e te direi quem és”, pois, a maioria dos vereadores daquela Casa são da base do prefeito. Nelsinho já disse que vai vetar o projeto e se isso acontecer, os vereadores (inclusive a base) já adiantou que derruba o veto. Já vi isso, só não lembro onde.

O CARA

O Secretario de Obras e Serviços Públicos do Estado Edson Giroto ganhou a enquete realizada pelo site do amigo Marco Eusébio na semana passada. Giroto ganhou a enquete que perguntava ao leitor se ele pudesse voltar ao ano de 2008, em quem votaria para prefeito de Campo Grande. Agora, a enquete da semana pergunta em qual dos candidatos apresentados você votará para deputado federal: novamente Giroto está vencendo, com folga. Edson Giroto ainda é cotado para ser o vice do italiano. O cara é fera.

DEMOCRATAS

O Democratas aqui em Ponta Porã deve lançar candidatura para a Assembleia Legislativa. Um dos nomes mais cotados é o do atual vice prefeito Eduardo Campos. Eduardo vem mantendo contatos com várias lideranças locais e estaduais, principalmente com o vice governador Murilo Zauith, provável candidato do partido rumo ao Senado. Está errado quem pensa que o Edu está parado. O moço está andando e muito. Seu nome já é comentado e bem aceito pela população. Af! Será que finalmente teremos um representante genuinamente pontaporanense?

Falando em Murilo, ele passou a maior saia justa na cerimônia de instalação do Governo Estadual em Dourados. A troca de farpas publicamente apavorou os presentes, que chegaram a pensar que Ari Artuzi e Geraldo Rezende sairiam às vias de fato.

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao aniversariante de hoje (13) Priscila Campos; à aniversariante de amanhã (14) Ariella Gimenes. Obrigada. Semana que vem tem mais.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada