09 outubro, 2009

HERÓIS BRASILEIROS

As chuvas nesta semana nos mostraram que nem tudo está perdido. Homens simples (não simplórios) corajosamente salvaram a vida de pelo menos três mulheres, em Belo Horizonte e São José do Rio Preto. Esses HERÓIS merecem todo o nosso respeito e a nossa admiração, pois agiram com o instinto, enfrentando a correnteza com água pelo pescoço, mas conseguiram. Que esses BRASILEIROS sirvam de exemplo, principalmente para os políticos.

CONSOLAÇÃO

Depois de ter perdido a eleição para a realização das Olimpíadas de 2016 para Lulla, Barack Obama ganhou um prêmio de consolação que nem ele e as bolsas de apostas londrinas esperavam: pelo combate ao desarmamento (?) foi eleito o Prêmio Nobel da Paz de 2009. Um pouco complexo para entender a decisão, mas, eleito está.

FAÇA-ME O FAVOR!

Quando me filiei no PTB foi por ideologia, por paixão e por acreditar no potencial do partido. Acontece que as coisas nem sempre são como a gente quer. Agora, daí a dar crédito para um fulano de tal, do partido da estrela, já é demais. Se o tal jaguané aconteceu, foi porque o nosso grupo, em consenso, resolveu abrir espaço no partido buscando sempre um projeto maior. Quanto ao fulano de tal (nem vale a pena escrever o nome), deveria refrescar a memória com relação à sua eleição para presidente do partido. Afinal advogado vive de honorários e esse jaguané sim eu levei.

TRANQUILO
O colaborador desta coluna esteve esta semana na Câmara Municipal, a convite do presidente Daniel Puka. A conversa foi boa, lembrando alguns “causos” de outrora. Puka revelou-se tranqüilo e disse que as coisas se acalmaram graças ao diálogo com todos os vereadores, sempre buscando o bem estar da população. Melhor assim.

CONVERSAS
Estão a mil por hora, mesmo faltando um ano para as eleições. Um desdenha daqui, outro de lá. Um grupo só fica deste lado da cerca se a vantagem for boa enquanto outro grupo mede forças e assim o cenário político está sendo esboçado. De concreto mesmo pouca coisa e muita especulação. Partidos com filiados históricos esvaziados, partidos sem expressão inchados. Enquanto isso, o grupo dos paraquedistas está alinhado e coeso. Conclui-se que está faltando a tão falada “UNIÃO” em torno de Ponta Porã.

DENÚNCIA
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul formalizou denúncia na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos pela precariedade do sistema prisional no Estado. Este problema há muito tempo é indicado aos órgãos competentes pela OAB/MS, que recorreu à OEA por entender que não existe mais saída, que não seja a imediata interdição dos lugares impróprios para recuperar qualquer ser humano. A medida tomada pela OAB/MS serve para mostrar o lado humano de toda a classe dos Advogados. Só não gostaram da medida aqueles que adoram falar mal dos advogados, apenas por falar.

TWITTER
Está bombando na internet. Famosos como William Bonner, Luciano Huck, Rubens Barrichello, Felipe Massa e políticos como o senador galã Delcídio do Amaral, Zeca do PT, deputados estaduais e federais e até a super poderosa Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff andam “twitando”. Para quem tiver interesse o endereço é: www.twitter.com.

MARIA DE PONTA PORÃ

É comum não valorizarem “os pratas da casa”, principalmente quando se trata de autodidatas. Dias desses em um evento acadêmico, Maria Bonita falou o que há muito já deveria ser escrito por alguém. Que ela não teve a oportunidade de cursar artes, pois iniciou seu trabalho quando não existia faculdade de artes no velho Mato Grosso, há mais de quarenta anos. Mas o que emocionou foi quando ela disse que sozinha leva o nome de Ponta Porã para todos os rincões do Brasil e seu trabalho a partir de 2009 passou a ser reconhecido internacionalmente.
Com suas obras expostas em vários Países, ela sempre se apresenta como Maria Bonita de Ponta Porã Mato Grosso do SUL, ou seja, através da arte leva o nome de nossa cidade para onde vai. Em tal evento a Dona Maria, a Maria de Ponta Porã foi aplaudida de pé pelos acadêmicos, numa demonstração única de valorização ao diploma sim, mas, sobretudo, à vontade de aprender e ensinar. Poderia haver melhor currículo?

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao amigo Paulo Roberto Cardoso Lopes e sua esposa; ao Nelson Neto, que aniversaria hoje e também a competentíssima funcionária do Judiciário, Dirnéia Monfort. Obrigada. Semana que vem tem mais.

Colaboração: Pedro Zadyr

Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com/, do http://www.mercosulnews.com/ e do http://www.pontanews.com.br/ E-mail: elizjpp@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada