11 novembro, 2008

OBAMA

Barack Obama venceu as eleições nos Estados Unidos com um V maiúsculo. Uma vitória importante, principalmente por ser ele o primeiro negro a ocupar a presidência de uma das maiores nações do planeta. Obama teve votos de quase dois terços do eleitorado jovem, que acredita que ele fará um governo voltado principalmente a eles. Vale lembrar, que os Estados Unidos tiveram problemas sérios com relação ao preconceito racial e sua eleição mostra que o povo por lá realmente quer mudanças. Sorte para o Obama.

RELAXOU NADA!

A petista derrotada Marta Suplicy não quer entregar os pontos mesmo. Depois da vitória esmagadora de Gilberto Kassab, ela agora, via seus advogados, entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral, pedindo a cassação do prefeito eleito. Segundo ela, Kassab teria feito propaganda fora da hora, o que caracteriza crime eleitoral. A medida adotada pela candidata derrotada não agradou nem os setores petistas, pois demonstra o quão difícil está de aceitar a derrota. Está na hora de ela realmente relaxar.

INDENIZAÇÃO

O ex- prefeito Celso Pitta entrou com uma ação na Justiça requerendo uma indenização de dois mil salários mínimos por ter sido "acordado" e "filmado" de pijama na ocasião da operação Satiagraha. Celso diz que foi ultrajante e que o modelo de seu pijama virou motivo de piadas e chacotas. É bem verdade que a tal operação expôs muita gente, mas daí a pedir toda essa quantia a título de indenização é o fim.

CLIMA QUENTE

As eleições já terminaram, mas ao que tudo indica não em Porto Murtinho. Os dois maiores grupos políticos instalaram um verdadeiro clima de guerra. A mais nova batalha foi perdida pelo atual prefeito Nelson Cintra, que teve sua votação anulada pelo Juiz Caio Márcio de Britto, por suposta compra de votos no último pleito. Na mesma sentença, o Magistrado ainda determina a diplomação do segundo colocado, que perdeu a eleição por apenas doze votos, Heitor Miranda dos Santos. Na próxima coluna, falaremos mais desta "novela pantaneira"

TRÂNSITO

Nunca tivemos tantas notícias de mortes nas estradas e cidades do Mato Grosso do Sul, como nos últimos dias. São tragédias e mais tragédias acontecendo quase que diariamente. A maioria dos acidentes é provocada por ingestão de bebidas alcoólicas e imprudência do motorista, ou os dois casos. A fiscalização nas rodovias é rígida. Em cidades como Campo Grande, são realizadas blitz com bafômetro diariamente e nem assim o número de acidentes diminui.

Aqui, a novidade fica por conta do aparelho de bafômetro que deve começar a funcionar nos próximos dias, vale a tentativa de frear o número crescente de acidentes. É isso ai: se for dirigir não beba, se for beber não dirija.

CAUÇÃO

A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa derrubou o veto do governador André Puccinelli e promulgou a Lei que proíbe o uso de cheques caução em hospitais e clínicas do Estado. A Lei gerou debates acalorados entre os defensores da proposta e a tropa de choque do "italiano". Na verdade, essa lei já vigora em sete Estados e era um mal necessário, pois tem muitos hospitais em que se você não tiver cheque, não é atendido. Com a aprovação dessa Lei, Mato Grosso do Sul entra na lista dos Estados que pensam primeiro nos seus habitantes.

POSSE

Tomou posse ontem a nova Juíza da Vara Criminal em Ponta Porã, Dra. Patrícia Kelling Karloh, que vem substituir o Dr. José Henrique Kaster Franco, removido da Comarca. A nova Juíza terá muito trabalho pela frente. O cartório criminal passou por uma correição recentemente e vários problemas que foram detectados terão que ser resolvidos, principalmente no atendimento aos advogados e jurisdicionados, pois a reclamação é grande.

UFMS

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul finalmente inaugurou seu campus em Ponta Porã. O Reitor da UFMS Manoel Catarino Paes Peró esteve na solenidade e salientou a luta da comunidade fronteiriça para a realização dessa obra. Inicialmente a Universidade contará com dois cursos: Matemática e Sistemas de Informação. O primeiro vestibular deve acontecer já em dezembro.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial ao jovem especialista em informática Dr. Alan Amarilha; ao Dr. Fábio Brazílio Vitorino da Rosa; as jovens Dayana Freitagas e Marineli Alves Pinto aniversariantes de ontem; Dra. Margarida Aidar, que emplaca idade nova amanhã e a bailarina e psicóloga Gracy Rojas, aniversariante do dia 14/11. Obrigada. Semana que vem tem mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar esta Coluna e por via de consequencia, seus idealizadores, na pessoa da Drª Eliz Saldanha, pela excelente qualidade e competência com que tratam e abordam as questões de capital importância na nossa sociedade. Parabéns.
Fábio Brazilio Vitorino da Rosa - Campo Grande MS - 11.12.2008.

Pesquisa personalizada