14 novembro, 2007

MAGNATA

É assim que o “eterno” presidente da Venezuela, Hugo Chavez está chamando o Brasil: magnata do Petróleo. Rebatendo as críticas do seu “parceiro” Lulla disse: “Agora o pessoal está chamando a gente de sheik, magnata. Chamem do que quiser, o que importa é que o Brasil merecia essa notícia boa”. O venezuelano tem mostrado ao mundo a sua língua afiada, o que lhe rendeu na última Cúpula Ibero-Americana um cala-boca real, de Juan Carlos, Rei da Espanha. Palmas a Sua Majestade.

CPMF

Já há algumas semanas estou acompanhando o desenrolar da votação do relatório da Comissão de Constituição e Justiça do Senado sobre a prorrogação da CPMF. Na última segunda-feira, o governo Lulla mostrou que não está disposto a perder na comissão: sem titubear, manobrou a substituição do senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) pela líder do bloco governista Ideli Salvatti (PT-SC). Mozarildo é contrário à prorrogação da contribuição e o gesto truculento da base aliada provocou a revolta dos senadores. Foram apresentados dois relatórios: o de Kátia Abreu (DEM-TO) e em separado do senador Romero Jucá.

O fato é que o governo deve conseguir de maneira apertada sair vencedor da votação. Mas será que o povo brasileiro será vencedor ou vencido nessa batalha de bilhões de reais?

DENGUE

O governador André Puccinelli (PMDB) disparou contra as prefeituras sobre a responsabilidade da erradicação da dengue no nosso Estado. Entre outras coisas, o italiano disse que em treze prefeituras do MS a saúde funciona em plena gestão municipal. Disse ainda, que os ovos do mosquito podem sobreviver meses sem água e eclodem quando a água volta. “E mesmo não sendo responsabilidade do governo, estamos dando uma ajudinha... Não dá para ficar sem chover por 16 meses”. Ta dado o recado.

É ALTO PREÇO

Para o funcionamento da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Essa foi a conclusão que chegou a ONG Transparência Brasil. O Estado perde apenas para Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, ficando em sexto lugar entre os 27 Estados levantados. A “posição” de destaque foi imediatamente rechaçada pelo presidente da Casa e pelo governador André Puccinelli, que em discurso afinado disseram o Legislativo está economizando 2,8 milhões por mês no ano de 2007. Puccinelli disse ainda que é preciso que seja aprovada logo a CPI das ONG’s, para que fique claro de onde é que o dinheiro delas vem.

SEBRAE

Acontece no próximo dia 20, na Associação Comercial de Ponta Porã, o lançamento do projeto “Varejo em Ação”, promovido pelo Sebrae de Ponta Porã. O evento visa proporcionar estratégias para o comércio varejista no município. Entre as ações previstas estão à capacitação em gestão, fomento ao empreendedorismo, consultorias tecnológicas, gestão para a qualidade, consultorias empresariais, clínica tecnológica (oficinas), missão técnica, melhoria da infra-estrutura. Uma equipe técnica do Sebrae fará o acompanhamento e monitorará toda a execução do projeto.

CÂMARA

A eleição da mesa diretora para o próximo ano será uma das mais quentes dos últimos tempos. Me contaram que o clima anda tenso, com faíscas saindo por todos os lados. Os presidenciáveis ou não tem o aval do Executivo ou não tem o apoio dos seus pares para garantir a eleição. A próxima mesa deverá mostrar o panorama das eleições municipais em nosso município. Como disse um leitor: “A eleição Doutora, se resolve quinze minutos antes da votação”. Fala Sério!

JUVENTUDE

Existe um movimento para renascer a juventude política no País. Famosa pelas lutas na época da ditadura, a moçada andava meio adormecida. Hoje, os principais partidos políticos estão se organizando, como a JPMDB de Aral Moreira, que acaba de ser formada e é presidida provisoriamente pelo jovem Ramon Franco Neto.
Falando nisso, nesse “feriado”, o PTB também estará viabilizando a formação da sua juventude na fronteira. Os responsáveis pela união da ala jovem são os jovens Nuno Gaeta e Pedro Zadyr. “Vamos buscar os jovens petebistas para formar a comissão provisória no município. É importante a participação deles no processo eleitoral”, afirmou Nuno Gaeta.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna, em especial a aniversariante de hoje(14), psicóloga e bailarina Gracy Rojas; a aniversariante de ontem (13), vice-presidente da OAB, Dra. Margarida Aidar; e aos meus leitores de sempre: Dra. Sudalene Machado; jovem empresário Julio Salinas; Jorge Penha grande liderança do bairro São João e também Dayanne Dias de Oliveira.Obrigada e até a semana que vem.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada