31 outubro, 2012


É TETRA!
Como escrevemos na semana passada, o tucano José Serra conquistou a sua quarta e mais importante derrota. Fernando Haddad ao vencer, fortalece muito o ex- presidente Lula. No discurso pós- resultado, foi curioso ver no estrelado palanque Paulo Salim Maluf (PP). Estranho porque Maluf disputou com o próprio Lula a presidência e eram tidos como rivais “eternos”, até o início do primeiro turno na capital paulista.
O fato mesmo, é que Fernando Haddad vai administrar o terceiro maior orçamento do País e dos seus aliados nesta conquista, sai o próximo candidato ao governo do Estado de São Paulo. Será uma briga de foice.

COMEÇO DE UMA ERA
A vitória maiúscula de Alcides Bernal em Campo Grande é uma vitória contra a máquina do Estado e a da própria prefeitura. Enfrentou ataques de todos os tipos, menos os propositivos. Montaram vídeos, denúncias e uma infinidade de mentiras que não afetaram o então candidato. Ele continuou a campanha, firme. Até o dia 28, quando devolveu em votos tudo que fizeram contra ele. E com juros.

FIM DE UMA ERA
Alcides Bernal – PP – deu uma verdadeira “surra” de votos, não só no seu adversário Edson Giroto – PMDB -, mas no governador André Pucinelli e a vitória significa o fim imediato da hegemonia política do PMDB na Cidade Morena.

PUCCINELLI
O governador André Pucinelli, que costumava dar as cartas, terá de se acostumar a ser contrariado. A começar pelo povo. Para quem tinha planos para as próximas quatro eleições, a vitória de Alcides Bernal em Campo Grande, foi um balde de água fria. Mas analisando tudo mesmo, que se deu muito mal é o prefeito atual: Nelsinho Trad. Para os planos dele em chegar à governadoria pela porta da frente, era fundamental a eleição de Edson Giroto.
FÊNIX
Aqui no Estado, que vem ressurgindo é o partido da estrela: o PT. Depois da era Zeca, o partido esteve bem por baixo, porém, nestas eleições, conquistou cidades importantes, como Corumbá, Ladário e Miranda e participa da administração de outras tantas, como Ponta Porã, Dourados e Campo Grande. No frigir dos ovos, quem está dando aulas no PT é o senador Delcídio do Amaral. Fortalece a legenda, mesmo que para isso tenha que ressuscitar velhos militantes, como o próprio Zeca do PT.
TENDÊNCIA
Não sei se o leitor percebeu, mas é uma tendência nacional dizer não ao velho sistema político implantado pelos caudilhos que costumam ter O Príncipe de Maquiavel, como livro de cabeceira e por que não dizer em alguns lugares até como bíblia. Pois é, parece que aquela coisa de tratar o povo como se fosse gado, caiu em desuso e o governo mantido pelo medo foi rechaçado. Muito bom, sinal dos novos tempos.

AGRADECIMENTOS
 Agradeço aos leitores e colaboradores que são a razão do sucesso desta coluna em especial ao Miguel Hernandez Derzi; Mhary Monteiro Farias Helmut; Marcos Bender; Derly Marina Ferraz; Natalia Cestari; Anderson Menuchi; Lucimara Feil; Dora Nunes; Alan Severiano Valensuela Servim Jr e  Solange Aquino.
 Obrigada. Semana que vem tem mais.         
Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, do www.mercosulnews.com Email: elizjpp@hotmail.com

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada