20 março, 2010

DISCURSO DE DESPEDIDA DA PRESIDENCIA DA ORDEM


COLEGAS ADVOGADOS




Hoje é um dia de muita alegria que deve ser tratado com a máxima seriedade, pois, iremos transmitir à Dra. Nina e demais colegas um triênio que deverá ser de abnegação, palavra que rima com perdão, o que me leva de imediato a iniciar estas poucas palavras com o pedido de escusas aos companheiros que ouviram calados por diversas vezes o meu egoísmo alegar solidão à frente de nossa Instituição, dizendo arrogantemente que fiz tudo sozinha.

Qual o que? Nunca estive sozinha. Deus sempre me acompanhou dentro dos Presídios, das Delegacias, esteve do meu lado quando adentrei aos castelos dos Magistrados e supliquei aos Desembargadores um olhar mais atento à Comarca de Ponta Porã. E foi através da prece que minha memória foi avivada e tenho a obrigação moral e por que não dizer, institucional de pedir perdão aos que me auxiliaram. E demonstrar a esses advogados o meu profundo reconhecimento: à Dra. Margarida da Rocha Aidar, que cumpriu seu papel de vice presidente ao assumir a presidência da Subseção por quase duas semanas enquanto eu negociava com o meu partido político para não disputar as eleições de 2008 na condição de candidata à vice prefeita.

Perdão e reconhecimento ao Dr. Ronei Fuchs, secretário adjunto, que não deixou de participar de nenhuma reunião quando chamado, emitiu opinião, lavrou atas e acompanhou ex funcionários no Ministério do Trabalho, isso tudo conciliando a profissão de advogado à Presidência do Sindicato Rural de Ponta Porã.

Perdão e reconhecimento com o coração encharcado de lágrimas de saudade daquele que minuciosamente fiscalizava a nossa prestação de contas, que vale dizer foi a única Subseção a apresentá-la de forma perfeita, correta. Meu saudoso amigo e tesoureiro Dr. Cacildo Bella. Nos despedimos na sexta-feira que antecedeu seu óbito. E não foi por desídia ou negligência que faltei naquele triste sábado a despedida de seu corpo já inerte. O Bella, as suas piadas em guarani, eu quis guardar na memória muita viva a sua presença com os termos impecáveis, o botom da Instituição fixado na lapela esquerda do terno e a intensa vontade de viver. Até breve colega e companheiro Cacildo Bella, e, avante!

Agradeço ainda Colegas Advogados: Drs. Deodato de Oliveira Bueno, Duraid Yassim e Modesto Rojas, intransigentes à frente da Subcomissão de Prerrogativas dos Advogados. Os Drs. me acompanharam nas primeiras visitas aos gabinetes dos juizes e, após isto, o Dr. Deodato de Oliveira Bueno participou ativamente no front de batalha para instalação da 5.ª Vara, ou 2.ª Criminal, através de reuniões com os magistrados e elaboração detalhada de relatórios. Ainda não conseguimos, mas foi só uma batalha, e a nova diretoria deve estar pronta para a luta contra o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.

Ao Dr. Arilthon Sartori, que devido aos impedimentos do cargo que ocupa, foi secretário ad hoc, auxiliando na elaboração de peças informativas e atendimento aos jurisdicionados, presença quase constante na sala da Subseção, que ficou um pouquinho maior, graças aos oficiais de Justiça que fizeram a permuta conosco.

À festeira Dra. Rosane Marino, que não deixou o dia dos Advogados passar em branco. Às Dras. Lysian, Dra Sabrina e Dra Jaqueline, as bacharéis Neide Hamer e Noêmia Canuto que se dedicaram inteiramente as inesquecíveis festas julina e a muito chic noite do brega.

Minhas homenagens e reconhecimento ao trabalho da combativa Dra. Sudalene à frente da subcomissão dos Direitos Humanos, que foi sucedida pela não menos abnegada e competente Dra. Silvania Gobi.

Ao Procurador Municipal Dr. Rodrigo Ferreira que participou das correições da Justiça Federal e até mesmo o criminalista Alberto Fróes com suas reivindicações proclamadas em voz muito alta em frente ao prédio do Fórum. Ele também ajudou, à sua maneira, mas ajudou.

Agradeço à Dra. Nelídia à frente da Caixa de Assistência, que com recursos próprios dirigiu-se inúmeras vezes à Campo Grande no sentido de viabilizar verbas para o prédio da Caixa de Assistencia, que estava se desfacelando.

Ao Dr. Eduardo Campos, que por várias ocasiões contribuiu com a nossa Instituição quando secretário de governo do Municipio, sempre atendendo nossos pedidos e mandando limpar e roçar o imenso pátio de nossa sede.

Aos Drs. Arnaldo Escobar e Júlia Aparecida de Lima, que auxiliaram valorosamente nos processos éticos e nos inquéritos civis.

E como poderia esquecer de meus colaboradores do dia a dia, os Funcionários da Subseção: Neide, Ali, Carol e Luciene, que muitas vezes fizeram o serviço de dez pessoas, sempre atendendo com o máximo respeito a todos que precisavam dos serviços da ORDEM. E da minha família, meus filhos que souberam entender a minha ausência, e meu companheiro a dois anos, Pedro, obrigada pela companhia constante.

E por derradeiro, à Dra. Nina Negri que diferente de mim, sabe como ninguém driblar a timidez que a acompanha e representou-me em alguns eventos sendo ainda valorosa como delegada da ESA.

Para finalizar, afirmo sem medo de errar que aprendi muito nesses 03 anos, hoje sei muito mais o valor que tem a OAB, principalmente agora, em tempos de julgamentos precipitados via imprensa, fato que ridiculariza o contraditório. É A OAB que faz frear as percepções sumárias para recordar ao País que DEMOCRACIA não é palavra vã, mas um modo de vida, que precisa ser exercitado diariamente.

Em tempos que somos tachados de chicaneiros, de ladrões, pelo alto preço dos honorários cobrados, que só paga quem precisa de defesa, É A OAB que está à frente de todos nós. Nas prisões arbitrárias e invasões dos escritórios pela polícia, E A OAB, que sai ao nosso favor.

Vivemos o tempo em que qualquer um que possua boa retórica, advoga. Existem rábulas espalhados por todos os cantos, emitindo opiniões nas mais diversas áreas do Direito. Por isso Cara colega Dra. Nina Negri, sua missão não será das mais fáceis, não desista nunca, não se deixe abater pelas pedras que aparecerão no seu caminho, te ofereço e desejo rosas sem espinhos e suplico que defenda com toda força a maior obra da Advocacia Brasileira: A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL.

Muito obrigada e AVANTE!

Um comentário:

Unknown disse...

Parabeis para vc, fiquei contento de ver noticias agradaveis sobre o teu progreso em esta carrieara..

Abraços Ilir.

Pesquisa personalizada