16 outubro, 2008

CRISE

Depois de duas semanas em que quase entraram em choque, as bolsas de valores voltaram a subir. Isso se deve ao fato de que existe uma união de quase todos os governos, injeção de somas altíssimas em instituições bancárias que passam por dificuldades, para que possam oferecer crédito às pessoas comuns. Bom exemplo vem da Inglaterra, onde o governo "nacionalizou" bancos que passam por dificuldades, comprando grande parte de suas ações. Quando o banco estiver com a economia sadia, o governo vende as ações e recupera o seu dinheiro.

SEM FORÇA

O presidente do Senado Federal, senador Garibaldi Alves, sentiu que não tem esse poder todo. Falo isso porque desde a entrada em vigor da lei antinepotismo, Garibaldi tem insistido para que os seus nobres pares se enquadrem nos rigores da Lei. Porém, 45 senadores sequer responderam a comunicação oficial do presidente para informar quantos parentes têm em seus respectivos gabinetes. No Congresso então, nem se sabe quantos estão descumprindo a Lei.

EXEMPLO

Estudantes da cidade gaúcha de Três de Maio inovaram: eles instalaram e passaram a recolher pilhas e enviá-las para reciclagem. O projeto, que teve início há três anos, já pretende ampliar seus horizontes para os municípios vizinhos. Para quem não sabe, as pilhas são altamente poluentes e exemplos simples como esse, deveriam ser adotados em todo o País.

PORRETE NELE!

O primo do senador Delcídio do Amaral, Augusto do Amaral, o Buxexa para os íntimos está preso desde sexta-feira. Motivo: desacatou uma agente policial federal ao prestar uma queixa. Teve sua casa arrombada e foram encontrados pelo corpo "evidências" de espancamento. Augusto que recentemente passou por uma cirurgia de transplante de córneas, corre risco de ficar sem a visão em um dos olhos.

GREVE

A greve é um instrumento garantido pela Constituição de 88, portanto, legítima. A greve dos bancários ainda persiste e segundo sindicalistas, por tempo indeterminado. Acontece que os mais "bafejados pela sorte" têm banco em casa, enquanto que a maioria depende de ir até as agências para resolver os seus problemas. Um mínimo de assistência deveria ser mantida em cada agência, para atender os mais humildes. Seja lá como for, espero que termine logo essa greve e que todos sejam "felizes para sempre".

ELEIÇÕES

Chegaram ao fim as eleições municipais aqui em Ponta Porã. O prefeito reeleito não deve mudar muito seu estilo de governo e seu secretariado. A surpresa ficou mesmo pela nova composição da Câmara Municipal. Renovou setenta por cento e pela primeira vez em toda a sua história terá três mulheres e coincidentemente três professoras como vereadoras. Não será fácil para os vereadores, pois são três mulheres de opinião e personalidade muito fortes. Quem viver verá!


MIB

No melhor estilo Homens de Preto, o Promotor de Justiça Dr. Douglas e o Juiz de Direito Dr. José Henrique foram um "show" à parte no dia das eleições. Dr. Douglas, salvo engano, esteve em todas as seções e não titubeou em acabar com as bocas de urna que encontrava pela frente. Já o Dr. José Henrique apurava denúncias tidas como mais sérias e visitou pessoalmente a casa de alguns candidatos. Resultado final: a Justiça tentou fazer com a democracia fosse exercida sem influência, porém, existe o lado lá. Entendeu?

CONGRESSINHO

O salão do Leonelson ficou famoso quando apelidado de "Senadinho". Além dele, tem a presença constante do Julinho, que segundo dizem, está correndo atrás de assinaturas para fundar o PLP – Partido dos Línguas Pretas. Só que para surpresa de todos, o mais novo ponto de encontro dos politiqueiros de plantão é na loja da ambientalista Maria Bonita. O Nuno Gaeta que não é bobo nem nada, rapidamente saiu com essa: "Ué, tem o senadinho do Leonelson, então aqui é o Congressinho da Maria Bonita!"

AO VIVO

Essa foi a notícia da semana: Uma apresentadora de Televisão americana foi pedida em casamento ao vivo pelo seu noivo, que trabalha em outra emissora como "Homem do Tempo". Segundo ela, a emoção e o susto foram grandes, mas o gesto do pretendente valeu um sim.


AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna em especial ao Ney Magalhães e sua esposa Hedy; ao Fernando Bueno de Oliveira; Nelídia Benites e ao Marcos Bello Benites vereador eleito com votos conquistados, parabéns Marquinhos. Agora Foi!

Obrigada. Semana que vem tem mais.

Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, do www.mercosulnews.com e do www.pontanews.com.br E-mail: elizjpp@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada