05 outubro, 2008

ELEIÇÕES 2008


 

A tentativa de moralizar foi válida, só tentativa, pois o que tem de gente abrindo malas cheias de argumentos pra convencer eleitores nestes dias que antecedem a eleição, não está no gibi. Oferecem desde combustível para carreata até dentadura nova. Por enquanto tira-se o molde, a perereca vem depois se o candidato se eleger.


 

Conheço uma pessoa que conseguiu vender seu voto para três candidatos, outra que oferece o voto a R$150,00 com direito a mais três de lambuja.
E como as fotos dos candidatos não foram muito divulgadas, tem gente disputando a tapa o JP da semana passada. Fala Sério!


 


 

OAB E AS ELEIÇÕES


 

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), do qual o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) faz parte, vai aproveitar a semana em que o eleitor estará com título na mão para impulsionar a campanha Ficha Limpa, que busca apoio contra os candidatos condenados em primeira instância, os chamados ficha-suja. 


 

Se conseguirem mais de 1 milhão de assinaturas, a Câmara dos Deputados terá que aceitar o projeto de lei que muda a Lei de inelegibilidade, vetando candidatos já condenados pela justiça, mesmo que ainda tenham direito a apelação em instâncias superiores. Se tal projeto passar e a lei 64/90 for modificada, poucos terão a chance de pleitear uma candidatura. É por isso que sempre defendi o concurso em todas as esferas.


 


 

DENTRO DA LEI


 

Os procuradores da cidade de Cascavel/PR estão comemorando a louvável iniciativa dos 16 vereadores que apresentaram projeto de alteração da Lei Orgânica do Município com a proposta de criação de uma Procuradoria Municipal. A advogada da Projur, Dra. Rosane Marques de Souza, explica que essa medida valoriza o trabalho realizado pela repartição. "A inclusão da Procuradoria na Lei Orgânica permitirá que somente funcionários concursados façam parte dela. No atual modelo, a Projur não é mais do que uma simples assessoria jurídica do Executivo Municipal", comentou a advogada.


 

"Pela Constituição apenas os estados têm por dever manter Procuradorias. Porém, há o entendimento de que os municípios, caso vejam necessidade, podem instalá-las. Para isso, no entanto, é necessário que ela esteja prevista na Lei Orgânica", explica a procuradora.


 

ENQUANTO ISSO


 

Aqui na Princesinha dos Ervais, a Procuradoria Jurídica foi criada há mais de 10 anos, está prevista na Lei Orgânica do Município, mas até hoje não foi regulamentada ou implantada. Uns dizem que falta vontade política, outros dizem que falta interesse dos próprios procuradores. Seja como for vamos torcer para que os 10 novos vereadores fiscalizem e façam cumprir as disposições transitórias da Constituição do Município e busquem atender sempre o interesse da população deixando de lado os seus próprios.


 

Dura lex, sed..


 

É a velha história. Lei beneficia quem pode mais. Candidatos pobres ficam na mira de cabos-eleitorais eficazes em fiscalizar a concorrência do patrão. A peble dispõe apenas de um "disque-denúncia" que obriga o dedo-duro a se identificar pra que este não se anime a correr o risco de represália. Bons tempos aqueles em que campanha eleitoral era festa democrática com churrasco, cerveja, camiseta etc. Época que não havia tanta hipocrisia de impor regras só pra inglês ver e achar que a coisa é séria... (publicado na coluna revelações do nosso colega Marco Eusébio, confirmando que vem eleição e vai eleição, mas a hipocrisia continua).


 

E NÃO ESQUEÇA


 

Não venda seu voto, mas se resolver vender, não entregue o produto.


 

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna em especial aos aniversariantes do dia 1º/10 Gabriela Saldanha e Mariluce Caimar; e ao meu candidato a vereador, Nuno Gaeta que fica mais velho no dia 03 de outubro.

Obrigada. Semana que vem tem mais.


 

Comente esta coluna na internet através do blog: http://www.faloserio.blogspot.com, do www.mercosulnews.com e do www.pontanews.com.br E-mail: elizjpp@hotmail.com.


 

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada