25 março, 2008

VETO

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Ricardo Berzoini disse na noite da última segunda-feira, que as alianças entre o PT e partidos de oposição estão vetadas. A prioridade serão os partidos da base de sustentação do governo. Berzoini disse também que eventuais alianças com a oposição, passarão obrigatoriamente pela executiva nacional. Entendeu?

ATRAPALHA

As tais medidas provisórias constantemente editadas pelo governo federal, não atrapalham somente o legislativo. Quem anda reclamando delas é o futuro presidente do STF, ministro Gilmar Mendes. Ele disse que as MP’s não trancam a pauta como na Câmara e no Senado, mas obriga que os ministros estudem, peçam pareceres e isso acaba demorando. O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto é um dos críticos mais ferrenhos das tais medidas: “Enquanto o Executivo insistir em legislar por meio das medidas provisórias, usurpando uma função do Parlamento, não vamos ter uma democracia plena”.

CAMPANHA

O Tribunal Superior Eleitoral, editou resolução definindo as regras para a propaganda eleitoral deste ano. Segundo o TSE, a partir de seis de julho, os candidatos já podem fazer propaganda escrita e eletrônica. Uma das novidades é que na internet, o candidato deve fazer propaganda em site próprio, porém, não precisa mais ser em um domínio “.can”. Outra alteração trazida é a regulamentação das placas, cartazes, pinturas ou inscrições, que agora passam a ter o tamanho máximo de quatro metros quadrados. As multas para os “espertinhos” vão da cassação do registro até o pagamento de salgadas multas.

PDT

Em Campo Grande, tudo indica que o candidato à vice do prefeito Nelson Trad (PMDB) poderá ser o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT). Isso porque no último fim de semana, foram intensas as movimentações e reuniões “secretas” para definir a chapa do atual prefeito. Ao sair de vice do Nelsinho, Dagoberto estaria abrindo mão da disputa pela cadeira neste ano, mas muito fortalecido para disputar as eleições em 2012. Jogada de mestre do deputado.

SÓ ACREDITO VENDO

O PROCON de Mato Grosso do Sul, agendou uma reunião com a Federação Nacional dos Bancos (FEBRABAN) para tratar da questão da demora nas filas dos bancos. É um problema antigo, que atinge as cidades não só do Estado, mas em todo o País. Quase todos os municípios já legislaram a respeito das filas, porém, sem êxito. Aqui por exemplo, existe Lei Municipal que determina a permanência na fila não superior a quinze minutos em dias normais e vinte minutos em dia de pagamento. Se vai surtir algum efeito a reunião? Só acredito vendo.

TRÉGUA

Parece que a briga entre o governador André Puccinelli e o prefeito de Dourados Laerte Tetila entrou em um período de paz, ao menos por enquanto. Após a reunião realizada nesta segunda-feira, o governador prometeu liberar mais de novecentos mil reais para a saúde, em troca da desistência da ação proposta pelo executivo. A verba deve apenas “amenizar” as coisas, segundo Tetila. Essa trégua veio em boa hora, já que quem mais sofre é o cidadão que necessita de atendimento.

REGISTRO

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) apresentou na terça-feira, um projeto de decreto legislativo para que o registro de financiamento de veículos deixe de vigorar. A obrigatoriedade do registro começou no dia três de março, em uma portaria editada pelo DETRAN. Duarte argumentou que a portaria é inconstitucional, pois não é baseada na Constituição Estadual, mesmo problema encontrado em São Paulo e Alagoas. Vamos aguardar o desdobramento.

NOTA DEZ

Foi a festa de aniversário da colunista social Andréa Bittencourt no Hotel Cassino Amabay. Ambiente agradável, com a presença de diversas personalidades e autoridades da fronteira. Bom mesmo foi a apresentação da Banda Cherif Billy Joe, cantando sucessos antigos, recentes e músicas próprias. A banda tem estilo e já é um sucesso.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna em especial a aniversariante de ontem, Aline Afif; ao jovem Rui Kieling, que completa idade nova hoje; ao jovem casal de promotores Dr. Douglas e Dra. Paula Volpe.
Obrigada. Semana que vem tem mais.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada