19 março, 2008

CALIENTE

Está o clima entre brasileiros e espanhóis. Após um longo período de crescimento econômico, com oferta de emprego para mão de obra estrangeira, principalmente brasileira, a Espanha passa por uma crise com recessão e desemprego, fazendo com que os “brazucas” sejam personas non gratas nos aeroportos. Depois de alguns dos nossos passarem por constrangimentos de todo tipo, o Ministério da Justiça resolveu apertar o cerco também nos aeroportos brasileiros e deportou alguns espanhóis, para mostrar que aqui também tem Lei e que ela pode ser dura. É o verdadeiro toma lá dá cá.

ORÇAMENTO

Está marcado para hoje (12) a votação do orçamento, que vem gerando atritos de todas as espécies lá em Brasília. O presidente disse em seu programa de rádio, que não acredita que seja só ele (Lulla) o único interessado em trabalhar pelo país. Em contrapartida, o presidente do senado Garibaldi Alves respondeu que Lulla deveria cobrar mais de sua base. É o velho jogo do empurra.

ESTREANDO

O governador André Puccinelli fez o vôo inaugural do helicóptero incorporado ao patrimônio do Estado recentemente. A aeronave pertencia a um traficante preso no ano passado pela Polícia Federal e foi confiscado e doado para a Secretaria de Segurança Pública do Estado. André visitou as reformas da Colônia Penal Agrícola em Campo Grande, antes de seguir para Aquidauana.

OAB

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul Dr. Fábio Trad deu inicio ao cumprimento de antiga reivindicação da Classe: a descentralização. O evento aconteceu em Dourados nesta semana e o intuito é que as Subseções tenham mais autonomia para resolver suas questões, sem necessidade de passar por Campo Grande. Muito Bom.

EXPORÃ

A abertura da Exporã, no último sábado só não foi melhor por conta da chuva. As ausências mais sentidas foram a do governador e do senador Delcídio do Amaral. Após a abertura dos portões, estive no Clube de Imprensa, onde foi servido um churrasco. E foi lá que as “moagens” rolaram soltas e como não poderia deixar de ser, o assunto predominante foi a sucessão municipal. O meu amigo Paulo Rocaro, entre uma rodada e outra de carneiro, foi quem mais prestou atenção nas conversas.

TRIO
Ainda no sábado, Chico Gimenez, Vagner Piantoni e Oscar Goldoni circularam juntos por todo o Parque de Exposições, conversando com muita gente e mostrando claramente que dali pode sair o próximo prefeito da cidade. Uma eventual união fortaleceria muito esses três políticos, pois, cada um a sua época, tiveram votos consideráveis e tais números não podem ser desprezados.

POSSIVEL UNIÃO

Falando em sucessão, a possível união entre o PSDB e o PT, amplamente publicada no fim de semana, promete estremecer a classe política local. Historicamente, os dois partidos sempre estiveram em lados opostos nas disputas, trocando muitas farpas, cada qual puxando a sardinha para o seu lado. Se confirmado esse casamento, o atual secretário de governo, Eduardo Campos, ameaça renunciar, segundo publicação na coluna Fatos JP de ontem. Gente do PT com quem conversei afirmou categoricamente que essa possível união estaria sendo imposta “goela abaixo”, coisa que os petistas não admitem de jeito nenhum.

MISSÃO IMPOSSÍVEL
Não dá nem para ir à lua com a gasolina comprada pela Câmara Municipal de Ponta Porã neste ano. Segundo publicação no Diário Oficial, foram adquiridos 22.000 litros de combustível para “os veículos” da Câmara. Que só possui um veículo oficial no órgão. Outro detalhe que chamou a atenção na publicação é a parte que diz “...eventuais despesas da mesma natureza com outros veículos”, o que deixa margem para outras interpretações. Nesse ritmo será impossível para a presidente superar seu antecessor, missão que ela mesma considerou difícil no seu discurso de posse.
AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos leitores que são a razão do sucesso desta coluna em especial a aniversariante de ontem, Ana Rosa Piantoni; a jovem Cinthia Maciel, que completa idade nova hoje e ao meu leitor assíduo Dr. Alberto Fróes. Obrigada. Semana que vem tem mais.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada